Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Os culpados pela crise no Vila Nova


17-10-2012

A torcida perdeu a paciência. Protesta e com razão. Até demorou.

2012 é um ano para o Vila Nova esquecer.

Eduardo Barbosa, o presidente deposto, fez um time bom e barato.

Foi sempre criticado e vigiado. Seus maiores pecados foram uma contabilidade confusa, um acordo trabalhista feito com uma caminhonete "finam" e paga em dinheiro pelo Vila à ele (Eduardo) e um contrato esquisito com um técnico novato, o Cavalinho, de 25 pilas por mês e 500 mil de multa rescisória. Se não fosse tão bagunçado e contraditório poderia estar até hoje por aí.

O polêmico Jair Rabello, que montou o time e renovou com Rondinelly, pediu pra sair avisando que as coisas não iriam terminar bem, reclamava inclusive de Marcos Martinez, o vice de Eduardo. Martinez participou, inclusive, da renovação do contrato de Cavalinho.

O Conselho Deliberativo, liderado por Paulo Diniz, arrancou Dudu da presidência. Foram rígidos, fizeram o certo, mas tinham que manter o que foi feito de bom: O futebol.

Vale lembrar que não são tão rígidos e transparentes em relação a quem falsificou assinaturas em processos trabalhistas. Nesse assunto eles nem tocam mais.

Assumiram o time, com os salários em dia e com uma verba de 1 milhão e 400 mil da venda de Rondinelly.

Como a folha era de aproximadamente 150 mil, dava pra tocar tranquilo nos 7 meses restantes do ano. Isso sem contar a venda de John Lennon para o Botafogo.

O time estava pronto, tinha um técnico fechado com o grupo e um time que precisava de três jogadores. Um deles para o lugar de Patric que foi parar no Atlético.

Começaram a contratar jogadores à rodo, Cavalinho reclamou e foi pra rua. Chagaram a 30 contratações, inventaram um técnico (Saram) totalmente inexperiente, atrasaram salários e levaram duas ações trabalhistas, de Pedro Júnior e Rafael Carioca, por não pagamento de FGTS. Depois disso o artilheiro não fez gol e Carioca nem jogou mais.

Acabaram com o time.

Agora, correm risco de rebaixamento, em uma Série C fraquíssima.

É so comparar o Campeonato Goiano com o grupo do Vila na Série C, eram também 10 times, sendo que na Série C não tem um Goiás ou Atlético, times que o Vila de Eduardo Barbosa e Jair Rabello enfrentou de igual para igual, se classificou, teve o artilheiro (Patric), o melhor zagueiro (Rafael Vaz) e o melhor meia (Rondinelly).

Se fizessem só metade das lambancas que aprontaram o time se classificaria.

Fizeram futebol com rancor para provar que tudo que fora feito antes estava errado.

Que evitem o rebaixamento. O Vila precisa se repensar e recomeçar, que não seja no fundo do poço.

Na Serie D o Santa Cruz custou sair e é onde estão mofando Juventude e Remo.

E que em 2013 surja uma diretoria responsável, que saiba, com inteligência, persistência e planejamento aproveitar o potencial que esse clube tem com sua imensa e sofrida torcid

Risco Alto: Recife Fora da Copa das Confederações


17-10-2012

Com 64% das obras concluídas, a Arena Pernambuco parte para a instalação de cobertura
O secretário-geral da Fifa, Jeróme Valcke, colocou em dúvida, nesta terça-feira, a realização da Copa das Confederações de 2013 em seis cidades, conforme o planejado inicialmente, por causa do atraso nas obras de ao menos um estádio.

O estádio do Recife é o que mais preocupa entre as seis sedes previstas para a competição do ano que vem. De acordo com a Odebrecht Infraestrutura, responsável pela obra, 64 por cento da construção está concluída, a oito meses da Copa das Confederações."Neste momento, não estamos no nível de ter seis estádios prontos para a Copa das Confederações", disse Valcke em entrevista coletiva, ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, após vistoriar as obras do Mineirão. Ao lado de Fortaleza, Belo Horizonte é a sede com as obras nos estádios mais avançadas, com mais de 80 por cento de conclusão.

