Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

FUTEBOL INTERNACIONAL: São Paulo pode perder o Morumbi na Libertadores ou ter de pagar à Conmebol, diz regulamento


14-12-2012

Ney Franco coloca as mãos na cabeça durante o jogo contra o Tigre
Ney Franco coloca as mãos na cabeça durante o jogo contra o Tigre; time pode ficar sem o Morumbi na Libertadores
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) acabou com a dúvida na noite de quinta-feira por meio de uma nota oficial e confirmou o São Paulo como campeão da Copa Sul-Americana. Mas prometeu analisar a confusão e punir os clubes, o que, no caso do clube paulista pode significar a perda do Morumbi para a Libertadores da América no próximo ano.  

EFE
saopaulo_sulamericana_campeao_ceni_lucas_efe_12122012
Nota da Conmebol confirmou o título para o São Paulo


É o que diz o regulamento da entidade em seu artigo 15.3. "O estádio do clube mandante, em caso de partida com invasão de espectadores ou agressão a árbitros, assistentes ou jogadores, será fechado para as partidas seguintes do campeonato ou no próximo torneio [organizado pela Conmebol]", estabelece trecho do documento.

Outra possibilidade, prevista no mesmo artigo, é a de o São Paulo ter de desembolsar dinheiro à entidade, seja por meio de multa estipulada, seja por ceder porcentagem da renda obtida em jogos como mandante. "O Comitê Executivo da Confederação pode substituir a pena por uma multa ou castigar [o clube mandante] com determinada porcentagem da arrecadação", segue o texto.

O regulamento não especifica a quantidade de jogos que o time, em caso de punição, deixaria de mandar em seu estádio. "... Está empenhada em reunir todas as informações das autoridades do jogo e dos clubes, (...) com o propósito de constituir com claridade a realidade dos acontecimentos, a fim de aplicar as sanções", diz o documento emitido pela Conmebol na noite de quinta. 

A mesma nota confirmou o título da Sul-Americana ao São Paulo, o que já havia ocorrido, segundo o vice-presidente tricolor, ainda na noite do jogo, na quarta. "Eu conversei com o vice-presidente [da entidade], o Eugênio Figueiredo. Pedi a ele a palavra oficial da Conmebol, e ele disse: 'A decisão é a seguinte, o jogo está encerrado, e o São Paulo é o campeão'", afirmou João Paulo de Jesus Lopes àRádio Estadão ESPN.  

Mesmo tendo postado texto e foto em seu site oficial declarando o time paulista como campeão, a Conmebol emitiu um documento específico para ratificar o dono da taça. Medida necessária dada a ambiguidade do regulamento, como relatou aqui o ESPN.com.br

Entenda o caso

Ramiro Garcia/ESPN.com.br
Manchas de sangue foram clicadas em todo o vestiário do time argentino
Manchas de sangue foram registradas no vestiário do time argentino


O São Paulo vencia o Tigre por 2 a 0 no primeiro tempo, mas uma confusão depois do fim da etapa inicial, no caminho para os vestários, paralisou a partida disputada no Morumbi. O duelo não chegou a recomeçar no segundo tempo, o árbitro Enrique Osses deu o jogo por encerrado, e o time tricolor comemorou o título no gramado, com direito a invasão de torcedores. "Sim, é campeão", confirmou o delegado da Conmebol, Francisco Figueiredo.

Enquanto o São Paulo fazia a sua festa no Morumbi, a Conmebol, por meio do perfil oficial da Copa Sul-Americana, usou o Twitter para confirmar o título. "La @CONMEBOLcom investigará lo ocurrido en el Morumbí. Pero la decisión de @SaoPauloFC campeón es irrefutable", disse a entidade.

De acordo com informações de integrantes da delegação do time argentino, o elenco se recusou a voltar a campo depois de ter os vestiários invadidos por policiais militares. A informação do técnico Pipo Gorosito é que dois jogadores ficaram feridos, e seguranças do São Paulo sacaram armas dentro do vestiário dos visitantes. As imagens de TV mostraram sangue no local.
Divulgação/Tigre
Tigre divulga fotos de atletas agredidos
Tigre divulgou fotos de atletas agredidos no Morumbi


Entrevistado depois da festa do São Paulo, o Major Gonzaga, um dos responsáveis pela segurança no Morumbi, afirmou que, quando a polícia chegou aos vestiários, encontrou uma briga generalizada entre jogadores e comissão técnica do Tigre e seguranças do clube tricolor. Segundo ele, não foi encontrada nenhuma arma no local, mas os envolvidos serão levados a prestar depoimento na delegacia.

