Ao decidir esgotar todas as instâncias na justiça, de maneira que seus torcedores com ingressos possam ver a equipe em ação pela Copa Libertadores, o Corinthians pretende se resguardar. O time brasileiro foi punido pela Conmebol, que determinou a realização das partidas do atual campeão do torneio sem a presença de alvinegros. Com o imbróglio jurídico, no clube acredita-se até na não realização do jogo previsto para quarta-feira, contra o Millonarios de Bogotá.

Levar os recursos ao limite seria a única maneira de o Corinthians se resguardar do risco de sofrer com milhares de processos movidos por pessoas que detêm bilhetes para as partidas. Alguns desses torcedores, acredita-se, poderão ir à justiça pedindo a preservação de seus direitos, gerando a possibilidade de o jogo de quarta-feira não acontecer. Para isso, em tese bastaria que um juiz determinasse a não realização do cotejo por intermédio de uma medida cautelar, por exemplo. O argumento seria a presevação do direito de quem pagou para ver o espetáculo, alguém que não se contente em receber o dinheiro de volta e insista em ver a peleja no estádio.

A forma como a Conmebol puniu o clube causou irritação no Parque São Jorge. Os corintianos não teriam sido oficialmente comunicados, por exemplo, sobre os procedimentos para a partida com portões fechados. Não estariam claras questões como quem poderia ou não entrar no Pacaembu, quais e quantos seriam os profissionais em ação, trabalhando; quais e quantos seriam os dirigentes admitidos no estádio, etc.

OPINIÃO DO BLOG: Caso um ou mais torcedores entrem na justiça e um juiz determine a não realização do jogo nesta quarta-feira, dia 27, a Conmebol poderá adiar a partida. Como a própria Confederação Sul-americana estabeleceu um prazo de 60 dias para julgar a questão, o clube brasileiro ganharia tempo. Assim, se a pena eventualmente for reduzida, aumentariam as chances de o Corinthians disputar partidas em casa com a presença de sua torcida. Isso significa que um adiamento do próximo compromisso poderá ser bom para o clube.