Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores

domingo, 9 de outubro de 2011

F1: Vettel conquista bicampeonato histórico


Com título mundial, o piloto alemão juntou-se ao grupo de nove pilotos que conseguiu se manter no topo por duas temporadas seguidas
Vettel comemora o título com seus companheiros de equipe, após ter terminado a prova em 3º / Toshifumi Kitamura/AFPVettel comemora o título com seus companheiros de equipe, após ter terminado a prova em 3ºToshifumi Kitamura/AFP
O piloto alemão Sebastian Vettel (Red Bull) tornou-se neste domingo, aos 24 anos, o mais jovem bicampeão mundial da história da Fórmula 1, ao chegar em terceiro do Grande Prêmio do Japão, prova vencida pelo britânico Jenson Button (Mc Laren).

Aos 24 anos, 3 meses e 6 dias, ele bateu o recorde do Fernando Alonso, bicampeão mundial com a Renault em 2005 e 2006 com 25 anos.

O espanhol terminou na segunda posição em Suzuka. Seu companheiro de equipe Felipe Massa ficou em sétimo e foi o único brasileiro a pontuar. Bruno Senna (Lotus-Renault) chegou em 16º e Rubens Barrichello (Williams) em 17º.

Vettel precisava apenas de um ponto para conquistar o campeonato. O alemão, que cravou sua 12ª pole da temporada no sábado, não tomou nenhum risco e garantiu o título enquanto ainda faltam quatro provas a serem disputadas na temporada.

"Parabéns 'Seb', você é o campeão de 2011! Imagino que você teria gostado de ganhar aqui, mas foi ótimo", disse sua equipe ao piloto numa mensagem pelo rádio.

"Obrigado a todos, a cada um de vocês. Nada estava ganho ainda, mas conseguimos!", respondeu Vettel.

Quando finalmente desceu do seu carro, o alemão mal conseguia encontrar palavras para expressar sua alegria. "Tenho muitas coisas para falar, mas não consigo me lembrar. Quero agradecer a cada membro da equipe que trabalhou duro para construir estes carros (da Red Bull). É incrível poder cumprir o objetivo de defender o título conquistado no ano passado", afirmou o piloto, muito emocionado.

Com este bicampeonato, Vettel juntou-se ao seleto grupo de nove pilotos que conseguiram se manter no topo por duas temporadas consecutivas, entre eles lendas do automobilismo como seu compatriota Michael Schumacher, o brasileiro Ayrton Senna, o francês Alain Prost ou o argentino Juan Manuel Fangio.

Ao subir mais uma vez no pódio neste domingo em Suzuka, o alemão soma 324 pontos e já não pode mais ser alcançado pelos seus adversários, que passarão o resto da temporada lutando pelo vice-campeonato. Com 210 pontos, Button ampliou sua vantagem sobre Alonso de um para oito pontos.

O britânico fez uma grande corrida, na qual manteve um ritmo muito intenso e conseguiu ultrapassar Vettel numa troca de pneus.

"Este circuito é especial, conseguir uma vitória aqui na frente de todos estes torcedores japoneses é algo maravilhoso. Isso me dá muita motivação para as futuras corridas", declarou Button.

O australiano Mark Webber, companheiro de equipe do alemão na Red Bull, ficou com o quarto lugar e o inglês Lewis Hamilton (Mc Laren) chegou em quinto.

O heptacampeão Michael Schumacher (Mercedes) terminou em sexto.

O mexicano Sergio Perez (Sauber), que largou em 17º, fez uma grande corrida ao cruzar a linha de chegada em oitavo.

O russo Vitaly Petrov (Renault) ficou em nono e o alemão Niko Rosberg (Mercedes) conseguiu marcar um ponto ao chegar em décimo, apesar de ter largado em último.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Curte Nossa Página no Facebook




Seguidores

Total de visualizações