O repórter Vinicius Nicoletti, dos canais ESPN, ouviu uma fonte, que afirmou que os jogadores do Tigre desceram para o vestiário depredando as dependências do Morumbi. Por causa disso, os seguranças entraram em ação, e ocorreu o confronto. O vice-presidente de futebol João Paulo de Jesus Lopes corroborou a versão e disse que houve legítima defesa dos seguranças do São Paulo. Além disso, ele disse que o clube tomaria as medidas legais cabíveis contra os argentinos.

Os jogadores do Tigre garantem que a confusão no vestiário do Morumbi, que fez o clube desistir de jogar o segundo tempo da final da Copa Sul-Americana, quando a partida estava 2 a 0 para os mandantes, foi premeditada pelos brasileiros.


 Sigam - Me Twitter @RNoticiaEsports 
Curta Nossa Pagina Fan Page Curta: Reavendo Noticias e Esporte
DEIXE SEU COMENTÁRIO...14-12-2012

PARIS SAINT GERMAIN: Lucas elogia colegas do PSG e já projeta 'chapéu de Raí' na estreia


14-12-2012

Lucas comemora ao abrir o placar para o São Paulo na final da Sul-Americana contra o Tigre
Lucas comemora ao abrir o placar para o São Paulo na final da Sul-Americana contra o Tigre
Contratado pelo Paris Saint-Germain, da França, no último mês de agosto, o meia Lucas explicou os motivos que o levaram ao acerto com o seu novo clube. De acordo com o agora ex-são-paulino, a grande presença de brasileiros (Thiago Silva, Alex, Maxwell, Thiago Motta e Nenê) na “grande” equipe e o fato de poder jogar pelo Tricolor até o final deste ano foram alguns deles.

“Eu assinei por vários motivos. O Leonardo (gerente de futebol do PSG) sabe disso. É uma grande equipe, com vários brasileiros. E eu também poderia ficar no São Paulo até o final da temporada. O Leonardo também me convenceu: falou com os meus pais e ainda me disse que eu poderia ficar até dezembro”, afirmou o jogador ao 'L'Èquipe'.

Lucas também falou sobre os seus novos colegas. Além dos brasileiros, Ibrahimovic ganhou destaque do atleta de apenas 20 anos. “Para mim, o Thiago Silva é o melhor zagueiro do Mundo. Eu também gosto do estilo do Nenê, que tem uma técnica impressionante. Já o Ibrahimovic se impõe lá na frente. E Alex, Pastore e Maxwell me parecem ser boas pessoas”, analisou.

Já projetando a sua estreia pelo time parisiense, Lucas revelou um espelho: o ex-meia Raí, que, em uma de suas primeiras partidas pelo PSG, aplicou um chapéu desconcertante em um marcador adversário. “Eu também vou tentar fazer”, brincou Lucas. “O chapéu é algo bonito, e eu gosto. Futebol é arte”, finalizou.

Com os interesses do Manchester United, da Inglaterra, e da Internazionale, da Itália, pela sua contratação, Lucas optou pelo PSG, que acabou fechando a contratação mais cara no futebol brasileiro, na última janela de transferências internacionais: foram 43 milhões de euros (cerca de R$ 107,8 milhões) por cinco anos de futebol do jogador.


 Sigam - Me Twitter @RNoticiaEsports 
Curta Nossa Pagina Fan Page Curta: Reavendo Noticias e Esporte
DEIXE SEU COMENTÁRIO...14-12-2012

MUNDIAL DE CLUBES: Da história de ontem aos times de hoje: um raio-x da final entre Corinthians e Chelsea


14-12-2012

Chelsea, de Fernando Torres, contra o Corinthians, de Paulinho: times duelam na final do Mundial
Chelsea, de Fernando Torres, contra o Corinthians, de Paulinho: times duelam na final do Mundial
Corinthians e Chelsea entram em campo neste domingo, às 8h30 (de Brasília), no Yokohama Stadium, no Japão, para decidir o título do Mundial de Clubes da Fifa. Antes de a bola rolar, porém, oESPN.com.br traz um raio-x das duas equipes, com um olho na história dos dois clubes, e outro naquilo que elas podem esperar encontrar na grande decisão. De um lado, o campeão da América do Sul, que se prepara para receber uma nova casa, sede da Copa do Mundo de 2014, e busca o bicampeonato mundial; de outro, o campeão europeu, que busca a única conquista que falta em sua galeria pós-2003, quando um milionário russo mudou os rumos do time.


