Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Sampaio Corrêa vira sobre o Palmeiras e aumenta a pressão sobre Gilson Kleina




O Palmeiras esperava nesta quarta-feira aliviar a pressão sobre o técnico Gilson Kleina. Em visita ao Sampaio Corrêa, pelo duelo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, o time paulista contava com uma vitória, se possível para eliminar o confronto de volta, para acalmar o ambiente no clube e dar paz ao treinador. No entanto, o Sampaio Corrêa frustrou os planos do Palmeiras e, de virada, conseguiu uma grande vitória por 2 a 1.
O jogo foi muito ruim tecnicamente. No primeiro tempo, as equipes pouco criaram, e o placar não foi alterado. Na segunda etapa, o confronto foi mais agitado. Aos 22 minutos, a equipe paulista abriu o marcador. Após bonito passe de Mendieta, o atacante Henrique chutou com eficiência e venceu o goleiro Rodrigo.
Mais um gol bastava ao Palmeiras para conseguir a classificação. Porém, o Sampaio Corrêa reagiu. Aos 37 minutos, Arlindo Maracanã fez cruzamento com curva, Edimar subiu mais do que a zaga palmeirense e cabeceou para o fundo da rede de Fábio.
A torcida ainda comemorava quando, quatro minutos depois, o time da casa virou. Edgar avançou em velocidade, ganhou da defesa adversária e tirou do goleiro para virar a partida. Delírio da torcida do Sampaio Corrêa.
Com o triunfo de virada, o Sampaio joga por um empate no jogo de volta para se classificar para a terceira fase da Copa do Brasil. Já o Palmeiras, em momento turbulento, precisa de uma vitória simples por 1 a 0. Novo 2 a 1, a favor dos paulistas, leva a decisão da vaga para as penalidades.
Em crise, o Palmeiras tenta se recuperar recebendo o Goiás no sábado, às 18h30 (de Brasília) no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Sampaio Corrêa, pela Série B, atua no mesmo dia, em casa, contra o Avaí.
O jogo
Sem Fernando Prass, Valdivia, Bruno César, Bruninho e Thiago Martins, todos vetados por suas condições físicas, Gilson Kleina não pôde treinar em Maranhão por conta das chuvas que caíram em São Luis e resolveu preencher seu meio-campo escalando os volantes Renato, Josimar e Wesley, apostando em Mendieta na armação. No gol, Fábio ganhou chance, deixando o contestado Bruno no banco.
O resultado no pesado gramado do estádio Castelão foi um Sampaio Corrêa pressionando os favoritos. A confiança do campeão maranhense diante do Verdão à beira da crise era tão grande que, em 13 minutos, os zagueiros Lúcio e Marcelo Oliveira já tinham visto a bola passar entre as suas pernas.
Amarrada, a equipe de Gilson Kleina foi facilmente acuada nos primeiros 20 minutos da partida. Juninho era um atalho fácil por seu setor e Wendel subiu tanto na tentativa de dar vida a um time com três volantes e Mendieta, mais uma vez, discreto, que também transformou o seu lado na defesa em um corredor.
Um dos avanços do lateral direito, contudo, quase virou gol em um raro acerto de Leandro, que ajeitou para o camisa 13 ser bloqueado na pequena área, aos 20 minutos. Mas logo Wendel estava do outro lado do campo afastando o perigo da área de Fábio. Juninho, sem condições de subir, também fazia o mesmo.
Sem qualidade para aproveitar a frágil atuação palmeirense, o Sampaio Corrêa resolveu descansar um pouco e recuou a marcação, colocando todos os seus jogadores atrás do meio-campo. Nem precisava correr tanto para marcar: Wesley, Mendieta e Leandro atrapalhavam o Palmeiras nas raras vezes em que tinham a bola na frente e transformavam o centroavante Henrique em um espectador dentro de campo.
No fim do primeiro tempo, Wesley ainda levou perigo em cobrança de falta, mas era pouco. Kleina, então, abriu mão de Josimar, seu mais criticado volante, e colocou Diogo, em busca de mais presença na frente. Logo na saída de bola, contudo, Leandro errou passe com menos de um segundo ao tentar o toque para Henrique.
E os erros continuaram, transformando a postura mais avançada em um perigo, abrindo espaço para o Sampaio Corrêa atacar. Apareceu, então, Fábio. Em 16 minutos, o goleiro mostrou reflexo para espalmar bombas de Arlindo Maracanã em cobrança de falta e de William Paulista após girar facilmente sobre Marcelo Oliveira na área.
Animado, a torcida mandante vibrou quando Pimentinha saiu do banco e deixou marcadores no chão em seu primeiro lance. Até que o Palmeiras, em sua primeira jogada lúcida no ataque, abriu o placar. Aos 20 minutos, Mendieta apareceu mostrando qualidade, dominando a bola com o peito e, de costas, tocando para Henrique entrar livre na grande área e bater na saída do goleiro, fazendo 1 a 0.
À frente no placar, o Verdão passou a esperar um contra-ataque para definir sua classificação já no primeiro jogo. Estratégia que se tornou mais uma oportunidade para Fábio virar herói, fazendo duas grandes defesas para parar Edgar, que venceu a defesa facilmente na velocidade.
Mas Fábio logo mostrou o prejuízo de pouco atuar e continuou em campo mesmo com problemas musculares. Piores estavam seus colegas de linha. O Sampaio Corrêa intensificou a pressão que exercia desde o começo e foi premiado aos 36 minutos, quando Arlindo Maracanã teve duas chances para cruzar com perfeição na cabeça de Edimar, alto zagueiro totalmente livre para empatar.
O pior aconteceu três minutos depois, segundos após Kleina sacar Henrique e colocar o criticado Mazinho. Edgar ganhou na velocidade de novo, dessa vez de Wendel, e entrou novamente sem marcação na grande área para superar Fábio e definir uma virada histórica para o Sampaio Corrêa e complicar o Palmeiras.
FICHA TÉCNICA:
SAMPAIO CORRÊA 2 X 1 PALMEIRAS
Local: estádio Castelão, em São Luis (MA)
Data: 7 de maio de 2014, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Pathrice Wallace Correa Maia (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises e Luiz Claudio Regazone (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Jonas, Uilliam e Edgar (Sampaio Corrêa); Wendel e Juninho (Palmeiras)
Gols: 
SAMPAIO CORRÊA: Edimar, aos 36, e Edgar, aos 39 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Henrique, aos 20 minutos do segundo tempo
SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Paulo Ricardo, Edimar, Jadson e Willian Simões; Jonas, Uilliam, Arlindo Maracanã (Cleitinho) e Válber (Pimentinha); William Paulista e Waldir (Edgar)
Técnico: Flávio Araújo
PALMEIRAS: Fábio; Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira e Juninho; Renato, Josimar (Diogo), Wesley e Mendieta; Leandro (Serginho) e Henrique (Mazinho)
Técnico: Gilson Kleina
Um grande abraço.
Fonte: ESPN

