Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores

sábado, 26 de abril de 2014

Sesi-SP dá nova cara à final e tenta acabar com a hegemonia do Rio na Superliga

Após quebrar sequência de nove temporadas com os mesmos times na decisão, equipe paulista tem difícil missão de vencer atual campeão em busca do título inédito


Sai de quadra a camiseta azul e branca e entra a vermelha. Junto com ela, sai também um time de estrelas dono de cinco títulos da Superliga feminina. Depois de nove temporadas chegando à final da principal competição nacional da modalidade, desta vez, o Osasco não resistiu à garra da equipe do Sesi-SP. Junto com a nova cor, o time comandado por Talmo de Oliveira traz frescor a uma decisão já marcada por um mesmo confronto. Do outro lado da quadra, no entanto, a tradição se mantém. Liderado por Bernardinho, o atual campeão Rio de Janeiro entra no Maracanãzinho, neste domingo, a partir das 10h, para tentar provar que tem atributos para seguir no topo do vôlei feminino do país e faturar o heptacampeonato. A TV Globo transmite o duelo ao vivo, dentro do Esporte Espetacular, e o GloboEsporte.com acompanha tudo em tempo real. 

A cada temporada, os times “coadjuvantes” chegam mais próximos do papel de protagonistas. Na última edição (2012/2013), o próprio Sesi surgiu como uma grande ameaça, mas acabou sendo eliminado nas semifinais. Desta vez, a campanha irregular do Rio de Janeiro durante a primeira fase já dava dicas de que, depois de nove temporadas, a final poderia ter novidades. Mas foi o Osasco, na verdade, quem sucumbiu diante do time de Talmo de Oliveira. Já o atual campeão da Superliga passou pelo Campinas e confirmou presença na decisão pela décima vez consecutiva.   
- Estamos felizes de estarmos aqui, trabalhamos para isso, mas ainda não estamos totalmente satisfeitos. Queremos um pouco mais. Vai ser uma final muito difícil. A equipe do Sesi vive um momento espetacular, fez um segundo turno incrível, uma Sul-Americana muito boa, tirou o Osasco, que era tido como a melhor equipe... Isso demonstra força – avaliou Bernardinho.   
vôlei jogadores Sesi treino (Foto: Lydia Gismondi)Sesi busca título inédito (Foto: Lydia Gismondi)
A vitória sobre o favorito Osasco deu moral ao time do Sesi-SP, que ainda busca o seu primeiro título. A equipe paulista, que chegou a frequentar as últimas posições da tabela durante a primeira fase, teve calma para superar a fase ruim e cresceu na hora certa. Apesar do bom momento, o desafio de enfrentar um time experiente, vencedor e cheio de estrelas como a líbero Fabi e a levantadora Fabi, não será tarefa fácil.      
- A gente vai ter que ter um equilíbrio no jogo muito grande. Momentos diferentes vão acontecer. Momentos de insegurança, de segurança, de calma, de raciocínio, de agressividade. Vai ser um somatório de fatores dentro de quadra para levar esse título. Acho que o momento vai fazer a diferença. Quem tiver mais equilíbrio, leva esse título.   
As duas equipes tiveram campanhas parecidas na temporada. Ambas sofreram alguns tropeços no início da competição, mas se encontraram na fase final. Cada time com suas características, a promessa é de um duelo equilibrado.    
- É diferente porque são nove anos seguidos com um adversário que todo mundo se acostumou. Mas é só diferente. O Sesi tem uma história de cinco anos dando trabalho e querendo chegar à decisão da Superliga. Todo mundo queria tanto uma final sem esses dois times (Rio e Osasco) que, qualquer coisa diferente disto, seria esquisito. É um adversário que tem também uma rivalidade. Tiveram uma campanha bem parecida com a nossa – avaliou a líbero bicampeã olímpica Fabi, do Rio de Janeiro      
ATAQUE X DEFESA; EXPERIÊNCIA X JUVENTUDE 

Carol volei rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Unilever Vôlei)Carol é trunfo no bloqueio do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Unilever Vôlei)
Alguns duelos específicos devem marcar a diferente final. De um lado, a juventude da equipe do Sesi. De outro, a experiência das jogadoras do Rio. Aos 44 anos, a levantadora Fofão é uma das armas da equipe carioca. Além dela, a líbero bicampeã olímpica Fabi e a meia de rede Valeska, que está em sua 14ª decisão de Superliga, reforçam o time. A levantadora Dani Lins e a meio de rede Fabiana puxam a fila do grupo cheio de novatas, pelo outro lado. A oposta Ivna e as ponteiras Pri Daroit e Jú Costa são alguns dos destaques.    
Nos fundamentos, o Rio de Janeiro se destaca principalmente no ataque (segundo no ranking da competição) e no bloqueio (também em segundo). O sistema ofensivo conta com a força e a técnica das gringas Brankica Mihajlovic e Sarah Pavan, além da ponteira Gabi e da meia de rede Juciely. No paredão, a central Carol vive grande fase e foi um dos destaques na classificação do time para a final. Entre os pontos fracos, a recepção é o que mais preocupa. Nas estatísticas, a equipe aparece em último lugar neste quesito. 
- É um dos setores que a gente está mais preocupado, por ter sido tão ruim durante a Superliga. A gente vem crescendo nessa fase final. É uma coisa que o Bernardo tem cobrado de mim, da Branka e da Fabi. A gente sabe que a recepção é o que inicia o jogo. Então, a gente tem trabalhado muito isso. E trabalhado bastante também o nosso saque, que é muito importante. A gente sabe que, se conseguir quebrar a recepção delas, o jogo muda  – explicou Gabi.
É justamente a recepção o melhor fundamento do time adversário. O Sesi lidera o ranking, com 38,65% de aproveitamento. A líbero Suelen é uma das principais responsáveis pelo alto índice de aproveitamento. A defesa paulista também aparece entre as melhores, além do ataque. A oposta Ivna é a quarta maior pontuadora da Superliga feminina e a número 1 entre as jogadoras da decisão. Além disso, a parceria entre a levantadora Dani Lins e central Fabiana tem feito a diferença no sistema ofensivo. O ponto de atenção é principalmente o saque. O time aparece em último lugar neste fundamento.
- Esse um jogo tem que sair o saque bom, o passe bom. Mas é aquilo: a gente procura quebrar o passe delas e elas o nosso. Se elas sacam bem, nós temos que passar melhor – disse Dani Lins.
Um grande abraço.
Fonte: Globoesporte.com


←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Curte Nossa Página no Facebook




Seguidores

Total de visualizações