Cinco anos depois serem anunciadas como sede, Polônia e Ucrânia recebem a partir de sexta-feira a primeira Eurocopa realizada no leste europeu desde o fim do bloco comunista. A competição, que reúne 16 equipes do continente, terá transmissão ao vivo da Rádio Estadão ESPN e cobertura completa do ESPN.com.br.
Além das dúvidas quanto à preparação dos dois países, a expectativa para o torneio envolve desde o favoritismo de seleções como Holanda, Espanha e Alemanha, a situação em que chega Itália devido à crise fora de campo, a renovação da França e as candidatas à surpresa. As questões começarão a ser respondidas a partir desta sexta-feira.
Maior vencedora da competição com três títulos (1972, 1980 e 1996), a Alemanha conta com boa parte da seleção que surpreendeu na Copa do Mundo de 2010 para conseguir o quarto título e disparar ainda mais como grande campeão do continente.
Outra seleção que chega à competição como uma das mais cotadas a levantar o troféu é a Espanha. Atual campeã da Euro e do Mundial, a Fúria poderá - além de igualar o número de conquistas da Alemanha - se tornar a primeira equipe a vencer o torneio duas vezes consecutivas. Vindo de um vice-campeonato na Copa de 2010, os holandeses depositam a confiança no setor ofensivo para voltar ao topo da Europa depois de 24 anos.
Estádio de Varsóvia receberá a partida de abertura da Euro Crédito da imagem: Reuters |
Além das três grandes favoritas, a Itália vê um novo escândalo de manipulação de resultados atrapalhar a preparação da equipe nacional. Em 1982 e 2006, os problemas extra-campo não impediram que a Azzurra conquistasse o título mundial, agora, a equipe terá de se inspirar na história para repetir o feito. Já a França, que vive um processo de renovação depois do fiasco de 2010, tentará repetir, na Euro, as atuações que têm feito durante a preparação.
Apesar do favoritismo das grandes seleções, o torneio tem registrado surpresas nas últimas duas edições quando a Grécia foi campeã em 2004 e Rússia e Turquia avançaram até as semifinais em 2008. Das três seleções, apenas os turcos não disputaram esta edição. Além disso, as anfitriãs terão o incentivo da torcida para superarem as expectativas. Os irlandeses, há 14 jogos sem perder, também é uma candidata a zebra.
A expectativa para o torneio não fica apenas em relação ao que ocorrerá dentro de campo. Afinal, a preparação de Polônia e Ucrânia, confirmados como sedes em 2007, gerou muita desconfiança sobre a capacidade de os dois países realizarem com sucesso a competição. Com os estádios prontos, a questão a ser provada durante o próximo mês ficará por conta da infraestrutura das cidades.
O grupo A é o que abre a Eurocopa 2012 na sexta-feira, 8 de junho, com os dois jogos transmitidos ao vivo pela rádio Estadão ESPN e nenhuma seleção considerada favorita a fazer grande campanha no torneio que reúne as 16 melhores equipes da Eurocopa.
Para os comentaristas dos canais ESPN, a anfitriã Polônia deve avançar, muito por ser a dona da casa, mas também por não ter caído num grupo de alto nível técnico.
Paulo Vinicius Coelho aposta na Rússia ficando com a segunda vaga; Mauro Cezar Pereira acredita numa boa briga pela classificação; e Paulo Calçade destaca o goleiro do Chelsea, Petr Cech, como esperança da República Tcheca e grande atração da chave. Veja a análise do grupo A:
Clique no player e assista à análise
Tabela de jogos do grupo A:
8/6, sexta-feira13h - Polônia x Grécia
15h25 - Rússia x República Tcheca
12/6, terça-feira13h - Grécia x República Tcheca
15h45 - Polônia x Rússia
16/6, sábado15h45 - Grécia x Rússia
15h45 - República Tcheca x Polônia
Últimos amistosos:
Polônia 1 x 0 Letônia
Polônia 1 x 0 Eslováquia
Polônia 4 x 0 Andorra
Goleiros: Wojciech Szczesny (Arsenal-ING), Przemyslaw Tyton (PSV Eindhoven-HOL), Grzegorz Sandomierski (Jagiellonia Bialystok)
Defensores: Lukasz Piszczek (Borussia Dortmund-ALE), Marcin Wasilewski (Anderlecht-BEL), Jakub Wawrzyniak (Legia Varsóvia), Marcin Kaminski (Lech Poznan), Grzegorz Wojtkowiak (Lech Poznan), Sebastian Boenisch (Werder Bremen-ALE), Damien Perquis (Sochaux-FRA)
Meio-campistas: Eugen Polanski (Mainz-ALE), Dariusz Dudka (Auxerre-FRA), Adam Matuszczyk (Fortuna Düsseldorf-ALE), Adrian Mierzejewski (Trabzonspor-TUR), Jakub Blaszczykowski (Borussia Dortmund-ALE), Ludovic Obraniak (Bordeaux-FRA), Maciej Rybus (Terek Grozny-RUS), Kamil Grosicki (Sivasspor-TUR), Rafal Murawski (Lech Poznan), Rafal Wolski (Legia Varsóvia)
Atacantes: Robert Lewandowski (Borussia Dortmund-ALE), Artur Sobiech (Hannover-ALE), Pawel Brozek (Celtic-ESC).