"Guerreiro", Tricolor goleia o CRB-AL e avança na Copa do Brasil

Com gols de Osvaldo, Lucas Silva e Rogério Ceni (de pênalti), São Paulo garantiu a sua permanência na competição



Que venha a terceira fase! Na noite desta quarta-feira (7), no Pacaembu, o Tricolor mostrou um bom futebol, venceu o CRB-AL por 3 a 0 e garantiu a sua permanência na Copa do Brasil de 2014. Com gols de Osvaldo, Lucas Silva e Rogério Ceni (de pênalti), o São Paulo eliminou os alagoanos e conseguiu reverter a derrota sofrida na ida, por 2 a 1, em Maceió.
Na próxima fase do torneio nacional, que dará ao campeão o direito de disputar a Libertadores da América de 2015, a equipe são-paulina medirá forças contra Figueirense ou Bragantino. Já o próximo compromisso do clube será no final de semana, na Arena Barueri, no clássico contra o Corinthians.
Sem Douglas e Paulo Miranda, lesionados, além de Rodrigo Caio, suspenso, o técnico Muricy Ramalho apostou na volta de Ganso e escalou o time no esquema tático 4-3-3 com Rogério Ceni; Luis Ricardo, Lucas Silva, Antonio Carlos e Alvaro Pereira; Souza, Maicon e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato, Luis Fabiano e Osvaldo.
Empurrado pela torcida, que mais uma vez compareceu em bom público ao Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho - já que o Morumbi receberá o show da banda One Direction nos dias 10 e 11 deste mês -, o Tricolor começou pressionando e buscou o resultado positivo desde os primeiros instantes.
Aos sete minutos, Souza desceu pela direita e cruzou para Alexandre Pato, que se antecipou ao marcador, mas cabeceou por cima do gol. Com forte marcação, os alagoanos tentavam impedir as jogadas na intermediaria e dificultavam a armação dos homens de frente do São Paulo.
Ainda assim, mais envolvente e ofensivo, os paulistas conseguiram abrir o placar. Aos 17, após boa troca de passes pela esquerda, Ganso inverteu o jogo e acionou Luis Ricardo pela direita. O lateral cruzou, a marcação do CRB e o goleiro Julio Cesar falharam e Osvaldo, livre na segunda trave, testou para o gol vazio: 1 a 0.
Em vantagem no marcador, os comandados de Muricy diminuíram a intensidade após o tento e deram até mais espaços aos visitantes, que levaram algum perigo ao gol de Rogério. Mais cadenciada, a partida esfriou e somente nos acréscimos da primeira etapa, aos 48 minutos, o Tricolor assustou novamente. Luis Fabiano, porém, parou no arqueiro Julio Cesar.
Na volta para a segunda etapa, incentivado pelos torcedores, o Tricolor retomou as rédeas do confronto e encurralou os rivais. Dessa forma, as redes logo balançaram novamente no Pacaembu. Desta vez, porém, com o jovem Lucas Silva, que marcou o seu primeiro gol pela equipe profissional. Ganso cobrou falta pela direita na cabeça do zagueiro, que desviou no canto direito de Julio Cesar, logo aos 5 minutos: 2 a 0.
Melhor no jogo, o São Paulo continuou apertando os alagoanos e criando as oportunidades. Aos 8 e 9 minutos, Ganso e Pato, respectivamente, passaram perto de ampliar. Porém, nos dois casos, o goleiro adversário praticou boa defesa e impediu o terceiro gol são-paulino.
Luis Ricardo, aos 22, também teve boa chance, mas assim como os companheiros ficou no quase. Satisfeito com o resultado e, principalmente, com a classificação para a próxima fase, o Tricolor tirou o pé e administrou a vitória, mas ainda assim anotou mais um. Ademilson, que acabara de entrar, sofreu pênalti aos 36 minutos. Com categoria, o M1TO converteu e fechou o placar na capital paulista: 3 a 0 e na briga pelo título da Copa do Brasil.
 
