Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Felipão vê jogadores no fim da carreira sem ambição e explica grupo: 'Vou até o inferno com eles'

Nada de Kaká, Robinho ou Ronaldinho Gaúcho... Nomes de peso que chegaram a jogar amistosos sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari ficaram de fora da lista para a Copa do Mundo de 2014. Depois de anunciar os convocados nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, destacou o bom ambiente do grupo e defendeu as suas escolhas.
"O ambiente do grupo é esse que eu falei anteriormente. Alguns já sabiam que estavam convocados porque fiz questão de comunicar pessoalmente. Por estarem com uma ou outra dificuldade, poderiam ter dúvidas, e eu queria acabar com essas dúvidas. Eu acredito e vou até o inferno com eles. Eles formam esse ambiente, que para mim é espetacular", disse o treinador.
Felipão também explicou a sua preferência por jogadores mais jovens. Além de Neymar (22 anos), grande estrela da seleção, jogadores como Oscar (22 anos), Bernard (21 anos) e Willian (25 anos) são nomes de pouca idade que já tinham presença garantida na Copa antes mesmo da divulgação da lista. Outros que asseguraram vaga nesta quarta, como Hernane (28) e Henrique (27), já são um pouco mais experientes, mas disputarão o Mundial pela primeira vez.
"Desenvolver com esses jovens muitas vezes é mais fácil do que desenvolver com jogadores mais experientes, que já estão no fim da carreira, que já não tem mais aquela ambição. Com os jovens é mais fácil", afirmou o treinador, que falou sobre relação desses atletas mais novos com a seleção.
"Os jovens jogam também por prazer, eles gostam do que fazem. Nossa função é desenvolver esse gosto, e que eles joguem futebol taticamente, equilibrado para a equipe, mas que também gostem de jogar, estão ali representando o Brasil. Não é tão difícil passar isso para os jovens, eles fazem isso no dia a dia, e nós temos que incentivá-los".
Alexandre Loureiro/VIPCOMM
Felipão, durante entrevista nesta quarta
Felipão, durante entrevista nesta quarta
Apenas seis dos 23 convocados para a Copa-2014 já disputaram a competição anteriormente. São eles: Júlio César, Thiago Silva, Daniel Alves, Maicon, Ramires e Fred. Felipão fez até uma comparação com o elenco que foi pentacampeão mundial em 2002, no Japão e na Coreia do Sul.
"Os jogadores em 2002 tinham muito mais experiência em Copa do Mundo do que esses. 17 desses jogadores não jogaram ainda uma Copa do Mundo. Naquela oportunidade 10, quem sabe, não tinham jogado. Tinha um número bem maior de jogadores experientes. Mas a experiência que os jogadores estão ganhando nas competições que jogam atualmente me faz acreditar que não sentirão tanto a diferença de jogar um campeonato europeu forte e uma Copa do Mundo, embora a experiência em determinados momentos seja importante. Mas não acho que fará tenta diferença assim, e confio muito nesse grupo, por uma série de detalhes que quem convive com eles sabe que eles podem fazer a diferença em determinados jogos", disse o 
Confira na íntegra a entrevista de Felipão após a convocação:

MAIS TRANQUILO DO QUE LISTA DE 2002
Naquela noite eu tive que improvisar, porque como eu sabia que não ia ser bem recebido no Rio, eu dormi em um outro hotel que ninguém sabia onde era, eu tive uma estratégia um pouco diferente. Ontem eu não precisei fazer isso, caminhei na Barra da Tijuca perto do hotel que estou, é uma situação mais tranquila do que naquela oportunidade. Sei que uma ou outra convocação não vai ser do agrado de A, B ou C, mas não com o mesmo clamor daquela vez, foi muito tranquilo agora. Estamos trabalhando na montagem dessa equipe há algum tempo, e dessa vez foi relativamente mais fácil

CONVOCAÇÃO DE HENRIQUEÉ um jogador que eu confio, gosto do futebol dele.

MAIOR DÚVIDA DA LISTAOnde nós tivemos olhares finais e tivemos ontem uma série de detalhes sendo observados por toda a comissão técnica, foi a ultima indicação para a quarta zaga. Foi aí que tivemos nossas discussões, aí decidimos pela convocação do quarto jogador nesta posição, que no caso foi o Henrique.