A Arena Pernambuco, que está sendo construída na Grande Recife, foi incluída pela Fifa como sede do torneio do ano que vem, que serve como preparatório para a Copa do Mundo de 2014, ao lado de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro.

No entanto, a Fifa estabeleceu o mês de novembro como limite para a decisão final sobre o número de sedes, dependendo do andamento dos preparativos nas cidades. A federação inclusive preparou tabelas alternativas para realizar a competição também com quatro ou cinco sedes. O ministro também não deu garantias de haver seis estádios prontos para a Copa das Confederações, mas nenhum dos dois citou estádios atrasados.

"Eu sou ainda mais rígido que o secretário-geral da Fifa. Nós não temos nenhum estádio pronto para a Copa das Confederações. Nós temos prazos. Aqueles que conseguirem cumprir os prazos, serão sede. Aqueles que não conseguirem cumprir, não serão sede da Copa das Confederações", disse o ministro do Esporte. A Copa das Confederações acontece entre 15 a 30 de junho de 2013.

Fonte: Uol

Messi marca novamente, Argentina vence Chile e segue firme na liderança das eliminatórias

Após passar por um momento de instabilidade e ser criticado pelos torcedores, Lionel Messi finalmente parece à vontade com a camisa da seleção da Argentina. O atacante já havia demonstrado o futebol de melhor jogador do mundo na partida do último fim de semana, na vitória sobre o Uruguai, e na noite desta terça-feira não foi diferente. Novamente sólido, o camisa 10 do Barcelona anotou um gol e foi um dos destaques na vitória argentina sobre o Chile por 2 a 1, em jogo válido pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014.

Com a vitória, a seleção argentina chegou a 20 pontos conquistados até o momento, na liderança isolada das eliminatórias. Já o Chile, que perdeu a terceira consecutiva, permaneceu com 12 pontos.
 
Apesar da vitória e da liderança isolada na tabela de classificação, a Argentina não possui só motivos para comemorar. Já no segundo tempo, o time perdeu Higuaín por conta de uma lesão. O atacante do Real Madrid sofreu uma forte entrada no tornozelo e precisou ser substituído. 

Na próxima rodada, que será realizada em março de 2013, a Argentina receberá a Venezuela. O Chile tem como adversário o Peru.

O jogo – Mal a partida começou e a Argentina já deu mostras da dificuldade que o Chile iria enfrentar. Aos dois minutos, Messi arrancou desde o meio-campo e deu passe perfeito para Dí Maria, mas o chute saiu torto, para alívio da torcida chilena.

A resposta da equipe da casa veio aos três minutos, Beausejour cruzou, a zaga portenha falhou ao tentar rebater e a bola sobrou para Medel que chutou forte. Romero deu rebote e Pinto desperdiçou, com o gol aberto.

A partida ficou aberta com as duas equipes procurando o gol. O Chile quase marcou aos 12 minutos em cabeçada de Mark Gonzalez, muito bem defendida por Romero. Aos 22 minutos, depois de tabelar com Gago, Messi se livrou de dois marcadores, mas acabou desarmado por Jara, dentro da área chilena.

O time da casa atuava melhor quando sofreu o primeiro gol, aos 28 minutos do primeiro tempo. Gago fez ótimo lançamento para Messi que driblou o zagueiro Jara e tocou na saída do goleiro Miguel Pinto.
A desvantagem deixou o Chile desnorteado e a Argentina aproveitou o melhor momento para ampliar aos 30 minutos. Higuaín recebeu lançamento de Di Maria e mandou uma bomba, sem chances para o goleiro andino.

Aos 36 minutos, Alexis Sanchez chutou de dentro da área e a bola bateu no braço de Fernandez, mas o árbitro considerou o lance como acidental, para desespero dos jogadores chilenos.

A Argentina ainda criou duas chances para ampliar o marcador. Aos 43 minutos, Agüero deu um chapéu em Marcos González e bateu para grande defesa de Miguel Pinto. Logo depois, Higuaín recebeu de dentro da área e chutou forte, mas a bola encobriu o travessão.