Leonardo Bertozzi: "Co-anfitriã da Euro 2012, a Polônia é a pior entre as seleções participantes segundo o ranking da Fifa. No entanto, o fato de jogar em casa e ter um grupo que poderia ser bem mais complicado são razões para acreditar em uma campanha positiva no torneio - entenda-se a classificação para as quartas-de-final." - Clique aqui para a ler a análise completa
Últimos amistosos:Rússia 1 x 1 Uruguai
Lituânia 0 x 0 Rússia
Itália 0 x 3 Rússia
Goleiros: Igor Akinfeyev (CSKA Moscou), Vyacheslav Malafeyev (Zenit) e Anton Shinin (Dínamo Moscow)
Defensores: Alexander Anyukov (Zenit), Alexei Berezutsky, Sergei Ignashevich e Kirill Nababkin (CSKA Moscou), Vladimir Granat (Dínamo Moscow), Yury Zhirkov (Anzhi Makhachkala), Dmitry Kombarov (Spartak Moscou) e Roman Sharonov (Rubin Kazan)
Meio-campistas: Igor Denisov, Roman Shirokov e Konstantin Zyryanov (Zenit), Denis Glushakov (Lokomotiv Moscou), Igor Semshov (Dínamo Moscow), Alan Dzagoev (CSKA Moscou) e Marat Izmailov (Sporting-POR)
Atacantes: Andrei Arshavin e Alexander Kerzhakov (Zenit), Alexander Kokorin (Dínamo Moscow), Roman Pavlyuchenko (Lokomotiv Moscou) e Pavel Pogrebnyak (Fulham)
Leonardo Bertozzi: "Se considerarmos o período em que fazia parte da União Soviética, a Rússia tem uma história rica nos campeonatos europeus. Os soviéticos conquistaram o título em 1960 e chegaram a outras três finais, em 1964, 1972 e 1988. Depois da separação, a Rússia viveu outro grande momento em 2008, quando surpreendeu e alcançou as semifinais." - Clique aqui para ler a análise completa
Últimos amistosos:Grécia 1 x 1 Eslovênia
Armênia 0 x 1 Grécia
Goleiros: Kostas Chalkias (PAOK), Michalis Sifakis (Aris) e Alexandros Tzorvas (Palermo)
Defensores: Vasilis Torosidis, Avraam Papadopoulos e Jose Holebas (Olympiakos), Kyriakos Papadopoulos (Schalke 04), Stelios Malezas (PAOK), Giorgos Tzavellas (Monaco), Sokratis Papastathopoulos (Werder Bremen)
Meio-campistas: Grigoris Makos (AEK), Giannis Maniatis e Giannis Fetfatzidis (Olympiakos), Kostas Katsouranis, Giorgos Karagounis e Sotiris Ninis (Panathinaikos), Giorgos Fotakis (PAOK) e Kostas Fortounis (Kaiserslautern);
Atacantes: Giorgos Samaras (Celtic), Dimitris Salpigidis (PAOK), Fanis Gekas (Samsunspor), Nikos Limberopoulos (AEK) e Kostas Mitroglou (Atromitos).