MAIORIA DE JOGADORES QUE JOGAM NA EUROPAMera coincidência, porque na seleção de 2002, se eu não estou enganado agora, eu tinha 10, ou 11 que atuavam no Brasileirão. São situações do futebol que nos obrigam a escolher jogadores que atuam lá fora nesse momento, que têm melhores condições do que alguns jogadores que atuam aqui.

SETE JOGADORES DA LISTA DE ESPERAEu não acho que seja fundamental quando eu tenho a definição total do que eu pretendo. Dia 13 (de maio) temos que apresentar uma lista de sete, e vou começar a trabalhar no dia 26. Então, se tiver alguma situação diferente, ainda temos três ou quatro dias para chamar A ou B. Mas chamar outros jogadores e depois cortá-los, não acredito que seja o mais adequado.
Dia 13 (de maio) tem que apresentar mais sete, é uma solicitação da Fifa. Mas se eu chamar alguém até o dia 2 (de junho, data-limite para definição dos convocados) não precisa ser daqueles sete. Posso chamar mais 10 mil jogadores pelo mundo todo. Então tenho que acrescentar sete nomes, mas se acontecer algo não preciso chamar alguém daqueles sete. Vou chamar jogadores para todos os setores. Já fiz a lista, já entreguei. Vou chamar um goleiro, um zagueiro, dois meia-cancha, dois atacantes. Vou chamar os sete mais ou menos dessa forma.

ADVERSÁRIO MAIS DIFÍCIL NA COPAA grande seleção a ser derrotada? Começamos com a Croácia. Não adianta pensar no final se não dermos o passo inicial, que é vencer o jogo com a Croácia. Depois é passo a passo para chegar à decisão final, e não para nós não interessa quem será o adversário. Então, a Croácia é o time mais importante no momento, até jogarmos contra. Quando jogamos a Copa das Confederações, vínhamos de alguns amistosos e não tínhamos bons resultados contra grandes equipes. Na Copa das Confederações, com seguimos fazer com que o público também acreditasse na seleção e juntos fomos campeões. Os passos de agora para frente são os mesmos, são adversários muito mais fortes do que na Copa das Confederações. Vamos trabalhar a parte psicológica para que eles entendam como é jogar um Campeonato Mundial, muitos nunca jogaram um Mundial. Vamos conversar para que eles se preparem para dificuldades maiores daqui para frente e os passos que tem que dar até a final. Queremos ter um pouco mais a confiança no nosso público, o público já jogou junto conosco. Se mostrarmos isso, acho que vamos ter um trabalho conjunto em busca dos passos corretos.

SIGNIFICADO DE SER TÉCNICO DA SELEÇÃO EM COPA NO BRASILAcho que todo e qualquer técnico, de qualquer país do mundo, sempre que trabalha normalmente, vai ganhando posições até poder chegar à seleção do país. Foi o que aconteceu comigo, eu não esperava, mas devagar fui galgando posições e cheguei à seleção. Depois, jogar uma Copa em seu país, é algo que muitos poucos técnicos do mundo serão agraciados com isso. Para mim, é a maior honra, alegria, satisfação da minha vida, é aquilo de mais bonito que pode acontecer na minha vida na área do futebol.

PREFERÊNCIA POR JOGADORES JOVENSNão é tão fácil, mas os jovens jogam também por prazer, eles gostam do que fazem. Nossa função é desenvolver esse gosto, e que eles joguem futebol taticamente, equilibrado para a equipe, mas que também eles gostem, estão ali representando o Brasil. Não é tão difícil passar isso para os jovens, eles fazem isso no dia a dia, e nós temos que incentivá-los. Não mudou nada depois que ganhamos a Copa das Confederações, aumentamos um pouco o nosso prestígio, isso pode causar um pouco mais de dificuldades, mas eles cresceram e estão jogando em casa. Mas desenvolver com esses jovens muitas vezes é mais fácil do que desenvolver com jogadores mais experientes, que já estão no fim da carreira, que já não tem mais aquela ambição. Com os jovens é mais fácil.

SITUAÇÃO DE OSCAR E PAULINHO NA INGLATERRAPreocupação, não. Pelos exames que serão feito principalmente na parte física, é onde vamos focar no início do trabalho pra todos ficarem equilibrados na parte física. Não vou discutir o que treinador A ou B disse. O Oscar é um dos melhores do mundo, independentemente da minha observação ou de outro técnico. Ele pode ter alguma dificuldade física, mas depois do dia 26 vai fazer um trabalho para chegar em condições no início do Mundial para chegar em boas condições no início do Mundial. A parte técnica também será trabalhada, depois que a parte física for avaliada, depois que eu tiver os dados médicos e físicos. Não me preocupa a situação do Paulinho e nem do Oscar, só a parte física que me preocupa.