O segundo tempo começou em ritmo lento, mas a Argentina foi a primeira a criar chances de marcar. Aos oito minutos, Messi cobrou falta e colocou o zagueiro Federico Fernández na cara do gol, mas o defensor errou na hora da conclusão.

A resposta chilena veio no minuto seguinte. Beausejour fez lançamento preciso para Pinto, mas o atacante errou a cabeçada, quando estava livre, diante do goleiro Romero.

Aos 13 minutos, o atacante Higuaín recebeu entrada violenta do zagueiro Jara e não teve mais condições de continuar em campo. Para substituiu o atacante, o técnico Sabella optou pelo volante Guiñazu.
A Argentina voltou a ameaçar aos 17 minutos, em cabeçada de Fernández após escanteio cobrado por Messi. Logo depois, Messi recebeu bom passe de Agüero e chutou forte, mas Pinto fez ótima defesa.

Aos 30 minutos, a bola bateu na mão de Guiñazu que estava dentro da área e os chilenos pediram a marcação de pênalti, mas o árbitro considerou o toque como acidental e mandou o jogo seguir.

Boa parte da torcida começou a abandonar o estádio e nem viu o chute perigoso de Medel aos 37 minutos e nem a chance perdida por Gutierrez aos 39, quando o goleiro Romero saiu mal para cortar um cruzamento e o defensor chileno não conseguiu aproveitar.

Quanto tudo indicava que o placar não seria mais modificado, Gutierrez marcou para a equipe da casa, aos 47 minutos. Ele aproveitou o cruzamento de Vargas e chutou forte. O goleiro Romero falhou ao tentar espalmar e viu a bola estufar as redes.

FICHA TÉCNICA:
CHILE 1 X 2 ARGENTINA

Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile)
Data: 16 de outubro de 2012, terça-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Antonio Arias (Paraguai)
Assistentes: Nicolás Yegros (Paraguai) e Rodrigo Gaona (Paraguai)
Cartões Amarelos: Beausejor, Marcelo Diaz, Vargas (Chile); Di Maria (Argentina)
Gols: CHILE: Gutierrez, aos 47 minutos do segundo tempo; ARGENTINA: Messi, aos 28, e Higuain, aos 30 minutos do primeiro tempo

CHILE: Miguel Pinto, Isla, Marcos González, Jara e Beausejour; Marcelo Díaz, Medel, Mark González (Gutierrez) e Matías Fernández; Alexis Sánchez e Pinto (Vargas)
Técnico: Claudio Borghi

ARGENTINA: 
Romero, Zabaleta, Fernández, Garay e Campagnaro; Fernando Gago, Mascherano, Di María (Sosa) e Messi; Higuaín(Guiñazu) e Agüero (Barcos)
Técnico: Alejandro Sabella

Postado por Juarez Alves
Sigam-me no Twitter : @Juarez_Sports

Vitória derrota o ASA e 'seca' o Criciúma para retornar à liderança

Depois da derrota fora de casa no final de semana, o Vitória se recuperou diante de sua torcida e, no Barradão, venceu o ASA de Arapiraca por 2 a 0 nesta terça-feira, em duelo válido pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com este resultado, o Vitória vai aos 63 pontos e “seca” o Criciúma, que joga mais tarde e tem 61 pontos, para voltar à liderança da competição. Já o ASA segue na 12ª posição com 37 pontos ganhos até aqui na Série B.

Na próxima rodada, a 31ª da competição nacional, o ASA recebe o Ceará às 19h30 (de Brasília) de sexta-feira no estádio Coaracy da Mata Fonseca. No dia seguinte, às 16 horas, o Vitória terá pela frente o embalado Atlético Paranaense no Barradão, em Salvador.