Leonardo Bertozzi: "Em 2004, a Grécia estreou contra os donos da casa no caminho para uma das conquistas mais inesperadas da história do esporte. Apesar da coincidência em 2012 - o primeiro jogo do grupo A será contra os poloneses -, é difícil acreditar que seja possível repetir a façanha de oito anos atrás." - Clique aqui para ler a análise completa
Últimos amistosos:República Tcheca 2 x 1 Israel
República Tcheca 1 x 2 Hungria
Goleiros: Petr Cech (Chelsea/ING), Jan Lastuvka (Dnepropetrovsk/UCR), Jaroslav Drobny (Hamburg/ALE)
Defensores: Frantisek Rajtoral (V.Pilsen), Roman Hubnik (Hertha/GER), Tomas Sivok (Besiktas/TUR), Michal Kadlec (Leverkusen/ALE), Theodor Gebre Selassie (Liberec), David Limbersky (V.Pilsen), Marek Suchy (Spartak Moscou/RUS)
Meio-campistas: Tomas Rosicky (Arsenal/ING), Jaroslav Plasil (Bordeaux/FRA), Jan Rezek (Famagusta/CHP), Daniel Kolar (V.Pilsen), Vladimir Darida (Plzen), Petr Jiracek (Wolfsburg/ALE), Milan Petrzela (V.Pilsen), Vaclav Pilar (V.Pilsen), Tomas Hubschman (Donetsk/UCR)
Atacantes: Milan Baros (Galatasaray/TUR), David Lafata (Jablonec), Tomas Pekhart (Nuremberg/ALE), Tomas Necid (CSKA Moscou/RUS)
Leonardo Bertozzi: "A República Tcheca chegou a ser respeitada como seleção de ponta na última década. A geração de Pavel Nedved encantou o mundo em 2004, quando alcançou a semifinal da Eurocopa com um futebol de altíssimo nível, e chegou a ocupar a segunda colocação do ranking da Fifa antes da Copa do Mundo de 2006, quando decepcionou e acabou eliminada da primeira fase." -Clique aqui para ler a análise completa
Como todo torneio, um grupo é eleito o 'da morte'. No caso da Eurocopa que começa nesta semana, a chave B é a que, em tese, mais coloca em risco o futuro das grandes seleções, que têm confrontos complicados já na fase de classificação à segunda fase.
Na primeira rodada, sábado, com transmissão ao vivo da rádio Estadão ESPN, a vice-campeã mundial Holanda enfrenta a Dinamarca às 13h, enquanto Alemanha e Portugal duelam a partir das 15h45.
Para os comentaristas dos canais ESPN, a seleção portuguesa dependerá do brilho de Cristiano Ronaldo, cobrado por não conseguir repetir as atuações do Real Madrid na seleção.
Paulo Vinicius Coelho destaca a Alemanha forte, pronta para conquistar o quarto título continental, e Paulo Calçade considera que o trabalho iniciado em 2006, de renovação, dá tranquilidade aos atuais jogadores alemães. Mauro Cezar Pereira fala ainda do ataque holandês, mas lembra que a defesa laranja não é das mais confiáveis. Veja análise do grupo B:
Clique no player e veja a análise do grupo B
Tabela de jogos:
9/6, sábado13h - Holanda x Dinamarca
15h45 - Alemanha x Portugal
13/6, quarta-feira13h - Holanda x Alemanha
15h45 - Dinamarca x Portugal
17/6, domingo15h45 - Portugal x Holanda
15h45 - Dinamarca x Alemanha
Últimos amistosos:Holanda 1 x 2 Bulgária
Holanda 2 x 0 Eslováquia
Holanda 6 x 0 Irlanda do Norte
Goleiros: Maarten Stekelenburg (Roma), Michel Vorm (Swansea) e Tim Krul (Newcastle)
Defensores: Khalid Boulahrouz (Stuttgart), John Heitinga (Everton), Joris Mathijsen (Málaga), Ron Vlaar (Feyenoord), Wilfred Bouma (PSV), Gregory van der Wiel (Ajax) e Jetro Willems (PSV)
Meio-campistas: Ibrahim Afellay (Barcelona), Mark van Bommel (Milan), Nigel de Jong (Manchester City), Stijn Schaars (Sporting), Wesley Sneijder (Inter de Milão), Kevin Strootman (PSV) e Rafael van der Vaart (Tottenham)
Atacantes: Klaas-Jan Huntelaar (Schalke 04), Luuk de Jong (Twente), Dirk Kuyt (Liverpool), Luciano Narsingh (Heerenveen), Robin van Persie (Arsenal) e Arjen Robben (Bayern de Munique).
