Mesmo exercendo forte pressão, o Esmeraldino sofreu o primeiro gol da partida, marcado pelo artilheiro do Joinville, Lima, aos 18 do primeiro tempo. Apenas cinco minutos depois, Walter, herói da arrancada final do time da casa, deixou tudo igual e continuou criando boas chances para fechar a temporada com chave de ouro e uma vitória. E tudo foi consolidado com um gol de Iarley, aos 38 minutos da segunda etapa.
A vitória, porém, não era necessária para o time goiano, já que seu adversário direto pelo título não venceu. O Criciúma empatou com o Avaí por 1 a 1 e ficou na vice-liderança, com 73 pontos. Vitória e Atlético-PR já não tinham chances de título, mas também subiram.
O Jogo
Os ingressos esgotados desde quinta-feira e a possibilidade de jogar pelo empate não deixaram o time do Goiás menos ansioso para definir a conquista do Campeonato Brasileiro da Série B. Desde os primeiros minutos de bola rolando, o time do técnico Enderson Moreira partiu para cima dos catarinenses, que erraram uma saída de bola logo no início, com Diego Jussani. Walter quase chegou, mas o goleiro Ivan conseguiu entrar no meio do caminho e fazer o corte que só serviu para animar os donos da casa.
Com base em pressão na saída de bola, Walter era o jogador mais adiantado do Esmeraldino, mas teve sua melhor chance na bola parada, com cobrança direta à esquerda do gol de Ivan. Logo após o lance, o atacante fez a finta entre dois marcadores, tentou lançar na área, mas não encontrou nenhum companheiro bem posicionado para concluir. Se o Goiás era ofensivo e ousado, o Joinville trocava passes com paciência, apenas nos momentos em que tinha a bola nos pés.
Aos 13 minutos, tamanha a pressão do Goiás, o zagueiro Maurício, do Joinville, quase fez gol contra. Após lançamento de Ricardo Goulart e finalização de Thiago Mendes, Maurício desviou para escanteio, mas a bola passou bem perto do gol de Ivan. Em novo contra-ataque do Goiás, Amaral tentou de voleio, mas também errou o alvo. Sem acertar na finalização e no último passe, o Goiás sofreu o primeiro baque aos 18 minutos.
Disposto a estragar a festa dos goianos, Willian tentou, de fora da área, de primeira, e a bola acertou o travessão em cheio. No rebote, o artilheiro Lima concluiu com liberdade para o fundo do gol de Harlei, que nem entendeu o lance. Na sequência do gol, o Joinville se manteve no campo de ataque, mas o verdadeiro duelo de opostos acabou beneficiando o Goiás, cuja torcida não esmoreceu mesmo sofrendo o primeiro gol.
Aos 23 minutos do primeiro tempo, Walter brilhou enganando a marcação do Joinville com um corte seco e uma batida forte, colocada, no ângulo de Ivan. Poucos minutos depois de igualar a contagem, Renan Oliveira invadiu a área do Joinville e tocou de lado para Ramon, que bateu forte e virou a partida para o Goiás. O árbitro Marcos André Gomes da Penha validou o gol, mas acabou voltando atrás em função de um toque de mão no início da jogada.
A etapa complementar da partida teve apenas um protagonista: o goleiro Ivan, do Joinville. Mesmo com a defesa mais fechada, o time catarinense não evitou que o Goiás tivesse alguns espaços para criar chances, com Renan Oliveira, de fora da área, Vítor, invadindo a área em velocidade, e batida à queima roupa de Ricardo Goulart, após lance de categoria. Em todas, o goleiro do JEC fez a diferença e evitou o grito emocionado do torcedor do Esmeraldino.
Depois de várias chances perdidas, o Joinville evoluiu em algumas jogadas, mas não passou do travessão de Harlei. Até que, aos 36 minutos do segundo tempo, o experiente Iarley recebeu bom passe dentro da área e bateu forte. O goleiro Ivan tentou estragar de novo a festa, mas no rebote o veterano de 38 anos balançou a rede e determinou o título.
FICHA TÉCNICA:
GOIÁS 2 x 1 JOINVILLE
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 24 de novembro de 2012, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e José Pedro Wanderley da Silva (PE)
GOLS: Goiás – Walter, aos 23 minutos do primeiro tempo e Iarley, aos 36 do segundo tempo; Joinville – Lima, aos 18 minutos do primeiro tempo.
GOIÁS: Harlei; Vítor, Ernando, Lacerda e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon, Renan Oliveira (Iarley) e Ricardo Goulart; Walter (Júnior Viçosa)
Técnico: Enderson Moreira
JOINVILLE: Ivan; Eduardo, Maurício, Diego Jussani e Cristian; Leandro Carvalho, Carlos Alberto, Ricardinho e William; Jaílton e Lima (Jean Carlos)
Técnico: Artur Neto
0 comentários:
Postar um comentário