O jogo –Tentando espantar a má fase, o Vitória se lançou ao ataque nos minutos iniciais, mas quase foi surpreendido em chute de fora da área do volante Lucas. Na sequência, os baianos conseguiram a resposta e, por pouco, não marcaram. Marquinhos cobrou escanteio, Osmar cortou em cima da linha e, no rebote, Gilson fez ótima defesa em chute do centroavante Elton.
A partida ficou mais equilibrada e concentrada no meio de campo e o Rubro-Negro só conseguiu incomodar novamente aos 37 minutos, quando o volante Michel tabelou com Elton e bateu com estilo, raspando o travessão alagoano. No último lance do primeiro tempo, ainda houve tempo de Gilson evitar gol de cabeça de Uelliton após cruzamento do lateral Nino Paraíba, retornando de lesão.
O domínio do Leão da Barra seguiu na segunda etapa, mas foi novamente o ASA quem assustou. Alexsandro finalizou na área e foi parado por Deola. Na saída de bola, o goleiro vacilou e deixou a bola com Didira. O meia cruzou na medida e Alexsandro desperdiçou novamente.
Assustado, os mandantes decidiram acordar e a dupla de ataque decidiu. Recuperado de lesão, William serviu Elton e o centroavante bateu de primeira para boa defesa de Gilson. Oportunista, o ex-corintiano apareceu no rebote e abriu o placar para o Vitória.
Satisfeito com o resultado, Carpegiani fortaleceu o meio campo da equipe com a entrada do esgotado William e viu seus comandados trocarem passes com tranquilidade para administrar o resultado. Aos 39 minutos, o ASA gelou a espinha do torcedor presente no Barradão.
Lúcio Maranhão serviu o conterrâneo Rogério e o atacante contou com desvio em Victor Ramos para acertar a trave de Deola. Aos 47 minutos, porém, o Vitória deu o golpe final: Uelliton acertou ótima lançamento para Willie entra em velocidade na grande área e tocar na saída de Gilson para definir o placar em Salvador.

FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 2 X 0 ASA

Local: Estádio Manuel Barradas, o Barradão, em Salvador
Data: 16 de outubro de 2012 (terça-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Ramires Santos Cândido (ES)
Cartões amarelos: Pedro Ken e Willie (Vitória); Osmar (ASA)
Gol:
VITÓRIA: Elton, aos 18, e Willie aos 47 minutos do segundo tempo
VITÓRIA: Deola; Nino Paraíba, Victor Ramos, Josué e Gilson; Uelliton, Michel (Willie), Pedro Ken e Marquinhos (Arthur Maia); Elton e William (Rodrigo Mancha)
Técnico: Paulo César Carpegiani
ASA: Gilson; Audálio (Valdivia), Fabiano e Edson Veneno; Osmar (Davi Ceará), Cal, Lucas, Didira e Chiquinho Baiano; Alexsandro (Rogério Maranhão) e Lúcio Maranhão
Técnico: Nedo Xavier

Postado por Juarez Alves
Sigam-me no Twitter : @Juarez_Sports

De Olho no Título, Goiás Embalado Recebe Guarani Em Crise


16-10-2012

Restando nove jogos em disputa na Série B, o Goiás tem seis pontos de vantagem para o Atlético-PR, primeiro clube fora do G-4. Para dar mais um passo pelo retorno à elite do futebol nacional, o time esmeraldino recebe nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), no Serra Dourada, o Guarani, que vive mau momento no Brasileiro.
Vindo de três vitórias consecutivas, o time do Centro-Oeste é o terceiro colocado com 58 pontos, a três do Criciúma, atual ponteiro da competição. Apesar da proximidade junto aos times que lideram a competição, o técnico Enderson Moreira ainda é cauteloso ao falar sobre a possibilidade de conquistar o título.

“Nós estamos com os pés no chão. O nosso principal objetivo é conseguir o acesso à primeira divisão, e a partir do momento em que a gente conseguir, se houver possibilidade, nós vamos brigar pelo título até a última rodada do campeonato”, disse o comandante, em entrevista para aRádio 730.
Para receber o time de Campinas, o técnico Enderson Moreira deve mais uma vez repetir a escalação do Goiás, que enfrenta um Bugre desesperado por reação. Com 37 pontos somados e na 14ª colocação, o time comandado por Vadão está há cinco jogos sem vencer e vê o perigo da zona de rebaixamento se aproximar.
A dez pontos do Bragantino, equipe que o derrotou na última rodada e primeiro clube dentro da área perigosa, o Guarani já não fala mais em buscar a classificação para a elite do futebol nacional. O objetivo do atual vice-campeão paulista é somar o máximo de pontos para não chegar nas últimas rodadas flertando com a possibilidade de jogar a Série C em 2013.
“A equipe não está se apresentando bem e vamos pensar em fazer uma pontuação para nos distanciarmos dessa zona incômoda, embora neste momento tenhamos uma distância boa”, afirmou. “Vamos partir para outro caminho: fazer a pontuação necessária para liquidar esse problema do G-4 lá de baixo e cair na nossa realidade. Nossa equipe não está se apresentando adequadamente bem, então vamos pensar de outra forma”, acrescentou.

