Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores

domingo, 10 de junho de 2012

Hamilton dá show, ganha o GP do Canadá e é o sétimo vencedor da F-1 em 2012


Com Hamilton, Fórmula 1 tem o sétimo vencedor na temporada
Foto: Reuters


A temporada mais equilibrada da Fórmula 1 em todos os tempos ganhou mais uma estatística para colocá-la na história. Em uma corrida cheia de disputas e alternativas, Lewis Hamilton venceu o GP do Canadá, tornando-se o sétimo ganhador diferente em sete etapas do Mundial. A marca é inédita na história de 62 anos da F-1.

Brilhante, o inglês valeu-se de um bom ritmo nas voltas que antecederam sua primeira parada nos boxes, usou boa estratégia para ir aos pits pela segunda vez e reduziu de forma impressionante a desvantagem para Fernando Alonso e Sebastian Vettel, ultrapassando os dois campeões em um intervalo de três voltas para chegar à vitória.
O resultado da prova deixa o inglês, também, na liderança do Mundial. Agora, ele soma 88 pontos, contra 86 de Fernando Alonso e 85 de Sebastian Vettel.

A segunda colocação ficou com Romain Grosjean, da Lotus, mantendo o bom momento da escuderia na temporada; Sergio Pérez, mais uma vez impecável ao poupar os pneus da Sauber, terminou em terceiro, fechando um pódio que não teve nem Ferrari, nem Red Bull.
Sebastian Vettel terminou em quarto, seguido por um Fernando Alonso que arrastou-se na quinta colocação. Nico Rosberg terminou em sexto, com Mark Webber em sétimo e Kimi Raikkonen em oitavo. Felipe Massa, terminou em décimo, atrás de Kamui Kobayashi, que fez uma parada a menos e levou a Sauber ao nono posto. Bruno Senna, apagado durante toda a corrida, terminou em 17º.
A corrida - Na largada, Sebastian Vettel manteve-se à frente, seguido por Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Logo atrás, Nico Rosberg pressionou Mark Webber pela quarta colocação, mas não conseguiu levar a melhor sobre o australiano. Em quinto, o alemão entrou na mira de Felipe Massa, que conseguiu ultrapassá-lo na terceira volta. 

O brasileiro fazia boa corrida, mas cometeu um erro e rodou no início da sexta volta, caindo para a 13ª colocação. Aproveitando-se do bom desempenho de sua renovada Ferrari, Massa conseguiu logo ultrapassar a Sauber de Sergio Perez, mas ficou preso atrás de Kamui Kobayashi e mudou a estratégia, antecipando a parada nos boxes.

Enquanto isso, Sebastian Vettel mantinha-se na primeira colocação, mas, sem um bom ritmo, parou nos boxes para trocar pneus na volta 16; Hamilton parou na volta seguinte e conseguiu voltar à frente do alemão. Fernando Alonso, que retardou ainda mais a parada, assumiu a liderança na 20ª volta.

O espanhol, apesar da manobra espetacular na saída dos boxes, não conseguiu sustentar-se na liderança e foi ultrapassado por Lewis Hamilton. Poderia ter início, então, uma disputa intensa entre os três primeiros colocados. Mas Hamilton logo impôs ótimo ritmo e conseguiu abrir – na 29ª volta, a vantagem era de 3s4.

Disposto a tornar-se o sétimo vencedor em sete corridas no Mundial, o inglês fazia voltas mais rápidas em sequência, abrindo ainda mais vantagem na primeira colocação. Com Alonso também abrindo à frente de Alonso, a disputa passou a envolver o uso dos pneus; quem poupasse mais equipamento, levaria vantagem.

Atrás do trio de líderes, Mark Webber – o vencedor em Mônaco, há duas semanas – fazia prova regular, na quarta colocação, seguido por Romain Grosjean, da Lotus, e por Felipe Massa, com boa prova de recuperação. 

Na 51ª volta, Lewis Hamilton parou pela segunda vez. A McLaren ainda atrasou o inglês na troca do pneu traseiro direito, abrindo a possibilidade de Fernando Alonso e Sebastian Vettel vencerem caso optassem por apenas uma parada. 
Alonso e Vettel lideraram, mas foram 'engolidos' por Hamilton no fim
Crédito da imagem: Reuters
Sabendo que precisava acelerar ao máximo para não precisar contar com um novo pit stop dos rivais, Hamilton voltou a impor um ritmo forte, fazendo voltas mais rápidas em sequência. Com pneus novos, contra os mais desgastados dos rivais, o inglês passou a encostar em ambos. Na 59ª das 70 voltas, a diferença de Vettel para Hamilton era de 3s7; na volta seguinte, caiu para 2s1, graças ao ritmo impressionante do inglês.

Na 62ª volta, Hamilton conseguiu passar por Sebastian Vettel na freada que antecedia à reta principal. Resta apenas Fernando Alonso, àquela altura pouco mais de 1s à frente. Praticamente seu pneus, o alemão entrou nos boxes logo depois, caindo para quinto.

A disputa pela liderança durou toda a 64ª volta. Na última curva antes da reta final, no mesmo lugar em que havia superado Vettel, Hamilton colocou de lado e passou Fernando Alonso, assumindo novamente a liderança. 

Ultrapassado por Hamilton, Alonso já não conseguia mais manter o ritmo. O espanhol foi ultrapassado por Romain Grosjean, Sérgio Pérez e Sebastian Vettel, arrastando-se até a quinta colocação.

GP do Canadá - classificação final
1-) Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes) – 70 voltas
2-) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 2s5
3-) Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 5s2
4-) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – a 7s2
5-) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 13s4
6-) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 13s8
7-) Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 15s0
8-) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 15s5
9-) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 24s4
10-) Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 25s211-) Paul di Resta (GBR/Force India-Mercedes) – a 37s6
12-) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 46s2
13-) Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 47s0
14-) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) – a 1min04s4
15-) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) – a 1 volta
16-) Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) – a 1 volta
17-) Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1 volta18-) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
19-) Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
20-) Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 3 voltas

Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – 1min15s752 na volta 70
Não completaram:Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 14 voltas (hidráulico)
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 27 voltas (mecânico/DRS)
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 46 voltas (mecânico/freios)
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 48 voltas (acidente)
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Curte Nossa Página no Facebook




Seguidores

Total de visualizações