Um grande abraço.
Me siga no Twitter: https://twitter.com/SP_spfcTricolor 
Fonte: Saopaulo.Net

 

Monaco só empata e dá título do Campeonato Francês ao PSG

O Paris Saint-Germain é bicampeão francês. Nesta quarta-feira, o Monaco, único time que ainda poderia tirar o título da equipe da capital, empatou por 1 a 1 com o Guingamp, time que luta contra o rebaixamento, e agora não consegue mais alcançar o líder.
Com isso, o PSG já entrará em campo nesta quarta, às 16h (horário de Brasília), contra o Rennes, como campeão da Ligue 1A ESPN transmite a partida ao vivo.
No duelo válido pela 36ª rodada do Campeonato Francês, o clube do Principado até chegou a abrir o placar e seguir sonhando com o troféu, após Berbatov, totalmente livre, completar de cabeça um cruzamento do marroquino Dirar pela direita.
Oito minutos depois, no entanto, Atik deixou tudo igual para o Guingamp, que foi campeão da Copa da França no último final de semana, e decidiu a liga.
O resultado levou o Monaco aos 76 pontos, mas, como o PSG tem 83 (sete a mais) e restam apenas dois jogos para o fim do torneio, o clube da capital francesa já não pode mais ser alcançado. Como consolação, a equipe alvirrubra ao menos já está garantida direto na fase de grupos na próxima Uefa Champions League.
 Na próxima rodada, o time do Principado viaja para enfrentar o já rebaixado Valenciennes, no sábado, em partida na qual nenhum dos times briga por mais nada.
Já o Guingamp, que foi 39 pontos e está em 16º, segue ameaçado pela degola. Na próxima rodada, os campeões da Copa da França pegam o Toulouse, em casa.
Evian, com 38 pontos, e Sochaux, com 37, são as outras duas equipes que tentam escapar do rebaixamento. Rennes, com 40, também tem chance de cair.
Um grande abraço.
Fonte: ESPN

Atlético-PR confirma Corinthians como adversário de jogo-teste na Arena da Baixada



 Atlético Paranaense anunciou um amistoso contra o Corinthians, na próxima quarta-feira, às 19h30, como jogo-teste da Arena da Baixada para a Copa do Mundo. O convite havia sido feito há alguns dias, mas o time paulista ainda precisava esperar o resultado da Copa do Brasil para confirmar a presença - como eliminou o jogo de volta contra o Nacional (AM), a agenda da equipe ficou disponível. 
Essa é a segunda partida no estádio e estará aberta, desta vez, para 30 mil torcedores. Os ingressos começarão a ser vendidos nos próximos dias. A primeira foi para 10 mil pessoas, no duelo entre o Atlético-PR e o J. Malucelli, no final de março, fechada para a imprensa. 
A Arena do Corinthians também já marcou o seu primeiro jogo oficial: no dia 18 de maio, contra o Figueirense, pelo Brasileirão. No próximo sábado, haverá ainda um outro teste na sede de abertura do Mundial, que contará com o elenco atual e ex-jogadores do alvinegro.
Um grande abraço.
Fonte: ESPN

