Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Histórico de arrancadas inspira cariocas


Flamengo em 2009 e Fluminense no ano seguinte são os exemplos mais recentes
Fluminense ganhou apelido de 'Time de Guerreiros' / Wallace Teixeira/PhotocameraFluminense ganhou apelido de 'Time de Guerreiros'Wallace Teixeira/Photocamera

Os quatro grandes clubes do Rio chegam às rodadas finais do Campeonato Brasileiro com retrospecto favorável: desde o início dos pontos corridos, em 2003, costumam crescer a partir do 30º jogo, melhorando seus desempenhos. As arrancadas já proporcionaram momentos marcantes, como o título do Flamengo e o "milagre" do Fluminense contra o rebaixamento, ambos em 2009.

O Fluminense, inclusive, é o que mais se destaca nas rodadas finais. Em oito anos, viu seu aproveitamento cair apenas em 2004 e 2005. As arrancadas renderam dois momentos históricos. Em 2009, chegou a ter 1% de chance de escapar da degola, mas venceu seis dos oito jogos finais e garantiu a permanência. No ano seguinte, levou o caneco ganhando cinco partidas e empatando três, a partir da 30arodada.

O Flamengo viveu situações semelhantes. A maior arrancada aconteceu em 2007, quando venceu seis jogos e perdeu dois, assegurando vaga na Libertadores. A mais importante, porém, foi em 2009, quando tirou a diferença necessária para ser hexacampeão brasileiro. O ano de 2009 também foi marcante para o Botafogo, que vivia situação complicada a oito rodadas para o fim: era o 17º colocado e estava um ponto acima da zona de degola. O desempenho cresceu nos momentos decisivos - incluindo vitórias sobre São Paulo e Palmeiras, postulantes ao título nacional.

A vez de arrancar pode ser do Vasco, fato ainda não experimentado nos pontos corridos. O melhor desempenho na reta final aconteceu em 2007, quando o crescimento evitou que o clube corresse riscos de ser rebaixado.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Curte Nossa Página no Facebook




Seguidores

Total de visualizações