Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores

sábado, 23 de junho de 2012

Série D do Brasileirão começa hoje após cinco semanas de suspensão; série C segue parada


Tupi-MG foi o último campeão da série D; torneio
está cinco semanas atrasado


A Série D do Campeonato Brasileiro vai finalmente começar neste sábado. Depois de ficar cinco semanas suspensa devido a uma disputa judicial entre clubes, a quarta divisão do Brasileiro terá, enfim, seus primeiros jogos neste final de semana.
Mixto e Sampaio Corrêa abrem o torneio com um jogo em Cuiabá, às 16h. Já no domingo, mais 19 partidas movimentam os outros 38 times da última divisão do Campeonato Brasileiro.
A série D estava parada por uma determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O órgão decidiu suspender o início do torneio depois de cinco clubes entrarem na Justiça para tentar garantir uma vaga na terceira ou na quarta divisão do Brasileirão deste ano.
Araguaína-TO, Brasil de Pelotas-RS, Rio Branco-AC, Santo André-SP e Treze-PB são os envolvidos na batalha jurídica. Cada um entrou com um processo em um tribunal diferente para jogar o campeonato que eles acreditam estar classificados. Isso, porém, criou uma insegurança jurídica para a elaboração da tabela.
Quando um clube ganhava uma vaga, outro perdia. Insatisfeito, esse clube também ia à Justiça. Assim, a tabela ficava indefinida.
Ciente desta situação, o STJD suspendeu o campeonato até que os clubes se acertassem. Nesta semana, membros do tribunal e da CBF conseguiram chegar a um acordo com os envolvidos e, enfim, a bola poderá rolar na série D.
Na Série C, entretanto, não haverá jogos ainda. O torneio segue suspenso pelo STJD porque Treze e Pelotas não concordaram em jogar a Série D.
Os dois clubes ainda acreditam serem merecedores de uma vaga na terceira divisão. Por isso, ainda mantém processos na Justiça para tentar garantir uma vaga no torneio.
A CBF já conseguiu derrubar a liminar do Pelotas que obrigava a confederação a incluir o clube na série C. Uma liminar do Treze, contudo, ainda atrapalha o início do torneio.
O Treze ficou em quinto lugar na Série D do ano passado, uma posição atrás do último classificado para a Série C. O clube, porém, argumenta que seria dono de uma vaga na Série C caso a CBF não tivesse feito um acordo com o Rio Branco. Por esse acordo, o Rio Branco não foi rebaixado da Série C para a D pois não pôde jogar em seu estádio durante o torneio.
Tanto a CBF quanto o STJD já informaram que não concordam com o argumento do Treze. Também não acham correto o clube ter procurado a Justiça comum para pedir uma vaga na Série C já que a Justiça Desportiva foi criada justamente para julgar esse tipo de processo.
Pelo fato do Treze ter recorrido à Justiça comum, o STJD abriu um processo contra o clube na sexta-feira. O Brasil de Pelotas, que também foi à Justiça comum, é réu de outro processo aberto na sexta.
Os dois clubes podem ter de pagar multa de até R$ 200 mil se forem condenados. Além disso, podem ser suspensos de qualquer competição por, no mínimo, um ano.
Enquanto esse processo corre, contudo, a série C continua parada. O presidente da CBF, José Maria Marin, prometeu em vídeo divulgado no site da entidade uma breve solução o problema. Entretanto, ainda não há previsão oficial para o início do campeonato.





Curta Nossa Pagina Fan Page Curta: Reavendo Noicia e Esporte

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Curte Nossa Página no Facebook




Seguidores

Total de visualizações