Desfalcado de sua principal estrela, o Tottenham não teve forças para derrotar o Basel na Suíça e está eliminado da Uefa Europa League. Nesta quinta-feira, os visitantes repetiram o placar do jogo de ida, mas, após empate em 2 a 2, sucumbiram nos pênaltis. Nas cobranças, os suíços foram mais competentes e levaram a melhor, por 4 a 1.
No tempo normal, os gols foram marcados por Dempsey, que anotou os dois do Tottenham, e por Sallah e Dragovic, autores dos tentos do Basel. Após uma prorrogação sem gols, nos pênaltis, Schar, Streller, Frei e Diaz converteram as quatro cobranças do time da casa; já no Tottenham, apenas Sigurdsson foi às redes. Huddlestone e Adebayor desperdiçaram.
Com o resultado, o Basel faz história e atinge pela primeira vez a semifinal de um grande torneio europeu em seus 100 anos de vida. O sorteio que decidirá o próximo oponente dos suíços na Europa League acontece nesta sexta-feira, com transmissão, ao vivo, da ESPN Brasil, a partir de 7h - os possíveis rivais são Chelsea, Fenerbahce e Benfica.
Com a possibilidade de voltar a cruzar um inglês na semi, o Basel chega para a disputa de uma vaga na decisão com retrospecto recente de ‘bicho-papão’ de britânicos nas competições europeias. Antes de derrubar o Tottenham, a equipe havia eliminado o Manchester United da Champions na última temporada – empatando na Inglaterra e vencendo na Suíça.
Eliminado, o Tottenham volta suas atenções exclusivamente para o Campeonato Inglês, onde segue a passos largos em busca da classificação para a próxima edição da Champions League. Neste final de semana, porém, a equipe ganha folga - a partida contra o Chelsea, que também jogou pelas quartas de final da Europa League, foi remarcada.
O jogo – Com cinco homens no meio-campo e apenas Adebayor no comando de ataque, o Tottenham tentou acuar o time suíço mesmo jogando fora de casa. Apesar do domínio da posse de bola nos primeiros minutos de bola rolando ter sido do Basel, quem teve a iniciativa para se lançar ao campo de ataque foi o time visitante, principalmente pelo lado direito. Logo aos cinco minutos, Kyle Walker tentou o lançamento para o togolês, que não conseguiu o domínio.
No lance seguinte, Walker sofreu falta dura do zagueiro Dragovic e deixou Vertonghen fazer a batida direta, para explodir na barreira do Basel, que reagiu logo na sequência: de fora da área, Salah recebeu cruzamento e chutou firme, por cima do gol de Brad Friedel. A partida se manteve equilibrada, sem chances reais de gol pelos dois lados, até os 22 minutos, quando o mesmo Vertonghen que errou a boa oportunidade em cobrança de falta fez a diferença.
Após um lançamento certeiro do jovem zagueiro belga, direto da intermediária, Dempsey se aproveitou de falha da defesa do Basel e apareceu nas costas de Schar para driblar o goleiro Yann Sommer e marcar um golaço, abrindo o placar no St. Jakob Park. Quatro minutos depois de o americano abrir o placar para o Tottenham, a defesa do clube inglês deu espaço para Salah aparecer sem marcação e concluir no canto do gol de Friedel, deixando tudo igual e devolvendo a vaga ao Basel.
Aos 27, o clube suíço quase aumentou a vantagem, novamente com o egípcio Salah, que recebeu na entrada da área, mas não conseguiu a finalização. Cinco minutos depois, foi a vez de o Tottenham responder com chute de Dembelé, da entrada da área, e boa defesa de Sommer, que ainda evitou o rebote. No último minuto do tempo regulamentar, Dembelé cometeu falta em Stocker. Frei cobrou e conseguiu o escanteio, este cobrado por Stocker. Após bate-rebate perigoso na área, o árbitro encerrou o primeiro tempo.
Logo aos três minutos da etapa complementar, após Adebayor desperdiçar boa chance de cabeça, o Basel contra-atacou com eficiência, com lançamento de Elneny para Marco Streller, que recebeu na área e chutou em cima da marcação. Após a cobrança de escanteio, o zagueiro Fabian Schar conseguiu desviar para o meio da área, onde Friedel praticamente ajeitou para a chegada precisa de Dragovic e o gol da virada do Basel.
Na base do sufoco, o Tottenham partiu para cima do Basel e o técnico Murat Yakin se preveniu como pôde, lançando Steinhofer na vaga de Stocker e aumentando o poder de marcação de sua equipe. Os ingleses desperdiçaram boa chance aos 27 minutos, quando Sommer não conseguiu agarrar a bola após cabeceio de Dawson, mas se recuperou e executou a defesa. Dez minutos depois, o jogo ganhou contornos dramáticos com o inesperado gol de empate dos ingleses, novamente com Dempsey, em falha de Sommer.
Autor da assistência do primeiro gol, Vertonghen cometeu falta dura em Streller e foi expulso de casa, deixando o Tottenham com um a menos a partir dos 45 minutos do segundo tempo.
Prorrogação – Com liberdade por conta da vantagem numérica, o Basel se arriscou ao ataque desde os primeiros minutos dos 30 que as equipes passaram a ter para definir a vaga nas semifinais. Logo aos sete minutos, Elneny adiantou a marcação no meio-campo e acertou a bola na trave do goleiro Friedel com uma batida firme. Aos 14, o chileno Marcelo Díaz teve outra chance de marcar a favor dos suíços após driblar Tom Carrol, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O Basel teve outras oportunidades no segundo tempo da prorrogação, mas a melhor delas, aos sete minutos, foi evitada por Dawson após chute colocado de Alexander Frei na entrada da área. Com um a menos, o Tottenham conseguiu se segurar para as cobranças de pênalti.
Pênaltis - Pelo Basel, Schar começou acertando sua cobrança no canto de Friedel que, no entanto, não conseguiu a defesa. O Tottenham desperdiçou com Huddlestone na sequência, para boa defesa de Sommer em chute rasteiro. Streller aumentou a vantagem dos suíços, e Sigurdsson acertou o primeiro dos ingleses. No ângulo esquerdo de Friedel, Frei aumentou para o Basel, ao passo que Adebayor errou o alvo, atirando por cima do gol dos oponentes. O chileno Marcelo Díaz definiu a vitória por 4 a 2 nos pênaltis.
- Postado
por Juarez Alves
- Sigam-me no Twitter: @Juarez_Sports
- Fonte: ESPN
0 comentários:
Postar um comentário