Veja como joga cada um dos 23 convocados por Felipão para a Copa

  • GOLEIROS
    • Júlio César
    • Toronto FC
  •  
    • Jefferson
    • Botafogo
  •  
    • Victor
    • Atlético-MG
  • ZAGUEIROS
    • Thiago Silva
    • PSG
  •  
    • David Luiz
    • Chelsea
  •  
    • Dante
    • B. de Munique
  •  
    • Henrique
    • Napoli
  • LATERAIS
    • Daniel Alves
    • Barcelona
  •  
    • Maicon
    • Roma
  •  
    • Marcelo
    • Real Madrid
  •  
    • Maxwell
    • PSG
  • VOLANTES
    • Luiz Gustavo
    • Wolfsburg
  •  
    • Paulinho
    • Tottenham
  •  
    • Hernanes
    • Inter
  •  
    • Ramires
    • Chelsea
  •  
    • Fernandinho
    • M. City
  • MEIAS
    • Oscar
    • Chelsea
  •  
    • Willian
    • Chelsea
  •  
    • Bernard
    • Shakhtar Donetsk
  • ATACANTES
    • Neymar
    • Barcelona
  •  
    • Hulk
    • Zenit
  •  
    • Fred
    • Fluminense
  •  
    • Atlético-MG  

Felipão vê jogadores no fim da carreira sem ambição e explica grupo: 'Vou até o inferno com eles'

Nada de Kaká, Robinho ou Ronaldinho Gaúcho... Nomes de peso que chegaram a jogar amistosos sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari ficaram de fora da lista para a Copa do Mundo de 2014. Depois de anunciar os convocados nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, destacou o bom ambiente do grupo e defendeu as suas escolhas.
"O ambiente do grupo é esse que eu falei anteriormente. Alguns já sabiam que estavam convocados porque fiz questão de comunicar pessoalmente. Por estarem com uma ou outra dificuldade, poderiam ter dúvidas, e eu queria acabar com essas dúvidas. Eu acredito e vou até o inferno com eles. Eles formam esse ambiente, que para mim é espetacular", disse o treinador.
Felipão também explicou a sua preferência por jogadores mais jovens. Além de Neymar (22 anos), grande estrela da seleção, jogadores como Oscar (22 anos), Bernard (21 anos) e Willian (25 anos) são nomes de pouca idade que já tinham presença garantida na Copa antes mesmo da divulgação da lista. Outros que asseguraram vaga nesta quarta, como Hernane (28) e Henrique (27), já são um pouco mais experientes, mas disputarão o Mundial pela primeira vez.
"Desenvolver com esses jovens muitas vezes é mais fácil do que desenvolver com jogadores mais experientes, que já estão no fim da carreira, que já não tem mais aquela ambição. Com os jovens é mais fácil", afirmou o treinador, que falou sobre relação desses atletas mais novos com a seleção.
"Os jovens jogam também por prazer, eles gostam do que fazem. Nossa função é desenvolver esse gosto, e que eles joguem futebol taticamente, equilibrado para a equipe, mas que também gostem de jogar, estão ali representando o Brasil. Não é tão difícil passar isso para os jovens, eles fazem isso no dia a dia, e nós temos que incentivá-los".
Alexandre Loureiro/VIPCOMM
Felipão, durante entrevista nesta quarta
Felipão, durante entrevista nesta quarta
Apenas seis dos 23 convocados para a Copa-2014 já disputaram a competição anteriormente. São eles: Júlio César, Thiago Silva, Daniel Alves, Maicon, Ramires e Fred. Felipão fez até uma comparação com o elenco que foi pentacampeão mundial em 2002, no Japão e na Coreia do Sul.
"Os jogadores em 2002 tinham muito mais experiência em Copa do Mundo do que esses. 17 desses jogadores não jogaram ainda uma Copa do Mundo. Naquela oportunidade 10, quem sabe, não tinham jogado. Tinha um número bem maior de jogadores experientes. Mas a experiência que os jogadores estão ganhando nas competições que jogam atualmente me faz acreditar que não sentirão tanto a diferença de jogar um campeonato europeu forte e uma Copa do Mundo, embora a experiência em determinados momentos seja importante. Mas não acho que fará tenta diferença assim, e confio muito nesse grupo, por uma série de detalhes que quem convive com eles sabe que eles podem fazer a diferença em determinados jogos", disse o 
Confira na íntegra a entrevista de Felipão após a convocação:

MAIS TRANQUILO DO QUE LISTA DE 2002
Naquela noite eu tive que improvisar, porque como eu sabia que não ia ser bem recebido no Rio, eu dormi em um outro hotel que ninguém sabia onde era, eu tive uma estratégia um pouco diferente. Ontem eu não precisei fazer isso, caminhei na Barra da Tijuca perto do hotel que estou, é uma situação mais tranquila do que naquela oportunidade. Sei que uma ou outra convocação não vai ser do agrado de A, B ou C, mas não com o mesmo clamor daquela vez, foi muito tranquilo agora. Estamos trabalhando na montagem dessa equipe há algum tempo, e dessa vez foi relativamente mais fácil

CONVOCAÇÃO DE HENRIQUEÉ um jogador que eu confio, gosto do futebol dele.

