O Cruzeiro encontrou problemas para superar a forte marcação do Resende, nesta quarta-feira, no estádio Raulino de Oliveira, e sem apresentar um bom futebol conseguiu vencer por 2 x 1, placar que não elimina o jogo de volta. O time do técnico Marcelo Oliveira errou muitos passes e ainda falhou na hora de concluir as poucas chances reais que teve para construir um marcador maior.
O primeiro gol do jogo foi anotado pelo meia-atacante Everton Ribeiro, aproveitando jogada de Dagoberto. Logo na sequência, o volante Nilton marcou o segundo em arremate com a canhota. O gol de Nilton foi o primeiro do jogador defendendo as cores do Cruzeiro. Na parte final do jogo, Guto diminuiu o marcador e confirmou o jogo de volta no dia 22 de maio, no Mineirão.
Depois de atuar pela Copa do Brasil, o Cruzeiro volta a pensar no Campeonato Mineiro, na próxima quarta-feira, a Raposa vai receber o Villa Nova, no jogo de volta da semifinal do Mineiro. O classificado do confronto entre Cruzeiro e Resende vai encarar o Atlético-GO, que nesta quarta-feira, eliminou o Cianorte, sem a necessidade da partida de volta.
O jogo - O duelo entre mineiros e cariocas começou com muita marcação e com poucas chances efetivas de gol. As duas equipes procuraram trocar passes com calma, na tentativa de encontrar espaços nas defesas, o que deixou o jogo lento e cadenciado nos primeiros minutos. Com passar do tempo, os cruzeirenses passaram a imprimir um ritmo mais acelerado.
Com isso, a Raposa passou a ter o domínio da posse de bola, usando principalmente os lados do campo, com Everton Ribeiro e Dagoberto, que foi responsável pela primeira oportunidade de gol, com um chute de fora da área, que passou muito perto do travessão do goleiro Mauro. Mesmo atuando em casa, o Resende priorizou a marcação e os contra-ataques.
Errando muitos passes, o Cruzeiro permitiu ao adversário sair um pouco do campo defensivo, chegando, inclusive, a ameaçar o goleiro Fábio em algumas ocasiões. Preocupado com a situação, o técnico Marcelo Oliveira gritou bastante com seus comandados na tentativa de corrigir o posicionamento dos jogadores.
Após as reclamações do treinador, o time mineiro procurou tranquilizar a partida, com o objetivo de encaixar melhor as jogadas, o que aconteceu principalmente nas bolas paradas e nos lances individuais, como no chute do volante Nilton aos 26, ou no desvio de cabeça de cabeça de Borges, aos 29, que geraram certo perigo ao Resende. No final do primeiro tempo, os cruzeirenses intensificaram a pressão, mas sem sucesso.
Na volta para a etapa complementar a partida ganhou um pouco mais de agilidade, com o a equipe da casa adiantando as linhas de marcação e tentando jogar no campo ofensivo. Com essa postura, o Cruzeiro passou a ter mais espaço para trabalhar a bola, mas o gramado ruim prejudicou algumas jogadas da Raposa.
Somente aos 12, quando Dagoberto fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área e que o time celeste conseguiu chegar ao gol. Everton Ribeiro da entrada da área fuzilou o goleiro Mauro para abrir o placar no Raulino de Oliveira. No minuto seguinte brilhou a estrela do volante Nilton, que de longa distância mandou a bomba com a canhota, acertando o canto esquerdo de Mauro, ampliando o marcador.
Como o resultado de 2 x 0 não interessava ao Resende, o time de Eduardo Allax se lançou todo à frente em busca ao menos de um gol para evitar a eliminação. Aos 30, Guto resolveu arriscar chute de fora da área, a bola desviou no zagueiro Léo e enganou o goleiro Fábio, que não conseguiu evitar o gol dos donos da casa.
Após balançar as redes cruzeirenses, o Resende voltou a compactar as linhas de marcação para segurar o placar e ter a oportunidade de atuar no Mineirão. Nos últimos minutos, os visitantes intensificaram a pressão, mas apesar dos esforços não conseguiram o tento da classificação, e a Raposa terá que receber os cariocas em Belo Horizonte.
FICHA TÉCNICA
RESENDE 1 X 2 CRUZEIRO
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 1 de maio 2013
Hora: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Cartão amarelo: Dudu
Gols: Everton Ribeiro, aos 12, Nilton, aos 13 e Guto, aos 30 do 2º
RESENDE: Mauro; Filipi Souza (Guto), Thiago Sales, Marcelo e Kim; Léo Silva, Dudu (Pedrinho), Hiroshi, Léo Silva e Denilson; Elias e Geovane Maranhão (Acosta).Técnico: Eduardo Allax
CRUZEIRO: Fábio, Mayke, Bruno Rodrigo, Léo e Everton, Leandro Guerreiro, Nilton, Everton Ribeiro (Ricardo Goulart) e Diego Souza (Élber), Dagoberto e Borges.Técnico: Marcelo Oliveira
ü Fonte: PLACAR