FUNDAÇÃO:
Chelsea: 10 de março de 1905
Corinthians: 1º de setembro de 1910
A final do Mundial de Clubes marcará um encontro de clubes centenários. O Chelsea nasceu em um pub chamado The Rising Sun, em 1905, fruto da paixão de dois irmãos. A equipe disputou sua primeira partida oficial em 2 de setembro de 1905, na derrota para o Stockport County, pela Segunda Divisão Inglesa. Já o Corinthians surgiu cinco anos mais tarde, no Bom Retiro. À luz de um lampião, na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, um grupo de cinco operários escreveu a primeira página da história do clube. A ideia surgiu após os trabalhadores assistirem a uma partida de um time inglês, o Corinthian FC, que excursionava pelo Brasil. 


TÍTULOS:
Getty


Campeonato Inglês - 4 títulos: 1954/55, 2004/05, 2005/06 e 2009/10
Segunda divisão - 2 títulos: 1983/83 e 1988/89
Copa da Inglaterra - 7 títulos: 1969/70, 1996/97, 1999/00, 2006/07, 2008/09, 2009/10 e 2011/12
Copa da Liga Inglesa - 4 títulos: 1964/65, 1997/98, 2004/05, 2006/07
Uefa Champions League - 1 título: 2011/12


Getty

Campeonato Paulista - 26 títulos: 1914, 1916, 1922, 1923, 1924, 1928, 1929, 1930, 1937, 1938, 1939, 1941, 1951, 1952, 1954, 1977, 1979, 1982, 1983, 1988, 1995, 1997, 1999, 2001, 2003 e 2009
Campeonato Brasileiro - 5 títulos: 1990, 1998, 1999, 2005 e 2011
Segunda divisão - 1 título: 2008
Copa do Brasil - 3 títulos: 1995, 2002 e 2009
Copa Libertadores da América - 1 título: 2012
Mundial de Clubes da Fifa - 1 título: 2000


ESTÁDIOS:

Chelsea - Stamford Bridge
Getty
Desde que foi fundado, o Chelsea teve em Stamford Bridge sua casa. O estádio foi oficialmente inaugurado no dia 28 de abril de 1877 e era utilizado por um clube de atletismo de Londres. Em 1896, Gus e Joseph Mears, irmãos que fundaram o Chelsea, compraram o estádio e o transforam na fortaleza de seu clube. Inicialmente, as arquibancadas comportavam quase 90 mil pessoas, no entanto, entre os anos 60 e 70, o Chelsea iniciou uma reforma para modernizar Stamford Bridge. Sem verbas, a modernização empacou e só foi retomada na década de 90. Atualmente, a capacidade do estádio é de 41.837 pessoas. O recorde de público, na era antiga da arena, é de 1935, no jogo entre Chelsea x Arsenal: 82.905 pessoas.

Corinthians - Arena Corinthians
Monitoramento/ME
Ainda sem um estádio para poder chamar de 'seu', o Corinthians vive a expectativa da inauguração da Arena Corinthians, em Itaquera, na zona leste da cidade de São Paulo. O estádio, que sediará a abertura da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, terá capacidade para 48 mil torcedores - 65 mil durante o Mundial, em virtude de exigências da Fifa. As obras tiveram início no dia 30 de maio de 2011 e têm previsão de encerramento em dezembro de 2013. Antes da estreia na Arena, o Corinthians tem sua casa no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, que pertence à prefeitura de São Paulo. Foi aí que o Corinthians conquistou seu último título, a Copa Libertadores da América, sobre o Boca Juniors, diante de quase 38 mil torcedores.


O CAMINHO ATÉ O MUNDIAL:
Montagem ESPN
Campanhas de Corinthians e Chelsea, na Copa Libertadores da América e Uefa Champions League
Campanhas de Corinthians e Chelsea, na Copa Libertadores da América e Uefa Champions League


OS VOLANTES DA SELEÇÃO:
Montagem ESPN


A EXPERIÊNCIA QUE PODE FAZER A DIFERENÇA:

Danilo x Frank Lampard
Getty

Danilo Gabriel de Andrade, o meia Danilo, do Corinthians, tem 33 anos e não chega a ser o jogador mais velho do elenco alvinegro no Mundial de Clubes. No entanto, quando o assunto é conquistas internacionais, ninguém tem mais autoridade do que ele. Um dos homens de confiança de Tite - seja pelas assistências, seja pelo papel tático desempenhado em campo -, o camisa 20 corintiano chega ao Japão com duas Copa Libertadores e um Mundial de Clubes no currículo, além de conhecer como poucos o futebol na terra do Sol Nascente, após três temporadas no Kashima Antlers. 