MAIOR DÚVIDA DA LISTAOnde nós tivemos olhares finais e tivemos ontem uma série de detalhes sendo observados por toda a comissão técnica, foi a ultima indicação para a quarta zaga. Foi aí que tivemos nossas discussões, aí decidimos pela convocação do quarto jogador nesta posição, que no caso foi o Henrique.

MAIORIA DE JOGADORES QUE JOGAM NA EUROPAMera coincidência, porque na seleção de 2002, se eu não estou enganado agora, eu tinha 10, ou 11 que atuavam no Brasileirão. São situações do futebol que nos obrigam a escolher jogadores que atuam lá fora nesse momento, que têm melhores condições do que alguns jogadores que atuam aqui.

SETE JOGADORES DA LISTA DE ESPERAEu não acho que seja fundamental quando eu tenho a definição total do que eu pretendo. Dia 13 (de maio) temos que apresentar uma lista de sete, e vou começar a trabalhar no dia 26. Então, se tiver alguma situação diferente, ainda temos três ou quatro dias para chamar A ou B. Mas chamar outros jogadores e depois cortá-los, não acredito que seja o mais adequado.
Dia 13 (de maio) tem que apresentar mais sete, é uma solicitação da Fifa. Mas se eu chamar alguém até o dia 2 (de junho, data-limite para definição dos convocados) não precisa ser daqueles sete. Posso chamar mais 10 mil jogadores pelo mundo todo. Então tenho que acrescentar sete nomes, mas se acontecer algo não preciso chamar alguém daqueles sete. Vou chamar jogadores para todos os setores. Já fiz a lista, já entreguei. Vou chamar um goleiro, um zagueiro, dois meia-cancha, dois atacantes. Vou chamar os sete mais ou menos dessa forma.

ADVERSÁRIO MAIS DIFÍCIL NA COPAA grande seleção a ser derrotada? Começamos com a Croácia. Não adianta pensar no final se não dermos o passo inicial, que é vencer o jogo com a Croácia. Depois é passo a passo para chegar à decisão final, e não para nós não interessa quem será o adversário. Então, a Croácia é o time mais importante no momento, até jogarmos contra. Quando jogamos a Copa das Confederações, vínhamos de alguns amistosos e não tínhamos bons resultados contra grandes equipes. Na Copa das Confederações, com seguimos fazer com que o público também acreditasse na seleção e juntos fomos campeões. Os passos de agora para frente são os mesmos, são adversários muito mais fortes do que na Copa das Confederações. Vamos trabalhar a parte psicológica para que eles entendam como é jogar um Campeonato Mundial, muitos nunca jogaram um Mundial. Vamos conversar para que eles se preparem para dificuldades maiores daqui para frente e os passos que tem que dar até a final. Queremos ter um pouco mais a confiança no nosso público, o público já jogou junto conosco. Se mostrarmos isso, acho que vamos ter um trabalho conjunto em busca dos passos corretos.

SIGNIFICADO DE SER TÉCNICO DA SELEÇÃO EM COPA NO BRASILAcho que todo e qualquer técnico, de qualquer país do mundo, sempre que trabalha normalmente, vai ganhando posições até poder chegar à seleção do país. Foi o que aconteceu comigo, eu não esperava, mas devagar fui galgando posições e cheguei à seleção. Depois, jogar uma Copa em seu país, é algo que muitos poucos técnicos do mundo serão agraciados com isso. Para mim, é a maior honra, alegria, satisfação da minha vida, é aquilo de mais bonito que pode acontecer na minha vida na área do futebol.

PREFERÊNCIA POR JOGADORES JOVENSNão é tão fácil, mas os jovens jogam também por prazer, eles gostam do que fazem. Nossa função é desenvolver esse gosto, e que eles joguem futebol taticamente, equilibrado para a equipe, mas que também eles gostem, estão ali representando o Brasil. Não é tão difícil passar isso para os jovens, eles fazem isso no dia a dia, e nós temos que incentivá-los. Não mudou nada depois que ganhamos a Copa das Confederações, aumentamos um pouco o nosso prestígio, isso pode causar um pouco mais de dificuldades, mas eles cresceram e estão jogando em casa. Mas desenvolver com esses jovens muitas vezes é mais fácil do que desenvolver com jogadores mais experientes, que já estão no fim da carreira, que já não tem mais aquela ambição. Com os jovens é mais fácil.