IDAS À IGREJANão tenho ido muito à Igreja, não. Fui domingo agora, mas fazia quatro meses que eu não ia. Acho que a santinha estava olhando para mim meio atravessado. Em determinado momento é normal que qualquer um de nós precise de algo a mais que confiança no trabalho, que precise de um pouco de fé. Pensei: 'vou pedir uma bênção para que eu esteja bem equilibrado nas minhas decisões'. Queria agradecer ao Romário mais uma vez. Muitos têm a imagem de que eu e ele não temos uma boa relação. Mas somos amigos, mesmo que eu não o tenha escolhido para a Copa. O que eu tinha que fazer em termos de convocação foi feito. Mas quando eu puder eu vou à Igreja, se me deixarem. Porque ir também com o fotógrafo vendo se você vai fazer comunhão, se vai fazer isso, vai fazer aquilo... é um saco.
APRESENTAÇÃO DE MARCELO APÓS FINAL DA CHAMPIONS LEAGUEVamos conversar com o Marcelo para ver do que ele precisa. Ver se ele pode se apresentar no dia 26, depois de jogar no dia 24 à noite em Lisboa, no dia 25 pegar o avião. Se for vencedor, também, não acho justo privá-lo de voltar ao país no qual joga e participar da festa. Vou conversar com o Marcelo para ver de que forma podemos compor essa parte.
EXPERIÊNCIA DO GRUPO EM COPA DO MUNDOSão seis jogadores que têm experiência em Copa do Mundo. Nós, eu, Parreira, o dr. Runco, Paulo Paixão, vamos ter que passar a nossa experiência. Também vamos convidar alguns ex-campeões mundiais, pessoas com bagagem muito boa em termos de imprensa e outras áreas, para que também nos ajudem com palestras, para que tenhamos um ambiente e coloquemos algo a mais para os nossos jogadores. Em todas as viagens antes das concentrações e depois, a partir do dia 7, quando jogamos o amistoso, para frente, vamos ter algumas palestras com pessoas que vão nos ajudar nesse sentido.
LESÃO DE EMERSON EM 2002A experiência que eu tive naquele dia foi horrível. Quando aconteceu aquilo, nos primeiros cinco minutos foi um atordoamento total, de pensar o que tínhamos que fazer dali para frente, pensar no substituto. Fizemos uma análise de por que chamar esse ou aquele. Naquela oportunidade saiu o Emerson, entrou o Ricardinho, e ele foi muito bem. Mas eu não gostaria de viver isso novamente às vésperas de uma Copa do Mundo. Foram os piores 15 minutos numa participação de seleção. Acima disso, o Emerson era o meu capitão, junto com outros, mas era o principal. Tomara que não tenhamos nenhuma dificuldade agora. Não é bom, posso garantir que é uma situação bastante ruim para quem comanda.
TRABALHO APÓS APRESENTAÇÃO (26 DE MAIO)Vou dar ênfase nos primeiros dias em testes com o departamento físico e o departamento médico. A partir desses testes vamos desenvolver um trabalho em conjunto para que possamos botar os jogadores no melhor da condição física e técnica. Algumas correções serão feitas, e para isso temos um grupo de trabalho muito bom. Nossa parte física é boa, a parte médica é excelente. Os jogos amistosos de 3 e 6 também serão no sentido de colocar a equipe na melhor das condições. Se entendermos que algum dos jogadores não poderá jogar, não vamos colocar. Vamos trabalhar para a Copa do Mundo em um projeto bem organizado, principalmente, no departamento médico e no departamento físico.