O jogador chegou ao Corinthians em 2010, ainda sob o comando de Mano Menezes, cercado de desconfiança. Com passagem pelo rival alvinegro São Paulo, Danilo demorou para cair nas graças do torcedor do Corinthians. No entanto, a campanha do título do Campeonato Brasileiro de 2010 foi definitiva: parte fundamental da conquista, já sob o comando de Tite, o meia partiu com titular absoluto para a Copa Libertadores, onde novamente foi decisivo, marcando o gol que colocou o time na decisão. Atualmente, Danilo tem 155 jogos com a camisa do Corinthians.
Getty

Já Frank James Lampard, de 34 anos, só não é mais velho que o terceiro goleiro Hilário no elenco do Chelsea, mas seu currículo é quase impossível de ser comparado com qualquer outro jogador, seja do elenco inglês ou do Corinthians. Com a camisa dos Blues, o meio-campista é campeão da Uefa Champions League, foi tricampeão inglês, tetra da Copa da Inglaterra e bi da Copa da Liga. Em 2004 e 2005, foi considerado melhor jogador inglês e, em 2005, ficou com a segunda colocação na eleição de melhor jogador do mundo perdendo apenas para Ronaldinho Gaúcho. Além disso, já disputou duas Copas do Mundo com a camisa da Inglaterra.

Formado nas categorias de base do West Ham, Lampard chegou ao Chelsea em 2001, por 11 milhões de libras, e também demorou a engrenar. No entanto, com a chegada de Roman Abramovich ao clube, o jogador cresceu de produção, assumindo o protagonismo, em meio a diversas estrelas. O meio-campo foi decisivo na campanha que levou o Chelsea ao vice-campeonato da Uefa Champions League, em 2008, também sendo responsável pelo tento que ajudou a colocar sua equipe naquela decisão. Após 12 temporadas em Stamford Bridge, Lampard soma 566 jogos com a camisa azul.


'OS HOMENS-GOL':
Arte ESPN
* números de Torres referentes à temporada 2012/13


OS TÉCNICOS:
Montagem ESPN
Duelo de treinadores de Chelsea e Corinthians: Rafael Benitez x Tite
Duelo de treinadores de Chelsea e Corinthians: Rafael Benitez x Tite
Finalistas do Mundial de Clubes, os técnicos Tite e Rafael Benitez chegaram em momentos opostos no Japão. Enquanto o corintiano foi promovido a ídolo da torcida após a conquista inédita da Libertadores – chegando inclusive a ser especulado na seleção brasileira -, o espanhol recém-chegado ao Chelsea sofre com a perseguição em Stamford Bridge por ter sido treinador do rival Liverpool no passado.
Apesar da pressão, Benitez tem um currículo mais imponente do que o de Tite, com a experiência de já ter disputado por duas vezes a final do Mundial de Clubes. Só que, mesmo tendo sido campeão em uma das oportunidades, não guarda boas lembranças de nenhuma, nem outra. Em 2005, depois de ser campeão da Uefa Champions League, foi derrotado pelo São Paulo, quando treinava o Liverpool. Cinco anos mais tarde, o treinador chegou à decisão com a Internazionale de Milão menos de seis meses após assumir e levou o título intercontinental. Porém, cinco dias após a conquista, acabou demitido.
Enquanto isso, Tite vive o melhor momento de sua carreira como treinador. Com um elenco sem grandes estrelas, o técnico é considerado ‘o cara’ da equipe alvinegra campeã brasileira e da América. Para chegar isso, porém, Tite também passou por apuros, principalmente, após a eliminação traumática do Corinthians para o Tolima, na Pré-Libertadores de 2011. Com a chance de consolidar de vez sua volta por cima e escrever seu nome na história do Corinthians neste domingo, o técnico tem contrato até o final de 2013.


O DUELO TÁTICO:
O blogueiro André Rocha analisa taticamente a final entre Corinthians e Chelsea, no Olho Tático. CLIQUE AQUI!


LIGAÇÃO MILIONÁRIA:
Getty

Kia Joorabchian. Homem-forte da parceria entre Corinthians e MSI em 2004, o empresário iraniano é um dos elos de união entre o clube brasileiro e o Chelsea. Nos anos 2000, o cartola chegou até a ter o nome gritado por torcedores alvinegros e ganhou status de celebridade no Brasil. Ainda com trânsito nos bastidores do Corinthians, Kia também tem sua força na Chelsea. No elenco do Mundial de Clubes, o clube inglês conta com quatro brasileiros: David Luiz, Ramires, Oscar e Lucas Piazon; todos levados para Stamford Bridge com a ajuda do iraniano, que é parceiro do empresário Giuliano Bertolucci, agente dos quatro atletas.

