Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sorteio de sábado define se Brasil pega 'pedreiras', freguês ou amadores


O sorteio da Copa das Confederações, às 11 horas de sábado, em São Paulo, não terá grandes definições quanto aos duelos entre campeões mundiais. Mas, nem por isso, ele será desimportante para os rumos da seleção brasileira no torneio. Já é certo que a equipe terá companhia da Itália, no grupo A; mas a definição dos outros dois adversários pode reservar caminhos bem distintos.

Com Brasil e Itália em um grupo, Espanha e Uruguai no outro, a Fifa optou por não subdividir as quatro seleções restantes em potes. Assim, México, Japão, Taiti e o representante africano poderão cair em qualquer uma das chaves. 

Assim, o Brasil – atual 13º colocado no ranking da Fifa – poderia encontrar logo na primeira fase o México, 14º. Os mexicanos venceram três das últimas partidas entre as seleções principais dos países, além de terem conquistado o ouro olímpico em Londres justamente contra o Brasil. Na história, são 10 vitórias mexicanas no confronto entre as duas seleções; o Brasil venceu 21 vezes, e houve 6 empates.
Reuters
Blatter, presidente da Fifa, deve comandar o sorteio
Blatter, presidente da Fifa, deve comandar o sorteio

Além do “fator México”, o sorteio pode colocar no caminho do Brasil uma seleção africana, que só será definida na Copa Africana de Nações, com final marcada para 10 de fevereiro. A seleção brasileira principal jamais perdeu para nenhuma das 16 participantes do torneio, mas costuma encontrar dificuldades. O duelo contra a Costa do Marfim, na Copa-2010, foi um exemplo; a eliminação para a Nigéria em Atlanta-1996 é outro.

Por outro lado, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari pode ter um caminho muito mais tranquilo. A mais óbvia das facilidades passa pelo Taiti, time formado apenas por atletas amadores e que jamais disputou competições fora da Oceania; a equipe ocupa atualmente a 139ª colocação no ranking da Fifa, a pior de um participante da Copa das Confederações de todos os tempos.

A outra suposta facilidade está na seleção japonesa. Embora tenha apresentado evolução – é campeã asiática e está praticamente certa na Copa do Mundo – a seleção japonesa foi presa fácil para o Brasil de Mano Menezes em outubro, perdendo por 4 a 0 em amistoso disputado na Polônia. 

O treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, já disse que prefere ter um grupo com pelo menos um rival mais forte, além da Itália. “Seria interessante observar o comportamento dos jogadores contra equipes mais fortes”, disse o treinador, que coloca México e Japão como adversários mais complicados – afinal, o representante africano ainda é uma incógnita, e a última edição da Copa Africana de Nações foi vencida pela modesta Zâmbia.

Veja como funcionará o sorteio da Copa das Confederações:

1) Ao Brasil, país sede do torneio, será atribuída a posição A1, no grupo A.

2) À Espanha, líder do ranking da Fifa, será atribuída a posição B1, no grupo B

3) Pelas regras da Fifa, dois países do mesmo continente não podem ficar no mesmo grupo. Assim, a Itália ficará no grupo A, e o Uruguai ficará no grupo B. As posições destas equipes nos grupos (A2, A3 ou A4, no caso da Itália; B2, B3 ou B4, no do Uruguai) serão sorteadas.

4)
 As seleções de México, Taiti, Japão e CAF (representante da Confederação Africana) ficarão em um único pote, podendo ser sorteadas para qualquer um dos grupos.

5) A definição da representante africana acontecerá na Copa Africana de Nações, que será realizada na África do Sul, entre 19 de janeiro de 10 de fevereiro de 2013.

6) Antes mesmo do sorteio, a seleção brasileira já sabe que abrirá a competição em Brasília, no dia 15 de junho de 2013, contra a equipe A2; depois, o Brasil enfrentará A3, no dia 19, em Fortaleza; por fim, jogará contra A4, no dia 22, em Salvador.

7) A seleção espanhola estreará na competição em 16 de junho, no Recife, contra A2; no dia 20, os espanhóis enfrentarão B3, no Maracanã; por fim, jogarão contra B4, no dia 23, em Fortaleza.

Postado por Juarez Alves
Sigam-me no Twitter : 
@Juarez_Sports
Fonte: ESPN
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Curte Nossa Página no Facebook




Seguidores

Total de visualizações