FICHA TÉCNICA: GOIÁS x GUARANI
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 16 de outubro de 2012, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (CBF-RS)
Assistentes: José Javel Silveira (CBF-RS) e Jossemmar J. Diniz Moutinho (CBF-PE)
GOIÁS: Harlei; Vitor, Ernando, Valmir Lucas e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon, Renan Oliveira e Ricardo Goulart; Walter
Técnico: Enderson Moreira
GUARANI: Emerson; Oziel, Fernando, Rodrigo Arroz e Bruno Recife; Jackson, Fábio Bahia, Dener e Danilo Sacramento; Clebinho e Schwenck
Técnico: Vadão

Fonte: Gazeta Esportiva



Atlético -GO Consegue Efeito Suspensivo e Pega o Sport no Serra Dourada


16-10-2012

Assim como o Flamengo, que obteve seu efeito suspensivo, o Atlético/GO também obteve decisão favorável e poderá jogar no Serra Dourada mesmo punido com perda de mando no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Assim, o jogo com o Sport, antes remarcado para a Boca do Jacaré, voltará a acontecer na capital goiano, também no dia 21 de outubro, às 18h30. A data do julgamento do recurso, no Pleno do STJD, ainda será marcada. Até lá, o clube jogar normalmente no Serra Dourada.


Atlético/GO e Flamengo foram punidos com a perda de um mando de campo em julgamento no último dia 8 de outubro, em sessão da Primeira Comissão Disciplinar. Além disso, o Dragão foi multado em R$ 10 mil, enquanto o Rubro-Negro carioca, até então, terá que desembolsar R$ 20 mil.

Entenda o caso

Os problemas para os dois clubes ocorreram no jogo do dia 23 de setembro. Foi relatado na súmula, pelo árbitro Paulo César de Oliveira, que, aos 19 minutos do segundo tempo, estourou um rojão próximo à área penal do time da casa, pouco antes do gol de desempate do time carioca, que saiu com a vitória por 2 a 1. Segundo o árbitro, o arremesso do objeto partiu da torcida do Flamengo, mas não parou por aí.

Quatro minutos depois da primeira explosão, outro rojão foi arremessado, vindo novamente da arquibancada onde estava a torcida do time visitante. Desta forma, a Procuradoria do STJD entendeu que o Flamengo deveria ser denunciado por conta do fato ter sido ocasionado por sua torcida, e também o Atlético/GO, por ser o mandante e responsável pela partida.

Fonte: justiça Desportiva



Seleção Brasileira faz 4 a 0 no Japão e dá força a novo quarteto de Mano Menezes


16-10-2012

Paulinho, Neymar (duas vezes) e Kaká marcaram os gols do jogo.