“Ele é corintiano. A gente conversa, brinca, são coisas prazerosas. Não muda a pessoa que ele é, a amizade que temos”, comenta o zagueiro David Luiz. “A esposa do Kia é brasileira, estamos sempre em contato, vamos jantar com ele. Ele é corintiano fanático. Os dois times dele são Corinthians e Arsenal. Se a gente joga contra o Arsenal, ele não torce para a gente”, brinca Lucas Piazon. Acusado no Brasil de estar envolvido em um esquema de lavagem de dinheiro – nunca nada foi comprovado contra o iraniano -, Kia vive atualmente em Londres, cidade onde possui dois restaurantes.


O PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO:

Os meses de junho de 2003 e dezembro de 2008 podem ser vistos como o início da final do Mundial de Clubes para Chelsea e Corinthians, respectivamente. Foram nessas datas que os dois clubes que jogarão neste domingo para se colocarem no topo do futebol mundial viram seus rumos mudarem completamente. Na Inglaterra, um milionário russo elevava a equipe londrina a um novo patamar, totalmente impensável para os padrões do time até então. Já no Brasil, um fenômeno chegava ao clube paulista para revolucionar o futebol.
Getty

No dia 12 de dezembro de 2008, Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Fenômeno, pisou pela primeira vez no gramado do Parque São Jorge, quando foi anunciado como novo atacante do Corinthians. Mas, mais do que isso, o jogador chegava para por em prática um projeto ambicioso, que pretendia dar ao clube projeção internacional. O que tinha tudo para ser um grande tiro n’água, mostrou-se uma estratégia perfeita. Com Ronaldo no time, o Corinthians encontrou retorno tanto dentro, quando fora de campo.

Nas quatro linhas, o clube se tornou campeão paulista e da Copa do Brasil, logo no primeiro ano de Ronaldo, em 2009. Fora delas, o clube conseguiu atrair patrocinadores por cifras até então inimagináveis. Renovando com sua fornecedora e com três parceiros estampando suas marcas na camisa, o Corinthians conseguiu arrecadar R$ 30 milhões em patrocínio, um recorde no país, que praticamente dobrava o valor recebido pelo líder no quesito na época. Além disso, estudos de especialistas avaliam que a ‘marca Corinthians’ tenha valor de R$ 1 bilhão, consolidando o clube como o mais valioso do Brasil.
No início de 2011, Ronaldo anunciou sua aposentadoria, e Corinthians mostrou que estava preparado para caminhar com suas próprias pernas. Já sem o camisa 9, o clube anunciou as contratações de Chen Zizao, para ampliar seu mercado na China; Anderson Silva e Júnior Cigano, expoentes do MMA; e Adriano Mineirinho, um dos grandes nomes do surfe brasileiro. Também sem ele, o clube elevou o valor de patrocínios em sua camisa para R$ 50 milhões. E, mais do que qualquer estratégia marqueteira, foi sem Ronaldo que o Corinthians foi campeão brasileiro em 2011, da tão sonhada Libertadores em 2012 e pode ser bi mundial neste domingo.

Já no Chelsea, a tranformação pela qual passou a equipe é ainda mais evidente desde a chegada de Roman Abramovich, magnata russo que comprou o clube em 2003. Ao contrário do que Ronaldo encontrou no Corinthians, o milionário se deparou com um clube que ainda lutava para se colocar entre os grandes ingleses. Grande prova disso é que desde que assumiu o controle do Chelsea, o número de títulos expressivos mais do que dobrou, em menos de uma década. Mais do que isso: o russo conseguiu aquela que era sua maior obsessão, a Uefa Champions League.
Getty
Logo nas duas primeiras temporadas como dono dos Blues, o russo abriu os cofres e gastou nada menos do que 335 milhões de euros para reforçar a equipe. Daí em diante, as grandes contratações, envolvendo cifras maiores ainda se tornaram praxe em Stamford Bridge. Mesmo pagando o preço de quase sempre fechar seu balanço anual no vermelho, o clube só viu sua galeria de títulos aumentar. Até que em 2012, enfim, veio o título continental - conseguido com o 'bonus' de ter eliminado o Barcelona na semifinal. Campeão de tudo pós-Abramovich, o Chelsea busca contra o Corinthians o único título que falta em sua já farta sala de troféus. 

 Sigam - Me Twitter @RNoticiaEsports 
Curta Nossa Pagina Fan Page Curta: Reavendo Noticias e Esporte
DEIXE SEU COMENTÁRIO...14-12-2012
←  Anterior Proxima  → Inicio

Curte Nossa Página no Facebook




Seguidores

Total de visualizações