SITUAÇÃO DE OSCAR E PAULINHO NA INGLATERRAPreocupação, não. Pelos exames que serão feito principalmente na parte física, é onde vamos focar no início do trabalho pra todos ficarem equilibrados na parte física. Não vou discutir o que treinador A ou B disse. O Oscar é um dos melhores do mundo, independentemente da minha observação ou de outro técnico. Ele pode ter alguma dificuldade física, mas depois do dia 26 vai fazer um trabalho para chegar em condições no início do Mundial para chegar em boas condições no início do Mundial. A parte técnica também será trabalhada, depois que a parte física for avaliada, depois que eu tiver os dados médicos e físicos. Não me preocupa a situação do Paulinho e nem do Oscar, só a parte física que me preocupa.

IDAS À IGREJANão tenho ido muito à Igreja, não. Fui domingo agora, mas fazia quatro meses que eu não ia. Acho que a santinha estava olhando para mim meio atravessado. Em determinado momento é normal que qualquer um de nós precise de algo a mais que confiança no trabalho, que precise de um pouco de fé. Pensei: 'vou pedir uma bênção para que eu esteja bem equilibrado nas minhas decisões'. Queria agradecer ao Romário mais uma vez. Muitos têm a imagem de que eu e ele não temos uma boa relação. Mas somos amigos, mesmo que eu não o tenha escolhido para a Copa. O que eu tinha que fazer em termos de convocação foi feito. Mas quando eu puder eu vou à Igreja, se me deixarem. Porque ir também com o fotógrafo vendo se você vai fazer comunhão, se vai fazer isso, vai fazer aquilo... é um saco.
APRESENTAÇÃO DE MARCELO APÓS FINAL DA CHAMPIONS LEAGUEVamos conversar com o Marcelo para ver do que ele precisa. Ver se ele pode se apresentar no dia 26, depois de jogar no dia 24 à noite em Lisboa, no dia 25 pegar o avião. Se for vencedor, também, não acho justo privá-lo de voltar ao país no qual joga e participar da festa. Vou conversar com o Marcelo para ver de que forma podemos compor essa parte.
EXPERIÊNCIA DO GRUPO EM COPA DO MUNDOSão seis jogadores que têm experiência em Copa do Mundo. Nós, eu, Parreira, o dr. Runco, Paulo Paixão, vamos ter que passar a nossa experiência. Também vamos convidar alguns ex-campeões mundiais, pessoas com bagagem muito boa em termos de imprensa e outras áreas, para que também nos ajudem com palestras, para que tenhamos um ambiente e coloquemos algo a mais para os nossos jogadores. Em todas as viagens antes das concentrações e depois, a partir do dia 7, quando jogamos o amistoso, para frente, vamos ter algumas palestras com pessoas que vão nos ajudar nesse sentido.
LESÃO DE EMERSON EM 2002A experiência que eu tive naquele dia foi horrível. Quando aconteceu aquilo, nos primeiros cinco minutos foi um atordoamento total, de pensar o que tínhamos que fazer dali para frente, pensar no substituto. Fizemos uma análise de por que chamar esse ou aquele. Naquela oportunidade saiu o Emerson, entrou o Ricardinho, e ele foi muito bem. Mas eu não gostaria de viver isso novamente às vésperas de uma Copa do Mundo. Foram os piores 15 minutos numa participação de seleção. Acima disso, o Emerson era o meu capitão, junto com outros, mas era o principal. Tomara que não tenhamos nenhuma dificuldade agora. Não é bom, posso garantir que é uma situação bastante ruim para quem comanda.
TRABALHO APÓS APRESENTAÇÃO (26 DE MAIO)Vou dar ênfase nos primeiros dias em testes com o departamento físico e o departamento médico. A partir desses testes vamos desenvolver um trabalho em conjunto para que possamos botar os jogadores no melhor da condição física e técnica. Algumas correções serão feitas, e para isso temos um grupo de trabalho muito bom. Nossa parte física é boa, a parte médica é excelente. Os jogos amistosos de 3 e 6 também serão no sentido de colocar a equipe na melhor das condições. Se entendermos que algum dos jogadores não poderá jogar, não vamos colocar. Vamos trabalhar para a Copa do Mundo em um projeto bem organizado, principalmente, no departamento médico e no departamento físico.

