Com o resultado, o Santos encerra um incômodo jejum sem vitórias que já durava três jogos. O time da Vila Belmiro vinha de empate com o Linense e derrotas para Paulista e Ponte Preta. Agora, a equipe fica com 17 pontos ganhos, subindo para a quarta colocação na tabela.
O resultado ainda serve para confirmar a nova boa fase de André. O atacante havia encerrado um jejum de 13 jogos sem balançar as redes no jogo contra a Ponte e voltou a balançar as redes No meio da semana, ele admitiu que se reapresentou acima do peso e agora havia conseguido entrar em forma.
Por fim, o jogo marcou a estreia do atacante Giva, a nova promessa das cetogrias de base do Santos. O jogador entrou no time no lugar de Neymar e foi bem, com direito a assistência para o segundo gol de André.
O Santos volta a campo agora apenas no próximo domingo e terá pela frente o Corinthians. Para esta partida, poderá contar com Neymar. Expulso contra a Ponte, o astro santista pode até pegar mais jogos de suspensão, mas não será julgado nesta semana.
Do outro lado, o XV de Piracicaba fica com 9 pontos, na 14ª colocação, e volta a jogar na sexta-feira, diante do Mirassol.
O jogo – Mesmo sem Neymar, o Santos começou o jogo pressionando, em busca do seu primeiro gol e quase abriu o placar aos dois minutos, quando aproveitando uma cobrança de escanteio, Giva cortou o seu marcador e bateu na direção do gol, para defesa parcial do goleiro Bruno Fuso. No rebote, o centroavante André se esticou para completar em direção ao gol, mas a bola passou rente a trave direita do arqueiro do XV de Piracicaba.
Após a chance criada logo nos primeiros minutos da partida, o XV conseguiu conter o ímpeto santista e, aos poucos, passou a se aventurar no ataque, levando perigo ao goleiro alvinegro Rafael. A melhor oportunidade dos piracicabanos aconteceu aos 25, quando Márcio Diogo recebeu na área, levou para o fundo, driblando Bruno Peres e chutou na trave. A bola sobrou, mas ninguém apareceu para completar e a zaga do Santos cortou o lance, cedendo escanteio.
Bem distribuído em campo, o XV quase marcou aos 39, quando o lateral-esquerdo Gustavo Goiano arriscou de longa distância e exigiu uma boa defesa de Rafael. Com tranquilidade, o camisa 1 do Santos evitou o gol e não deu rebote, apesar da perigosa finalização do ala rival.
No minuto seguinte, os santistas responderam com Giva cruzando para André completar de cabeça. Só que o camisa 9 tocou fraco e sem direção, com a bola passando a esquerda do gol do Nhô Quim, saindo pela linha de fundo.
Na volta para a etapa complementar, o Santos teve uma boa chance, logo aos três minutos, quando Bruno Peres aproveitou um corte errado da defesa do XV de Piracicaba para bater, de perna esquerda, por cima do gol adversário. Mas foi o XV que chegou ao gol, pouco depois. Aos seis, Cesinha aproveitou cruzamento pela direita e tocou de cabeça para o gol. A bola ainda bateu na trave, nas costas de Rafael e foi parar nas redes.
O Santos esteve perto de alcançar o empate, aos 13. Mais uma vez, o novato Giva, que fazia a sua estreia entre os profissionais, tirou a marcação do lance e cruzou para André, que não cabeceou bem e desperdiçou mais uma grande oportunidade para fazer o gol.
Em desvantagem, o técnico Muricy Ramalho resolveu abrir mão do esquema tático 4-4-2, colocando a sua equipe no 4-3-3, com a entrada do argentino Patito Rodriguez no lugar do meia Cícero. O empate chegou, após Luiz Eduardo colocar a mão na bola dentro da área, para interceptar um cruzamento. O árbitro marcou pênalti e, na cobrança, aos 25, André deixou tudo igual no marcador na Vila.
Embalado pelo gol de empate, o Santos chegou a virada na sequência. Aos 28, Giva desviou cobrança de escanteio na altura da primeira trave e André, dentro da pequena área, saltou para cabecear e selar a virada santista: 2 a 1.
Melhor após a virada, o Santos quase ampliou a vantagem, quando Patito Rodriguez soltou uma bomba, aos 35, defendida no reflexo por Bruno Fuso. Perto dos últimos minutos do duelo, Muricy Ramalho sacou o meia Montillo para a entrada do experiente volante Marcos Assunção, visando dar mais poder de marcação ao time e valorizando a posse de bola até o apito final do árbitro, garantindo a vitória santista.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 1 XV DE PIRACICABA
SANTOS 2 X 1 XV DE PIRACICABA
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 24 de fevereiro de 2013 (domingo)
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Aurélio Santanna Martins
Assistentes: Marco Antonio Gonzaga da Silva e David Botelho Barbosa
Público: 5.103 pagantes
Renda: R$ 139.593,00
Cartões amarelos: Renê Júnior e Arouca (Santos); Vinícius Bovi e Luiz Eduardo (XV de Piracicaba)
GOLS: SANTOS: André, aos 25 e aos 28 minutos do segundo tempo
XV DE PIRACICABA: Cesinha, aos 6 minutos do segundo tempo
Data: 24 de fevereiro de 2013 (domingo)
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Aurélio Santanna Martins
Assistentes: Marco Antonio Gonzaga da Silva e David Botelho Barbosa
Público: 5.103 pagantes
Renda: R$ 139.593,00
Cartões amarelos: Renê Júnior e Arouca (Santos); Vinícius Bovi e Luiz Eduardo (XV de Piracicaba)
GOLS: SANTOS: André, aos 25 e aos 28 minutos do segundo tempo
XV DE PIRACICABA: Cesinha, aos 6 minutos do segundo tempo
SANTOS: Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Cícero (Patito Rodríguez) e Montillo (Marcos Assunção); Giva (Felipe Anderson) e André. Técnico: Muricy Ramalho
XV DE PIRACICABA: Bruno Fuso; Vinicius Bovi, Cesinha, Luiz Eduardo e Gustavo Goiano (Adriano); Adilson Goiano (Léo Mineiro), Jairo, Diego Silva (Bruno Gaúcho) e Diguinho; Márcio Diogo e Paulinho. Técnico: Sérgio Guedes
- Postado
por Juarez Alves
- Sigam-me no Twitter : @Juarez_Sports
- Fonte: ESPN