JOGOS PREPARATÓRIOSSe eu pudesse, eu gostaria de jogar, mesmo classificado, as Eliminatórias, mesmo que para nós não contasse. Não sei de que forma seria feito, mas gostaria de jogar contra equipes que disputam uma vaga. Jogar amistosos é sempre um pouco diferente da realidade, sempre mascara um pouquinho. O que serviu para nós, que chegamos depois de iniciada toda a temporada da seleção, foi que tivemos a Copa das Confederações e jogos antes com grandes equipes (Itália e Inglaterra). Ali tivemos a base da montagem da equipe para o Mundial. Se pudesse jogaria sempre jogos que não fossem amistosos, valendo pontos.
BASE DEFINIDA PARA ESTREIA?Contra a Croácia eu não sei, depende de uma série de treinamentos e detalhes. Mas é a base. Uma coisa que achamos importnte foi a montagem da equipe, e todo mundo no Brasil tem mais ou menos nove ou dez jogadores que sabe que são os titulares da seleção brasileira. Então passamos ao povo uma situação de que esses são os titulares, são os que compõem a base. Essa base, 90% dela, será mantida, sim. Mas depende de como os jogadores se apresentarão, de como os receberemos e como trabalharemos.
MÉDIA DE IDADE SEMELHANTE À DE 2002É uma boa coincidência. Mas os jogadores em 2002 tinham muito mais experiência em Copa do Mundo do que esses. 17 desses jogadores não jogaram ainda uma Copa do Mundo. Naquela oportunidade 10, quem sabe, não tinham jogado. Tinha um número bem maior de jogadores experientes. Mas a experiência que os jogadores estão ganhando nas competições que jogam atualmente me faz acreditar que não sentirão tanto a diferença de jogar um campeonato europeu forte e uma Copa do Mundo, embora a experiência em determinados momentos seja importante. Mas não acho que fará tenta diferença assim, e confio muito nesse grupo, por uma série de detalhes que quem convive com eles sabe que eles podem fazer a diferença em determinados jogos.
CONVOCAÇÃO CHEIA - MAIS DE 800 JORNALISTASO que torna essa convocação, esse evento, eu acho que é a grandeza da seleção brasileira, é a grandeza do país. Todos podem falar, mas é o Brasil, cinco vezes campeão. Uma Copa do Mundo aqui também ajuda na divulgação. Mas é a grandeza do fuebol, do país, e por ser a Copa realizada no Brasil.
ESTREIA É MAIS DIFICIL?Se vocês (jornalistas) perguntarem, principalmente, a jogadores que já jogaram Copas e como vai ser o início, provavelmente vão ouvir de todos que o primeiro jogo é diferente do segundo. O primeiro tem aquele frio, aquela coisa: 'será que vai dar certo ou não vai?'. Acho que isso vai acontecer com a nossa seleção também. O primeiro jogo é muito importante para a nossa sequência de jogos, e temos que estar bem preparados. Tem a espera do público, a ansiedade. Se dá certo no início, flui naturalmente, se não começa a ter um pouco de receio. Copa do Mundo são sete jogos. São três na prmeira fase, e quem perde o primeiro tem uma dificuldade enorme. Então é uma série de detalhes que fazem com que esse primeiro jogo seja muito diferente dos outros.
BLINDAGEM A NEYMARNão sou eu que faço essa blindagem. Vocês (jornalistas) também, em determinado momento, ajudam, entendem que, quando um jogador participa de todas as entrevistas, muitas vezes precisa ser preservado. Alguém precisa assumir e dizer: 'meu filho, não faça isso'. O jogador espera que tu ajas como pai dele, porque ele é jovem. Ele toma decisões, é ótimo, mas quando a gente pode ajudar... É o que temos feito desde que chegamos à seleção. Somos mais experientes, e podemos dar a esse jogador uma situação mais razoável.
PERMANÊNCIA APÓS COPANão sei quem falou, mas eu não tenho dito nem comentado nada a respeito de ganhar, perder, ficar ou sair. Só com o Marin e o Marco Polo (Del Nero), mas é algo nosso, uma conversa de amizade, nada oficial. Porque eu tenho ainda que organizar uma seleção e ganhar uma Copa do Mundo. Eu digo a eles (Marin e Del Nero) que tenho essa responsabilidade, junto com a comissão e os jogadores. Permanência ou não? Copa do Mundo. Só quero pensar na Copa, e em ganhar o Mundial. Certo, presidente? Depois a gente conversa (risos).