JOGOS PREPARATÓRIOSSe eu pudesse, eu gostaria de jogar, mesmo classificado, as Eliminatórias, mesmo que para nós não contasse. Não sei de que forma seria feito, mas gostaria de jogar contra equipes que disputam uma vaga. Jogar amistosos é sempre um pouco diferente da realidade, sempre mascara um pouquinho. O que serviu para nós, que chegamos depois de iniciada toda a temporada da seleção, foi que tivemos a Copa das Confederações e jogos antes com grandes equipes (Itália e Inglaterra). Ali tivemos a base da montagem da equipe para o Mundial. Se pudesse jogaria sempre jogos que não fossem amistosos, valendo pontos.
BASE DEFINIDA PARA ESTREIA?Contra a Croácia eu não sei, depende de uma série de treinamentos e detalhes. Mas é a base. Uma coisa que achamos importnte foi a montagem da equipe, e todo mundo no Brasil tem mais ou menos nove ou dez jogadores que sabe que são os titulares da seleção brasileira. Então passamos ao povo uma situação de que esses são os titulares, são os que compõem a base. Essa base, 90% dela, será mantida, sim. Mas depende de como os jogadores se apresentarão, de como os receberemos e como trabalharemos.
MÉDIA DE IDADE SEMELHANTE À DE 2002É uma boa coincidência. Mas os jogadores em 2002 tinham muito mais experiência em Copa do Mundo do que esses. 17 desses jogadores não jogaram ainda uma Copa do Mundo. Naquela oportunidade 10, quem sabe, não tinham jogado. Tinha um número bem maior de jogadores experientes. Mas a experiência que os jogadores estão ganhando nas competições que jogam atualmente me faz acreditar que não sentirão tanto a diferença de jogar um campeonato europeu forte e uma Copa do Mundo, embora a experiência em determinados momentos seja importante. Mas não acho que fará tenta diferença assim, e confio muito nesse grupo, por uma série de detalhes que quem convive com eles sabe que eles podem fazer a diferença em determinados jogos.
CONVOCAÇÃO CHEIA - MAIS DE 800 JORNALISTASO que torna essa convocação, esse evento, eu acho que é a grandeza da seleção brasileira, é a grandeza do país. Todos podem falar, mas é o Brasil, cinco vezes campeão. Uma Copa do Mundo aqui também ajuda na divulgação. Mas é a grandeza do fuebol, do país, e por ser a Copa realizada no Brasil.
ESTREIA É MAIS DIFICIL?Se vocês (jornalistas) perguntarem, principalmente, a jogadores que já jogaram Copas e como vai ser o início, provavelmente vão ouvir de todos que o primeiro jogo é diferente do segundo. O primeiro tem aquele frio, aquela coisa: 'será que vai dar certo ou não vai?'. Acho que isso vai acontecer com a nossa seleção também. O primeiro jogo é muito importante para a nossa sequência de jogos, e temos que estar bem preparados. Tem a espera do público, a ansiedade. Se dá certo no início, flui naturalmente, se não começa a ter um pouco de receio. Copa do Mundo são sete jogos. São três na prmeira fase, e quem perde o primeiro tem uma dificuldade enorme. Então é uma série de detalhes que fazem com que esse primeiro jogo seja muito diferente dos outros.
BLINDAGEM A NEYMARNão sou eu que faço essa blindagem. Vocês (jornalistas) também, em determinado momento, ajudam, entendem que, quando um jogador participa de todas as entrevistas, muitas vezes precisa ser preservado. Alguém precisa assumir e dizer: 'meu filho, não faça isso'. O jogador espera que tu ajas como pai dele, porque ele é jovem. Ele toma decisões, é ótimo, mas quando a gente pode ajudar... É o que temos feito desde que chegamos à seleção. Somos mais experientes, e podemos dar a esse jogador uma situação mais razoável.
PERMANÊNCIA APÓS COPANão sei quem falou, mas eu não tenho dito nem comentado nada a respeito de ganhar, perder, ficar ou sair. Só com o Marin e o Marco Polo (Del Nero), mas é algo nosso, uma conversa de amizade, nada oficial. Porque eu tenho ainda que organizar uma seleção e ganhar uma Copa do Mundo. Eu digo a eles (Marin e Del Nero) que tenho essa responsabilidade, junto com a comissão e os jogadores. Permanência ou não? Copa do Mundo. Só quero pensar na Copa, e em ganhar o Mundial. Certo, presidente? Depois a gente conversa (risos).