Em partida que serviu para uma avaliação mais criteriosa do esquema tático desenhado por Mano Menezes diante dos fragílimos China e Iraque, a Seleção Brasileira venceu com segurança o Japão por 4 a 0, nesta terça-feira, em Wroclaw, e deixa a Polônia com um time pronto para ser trabalhado até a Copa das Confederações. Paulinho, Neymar (duas vezes) e Kaká marcaram os gols de um jogo marcado também pelos vastos espaços na arquibancada do Estádio Miejski.
O novo quarteto escalado por Mano, sem a presença de um centroavante fixo, voltou a funcionar, mas agora contra um time de nível Copa do Mundo em ascensão no cenário do futebol mundial. Sem ter a força e tradição de times que levaram dificuldades ao Brasil recentemente, como Argentina, França e Alemanha, os japoneses têm jogadores atuando em grandes clubes da Europa, chegaram às oitavas na África, venceram os franceses na última semana e são 23º não ranking da Fifa.
Neymar foi o principal destaque da partida, sendo autor de dois gols e participando de outro. Livre no ataque, como se fosse um falso centroavante, o santista apareceu durante todo o jogo, iniciou os principais lances brasileiros e abriu espaços para as chegadas à área de Kaká, Hulk e Paulinho, um dos destaques da partida.
O volante corintiano subiu com frequência no ataque, abriu o placar com um gol de bico e ainda perdeu outro sem goleiro. Kaká, em sua segunda partida na Seleção desde a Copa do Mundo da África do Sul, ensaiou tabelas com Neymar e manteve a média da sua volta contra o Iraque.Mais importante do que ampliar para seis a sequência de vitórias construída, na maioria contra adversários fracos, desde a derrota na final olímpica, o resultado e o futebol consistente dá segurança para Mano Menezes aperfeiçoar o time-base dos três últimos amistosos até a Copa das Confederações em junho de 2013. Até a convocação, serão apenas mais quatro partidas com o time principal, iniciando no dia 14 de novembro, contra a Colômbia, em Nova Jersey. Em fevereiro de 2013, o adversário será a Inglaterra, no Estádio de Wembley.

O jogo
A Seleção veio a campo com apenas uma mudança em relação ao time que goleou o Iraque por 6 a 0: sem Marcelo, que fraturou o pé direito em treino, Mano escalou o zagueiro Leandro Castán na lateral esquerda. Ramires era dúvida por conta de uma sinusite, mas veio para o jogo.
A partida começou movimentada, com o Brasil ligando contra-ataques rápidos e o Japão mantendo a posse de bola na frente. O primeiro lance de perigo foi japonês, aos 8min. Kiyotake recebeu bola na entrada da área e Diego Alves precisou fazer defesa firme. Três minutos depois, entretanto, a Seleção abriu o placar. Paulinho recebeu pouco antes da meia lua e chutou firme no canto direito de Kawashima.
O Japão tinha mais posse de bola, mas as melhores chances passaram a ser todas do Brasil. Aos 16min, Neymar deixou Paulinho em grande posição na ponta esquerda, mas o corintiano finalizou cruzado e para fora. Aos 24min, a situação da Seleção ficou mais tranquila. Kaká saltou em dividida com Konnon, a bola bate no zagueiro japonês e o árbitro viu pênalti. Neymar foi para a cobrança e acertou no ângulo esquerdo.



Com o resultado ampliado, a situação do Brasil ficou mais tranquila, até porque o Japão passou a ter menos volume de jogo. A Seleção ainda teve outras duas boas oportunidades de marcar, a melhor delas com Kaká aos 33min, mas o chute do meia do Real Madrid acertou a trave esquerda da seleção japonesa.
O Brasil voltou do intervalo com a mesma escalação e precisou de apenas dois minutos para marcar novamente. Em cobrança de escanteio, Neymar teve tempo de dominar a bola na segunda trave e contou com desvio na defesa japonesa para vencer o goleiro Kawashima. O Japão buscou ir mais ao ataque, mas os lances de maior perigo saíram pela linha de fundo.
Hulk ficou perto de fazer seu gol aos 12min em cobrança de falta que explodiu o travessão. O Brasil chegou a estufar as redes aos oito minutos depois, mas a arbitragem invalidou o lance: Neymar cruzou antes da linha de fundo quase sem ângulo e Ramires completou, mas o bandeirinha assinalou equivocadamente que a bola havia saído em tiro de meta.
Kaká, que vinha tendo boa atuação, fez o seu aos 30min em jogada rápida de contragolpe que terminou com chute forte de esquerda. Com o placar garantido, Mano pôde fazer modificações e testar opções. O primeiro a entrar foi Giuliano, no lugar de Hulk. A seguir, Kaká foi substituído por Lucas. Ainda houve tempo de o apagado Oscar dar lugar a Thiago Neves.


Fonte: Terra




←  Anterior Proxima  → Inicio

Curte Nossa Página no Facebook




Seguidores

Total de visualizações