AMBIENTE DA SELEÇÃOPara falar em ambiente, ainda ontem, conversamos com um técnico que perguntou: 'Felipe, posso liberar tal jogador dia tal, ele precisa jogar tal jogo?' Perguntei se tinha problema (o jogador ficar de fora de um jogo do clube), ele disse que não, e pedi que liberasse dia tal. O Thiago Silva hoje tem um jogo que pode ganhar um título. Ontem falamos, 'Thiago, você está jogando demais, por causa da lesão (no rosto)?'. Ele disse que tinha alguma dúvida, falei para ele usar a máscara (de proteção), para que esteja mais bem preparado para quando chegar à seleção. 'Seja campeão e chegue bem na seleção'. Já falei com o Oscar da lesão, para ele se cuidar. Eles estão envolvidos no processo de ganhar uma Copa do Mundo, e fica muito mais fácil para a gente dirigi-los. Ontem um dos maiores jogadores do futebol brasileiro, o Cafu, disse que o técnico tem que organizar o ambiente. Esse é o entendimento com os jogadores, e tem sido muito bom.
Alguns já sabiam que estavam convocados porque fiz questão de comunicar pessoalmente. Por estarem com uma ou outra dificuldade, poderiam ter dúvidas, e eu queria acabar com essas dúvidas. Eu acredito e vou até o inferno com eles. Eles formam esse ambiente, que para mim é espetacular.
TORCIDA EM TREINOSPrimeiro eu tenho a dizer o seguinte: espero que tenham o bom senso de saber que não é o momento de receber A, B ou C. Podemos convidar, mas não receber. O momento é de focar no trabalho da seleção. Temos que ter respeito. E também é bom avisar para todo mundo que, por norma da Fifa, não podemos abrir portões. Não quero depois que desavisados ou mal-intencionados digam que foi fechado por mim. A Fifa não permite. Quando pudermos, vamos abrir para dez, quinze pessoas. De mais a mais, temos todo um aparato policial que nos obriga a determinadas coisas, não somos só nós que queremos ficar mais resguardados. Queremos que as pessoas entendam isso. Não vamos proibir, vamos tentar organizar da melhor forma possível. Levar pai, mãe, filho, cachorro, não. Vai ser organizado. Quem gostar, gostou, quem não gostar, vai para casa e fica com o gato, com o cachorro, com quem quiser.
USO DE REDES SOCIAIS POR JOGADORESNós vamos dar aos jogadores liberdade para que se manifestem, para que se comuniquem através das redes sociais, desde que não interfira no nosso trabalho, que não crie conflito no nosso grupo. Eles sabem disso. Foi assim na Copa das Confederações. Vamos ter uma conversa nesse sentido, para mostrar o quanto é importante essa amostragem ou um pouco mais de resguardo. Mas não vamos proibir, vamos dar orientações.
PREOCUPAÇÃO COM JÔPreocupou ontem. Conversamos com o Jô. Se tivesse alguma situação que ele dissesse que não se sente bem, ele iria a nós, porque ele faz parte de um grupo, tem a nossa confiança e sabe que poderia me dizer que não tem condições. Só que ontem mesmo o médico do Atlético deu uma declaração e mandou o exame ao dr. Runco. De sete a dez dias o Jô terá condições de treinar, e poderá jogar até antes da apresentação do dia 26. Então não me causa preocupação.
ATAQUE INTACTO DESDE COPA DAS CONFEDERAÇÕESDepois da Copa das Confederações fizemos testes com A, B ou C. E a soma geral me deu motivos para convocar esses jogadores. Não pensei se foi bem ou não na Copa das Confederações. Durante e depois da competição o comportamento da equipe nos setor de ataque me satisfez, e eu mantive os jogadores.
JOGADORES DO ATLÉTICO DE MADRI FORATenho 23 convocados. Os que não foram não foram por uma razão que eu e a comissão escolhemos.
PAPEL DE NEYMAR NO BARCELONA E NA SELEÇÃO
O papel do Neymar no Barcelona quem define ou quem organiza é o Tata (Martino, técnico). Ele, dentro da sua equipe, que tem que organizar uma situação de jogo para o Neymar. Não tenho como me manifestar sobre isso. Na seleção o Neymar tem uma atuação diferente por determinados setores. Tem uma responsabilidade maior do Neymar não só pela criação, mas pelo contra-ataque, pelo que ele é capaz de fazer que outros não fazem. Ele tem que trabalhar para o grupo também. Esse será o papel do Neymar na seleção.
DANTE E LUIZ GUSTAVOEstão muito bem nas equipes (Bayern de Munique e Wolfsburg) e na seleção. São jogadores importantes por uma série de detalhes e complementos que precisamos para ter uma equipe muito forte. Por isso farão parte da seleção. Para mim é uma alegria muito grande, porque gosto muito do futebol desses dois atletas.
Um grande abraço.
Fonte: ESPN
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Curte Nossa Página no Facebook




Seguidores

Total de visualizações