Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Fifa dá ultimato e estipula prazo para Arena da Baixada continuar na Copa

O risco de Curitiba ser excluída da Copa do Mundo existe. O ultimato dado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, aos representantes locais foi feito nesta terça-feira, após reunião com o governo municipal e estadual e visita à Arena da Baixada. O dirigente francês estipulou 18 de fevereiro como o prazo final para os responsáveis pela organização avançarem com as obras. Ao todo, a cidade receberá quarto jogos na competição.
"O que dizer? A questão é delicada. Sejamos francos e diretos. Como devem saber, a situação atual do estádio não é do nosso agrado. Não apenas está muito atrasado, mas foge a qualquer bom cronograma de entrega da Fifa para o uso", afirmou Valcke.
Na semana passada, o consultor de estádios da Fifa, Charles Botta, esteve na capital paranaense e ficou assustado com a situação encontrada. Ele sugeriu um acréscimo de 50% no número de operários, aumentando de 1.000 para 1.500 trabalhadores no canteiro e acelerando, assim, o ritmo dos trabalhos.

A princípio, o Atlético-PR estava reticente em aceitar a ideia, mas terá de acatá-la para evitar ficar de fora do Mundial. Essa não é a primeira vez que o alarme é aceso em direção à Arena da Baixada. No último mês de dezembro, antes do sorteio da Copa, uma comitiva liderada pelo presidente do clube rubro-negro, Mario Celso Petraglia, chegou a se reunir com membros da Fifa na Costa do Sauípe, na Bahia.
Desde então, o ritmo das obras não andaram e a inauguração do estádio, prevista para acontecer em 26 de março, deve ser adiada para abril. Os eventos testes também terão de ser remarcados por conta do impasse que atinge, sobretudo, o orçamento do palco.
"Daqui até 18 de fevereiro, eles terão de decidir. A partir de hoje até essa data, é necessário que sejam feitas as obras que nos permitam confiar que é possível realizar a Copa do Mundo aqui. Como está hoje é um perigo. Não há uma data limite. Em 18 de fevereiro vamos ver o que está sendo feito. Depois temos de ver o que pode ser feito até a data mais afastada possível do dia 16 de junho (data do primeiro jogo na Arena da Baixada). A partir de hoje, vamos trabalhar em vários níveis e haverá uma fiscalização diária do COL e da Fifa", explicou Valcke.
A partir de agora, a obra será comandada por um comitê gestor formado por representantes da prefeitura, do governo e do Atlético-PR. Ainda foi anunciada a liberação de um empréstimo de R$ 39 milhões por parte da Fomento Paraná, autarquia do Estado, para assegurar a finalização do estádio.
"Nós detectamos que mantido o ritmo atual da obra, ela não ficaria pronta em tempo com a qualidade e o cumprimento de exigências para a realização da Copa nesta cidade. Diante dessa constatação, tivemos de tomar medidas. Essas medidas foram discutidas e aprovadas de forma unânime", disse o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.
A visita a Curitiba foi decidida de última hora, na sexta-feira à noite, em substituição a Manaus, que se encontra em estágio avançada e tem inauguração de arena prevista para fevereiro.
Um grande abraço.
Fonte: ESPN
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Curte Nossa Página no Facebook




Seguidores

Total de visualizações