AMBIENTE DA SELEÇÃOPara falar em ambiente, ainda ontem, conversamos com um técnico que perguntou: 'Felipe, posso liberar tal jogador dia tal, ele precisa jogar tal jogo?' Perguntei se tinha problema (o jogador ficar de fora de um jogo do clube), ele disse que não, e pedi que liberasse dia tal. O Thiago Silva hoje tem um jogo que pode ganhar um título. Ontem falamos, 'Thiago, você está jogando demais, por causa da lesão (no rosto)?'. Ele disse que tinha alguma dúvida, falei para ele usar a máscara (de proteção), para que esteja mais bem preparado para quando chegar à seleção. 'Seja campeão e chegue bem na seleção'. Já falei com o Oscar da lesão, para ele se cuidar. Eles estão envolvidos no processo de ganhar uma Copa do Mundo, e fica muito mais fácil para a gente dirigi-los. Ontem um dos maiores jogadores do futebol brasileiro, o Cafu, disse que o técnico tem que organizar o ambiente. Esse é o entendimento com os jogadores, e tem sido muito bom.
Alguns já sabiam que estavam convocados porque fiz questão de comunicar pessoalmente. Por estarem com uma ou outra dificuldade, poderiam ter dúvidas, e eu queria acabar com essas dúvidas. Eu acredito e vou até o inferno com eles. Eles formam esse ambiente, que para mim é espetacular.
TORCIDA EM TREINOSPrimeiro eu tenho a dizer o seguinte: espero que tenham o bom senso de saber que não é o momento de receber A, B ou C. Podemos convidar, mas não receber. O momento é de focar no trabalho da seleção. Temos que ter respeito. E também é bom avisar para todo mundo que, por norma da Fifa, não podemos abrir portões. Não quero depois que desavisados ou mal-intencionados digam que foi fechado por mim. A Fifa não permite. Quando pudermos, vamos abrir para dez, quinze pessoas. De mais a mais, temos todo um aparato policial que nos obriga a determinadas coisas, não somos só nós que queremos ficar mais resguardados. Queremos que as pessoas entendam isso. Não vamos proibir, vamos tentar organizar da melhor forma possível. Levar pai, mãe, filho, cachorro, não. Vai ser organizado. Quem gostar, gostou, quem não gostar, vai para casa e fica com o gato, com o cachorro, com quem quiser.
USO DE REDES SOCIAIS POR JOGADORESNós vamos dar aos jogadores liberdade para que se manifestem, para que se comuniquem através das redes sociais, desde que não interfira no nosso trabalho, que não crie conflito no nosso grupo. Eles sabem disso. Foi assim na Copa das Confederações. Vamos ter uma conversa nesse sentido, para mostrar o quanto é importante essa amostragem ou um pouco mais de resguardo. Mas não vamos proibir, vamos dar orientações.
PREOCUPAÇÃO COM JÔPreocupou ontem. Conversamos com o Jô. Se tivesse alguma situação que ele dissesse que não se sente bem, ele iria a nós, porque ele faz parte de um grupo, tem a nossa confiança e sabe que poderia me dizer que não tem condições. Só que ontem mesmo o médico do Atlético deu uma declaração e mandou o exame ao dr. Runco. De sete a dez dias o Jô terá condições de treinar, e poderá jogar até antes da apresentação do dia 26. Então não me causa preocupação.
ATAQUE INTACTO DESDE COPA DAS CONFEDERAÇÕESDepois da Copa das Confederações fizemos testes com A, B ou C. E a soma geral me deu motivos para convocar esses jogadores. Não pensei se foi bem ou não na Copa das Confederações. Durante e depois da competição o comportamento da equipe nos setor de ataque me satisfez, e eu mantive os jogadores.
JOGADORES DO ATLÉTICO DE MADRI FORATenho 23 convocados. Os que não foram não foram por uma razão que eu e a comissão escolhemos.
PAPEL DE NEYMAR NO BARCELONA E NA SELEÇÃO
O papel do Neymar no Barcelona quem define ou quem organiza é o Tata (Martino, técnico). Ele, dentro da sua equipe, que tem que organizar uma situação de jogo para o Neymar. Não tenho como me manifestar sobre isso. Na seleção o Neymar tem uma atuação diferente por determinados setores. Tem uma responsabilidade maior do Neymar não só pela criação, mas pelo contra-ataque, pelo que ele é capaz de fazer que outros não fazem. Ele tem que trabalhar para o grupo também. Esse será o papel do Neymar na seleção.
DANTE E LUIZ GUSTAVOEstão muito bem nas equipes (Bayern de Munique e Wolfsburg) e na seleção. São jogadores importantes por uma série de detalhes e complementos que precisamos para ter uma equipe muito forte. Por isso farão parte da seleção. Para mim é uma alegria muito grande, porque gosto muito do futebol desses dois atletas.
Um grande abraço.
Fonte: ESPN
←  Anterior Proxima  → Inicio

Curte Nossa Página no Facebook




Seguidores

Total de visualizações