Leonardo Bertozzi: "Van Persie, 37 gols na temporada pelo Arsenal. Huntelaar, 48 pelo Schalke. Se dependesse apenas do momento dos goleadores, a seleção holandesa poderia ficar despreocupada sobre suas chances na Eurocopa. O problema é que não apenas de ataque se forma um time campeão. Defesas fracas raramente ganham troféus, e a Oranje sabe que pode se comprometer por isso." - Clique aqui para ler a análise completa
Últimos amistosos:Suíça 5 x 3 Alemanha
Alemanha 2 x 0 Israel
Goleiros: Manuel Neuer (Bayern de Munique), Tim Wiese (Werder Bremen), Ron-Robert Zieler (Hanover 96)
Defensores: Holger Badstuber (Bayern de Munique), Jerome Boateng (Bayern de Munique), Benedikt Hoewedes (Schalke 04), Mats Hummels (Borussia Dortmund), Philipp Lahm (Bayern de Munique), Per Mertesacker (Arsenal), Marcel Schmelzer (Borussia Dortmund)
Meias: Lars Bender (Bayer Leverkusen), Mario Goetze (Borussia Dortmund), Ilkay Guendogan (Borussia Dortmund), Sami Khedira (Real Madrid), Toni Kroos (Bayern de Munique), Thomas Mueller (Bayern de Munique), Mesut Ozil (Real Madrid), Lukas Podolski (Cologne), Marco Reus (Borussia Moenchengladbach), Andre Schuerrle (Bayer Leverkusen), Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique);
Atacantes: Mario Gomez (Bayern de Munique) e Miroslav Klose (Lazio)
Leonardo Bertozzi: "A seleção alemã apresentou nos últimos anos um futebol de encher os olhos. Com um grupo de jogadores jovens, velozes, habilidosos e criativos, o time de Joachim Löw acumulou elogios por suas apresentações. Passou pelas eliminatórias da Euro 2012 sem desperdiçar pontos, e obteve vitórias convincentes em amistosos contra outras seleções de primeira linha." -Clique aqui para ler a análise completa
Últimos amistosos:Portugal 0 x 0 Macedônia
Portugal 1 x 3 Turquia
Goleiros: Rui Patrício (Sporting), Eduardo (Benfica) e Beto (Cluj)
Defensores: João Pereira (Sporting), Miguel Lopes (Braga), Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (Zenit), Rolando (Porto), Ricardo Costa (Valencia) e Fábio Coentrão (Real Madrid)
Meio-campistas: João Moutinho (Porto), Raúl Meireles (Chelsea), Carlos Martins (Granada), Miguel Veloso (Genoa), Rúben Micael (Zaragoza), Custódio (Braga)
Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Manchester United), Ricardo Quaresma (Besiktas), Silvestre Varela (Porto), Hugo Almeida (Besiktas), Hélder Postiga (Zaragoza) e Nélson Oliveira (Benfica)
Leonardo Bertozzi: "Participando do sétimo torneio consecutivo desde 2000, a seleção portuguesa sabe que provavelmente não terá uma chance tão clara de título como em 2004, quando teve a chance de uma final em casa contra a Grécia e fracassou. Desta vez, chega à Eurocopa reconhecendo que superar a fase de grupos já será uma grande vitória, considerando o patamar dos rivais." -Clique aqui para ler a análise completa
Últimos amistosos:Dinamarca 1 x 3 Brasil
Dinamarca 2 x 0 Austrália
Goleiros: Kasper Schmeichel (Leicester), Stephan Andersen (Evian Thonon Gaillard), Anders Lindegaard (Manchester United)
Defensores: Lars Jacobsen (Copenhagen), Daniel Wass (Evian Thonon Gaillard), Daniel Agger (Liverpool), Simon Kjaer (Roma), Andreas Bjelland (Nordsjaelland), Simon Poulsen (AZ Alkmaar), Jores Okore (Nordsjaelland)
Meio-campistas: Christian Poulsen (Evian Thonon Gaillard), Jakob Poulsen (Midtjylland), William Kvist (Nuremberg), Niki Zimling (Club Brugge), Thomas Kahlenberg (Evian Thonon Gaillard), Christian Eriksen (Ajax), Michael Silberbauer (Young Boys), Lasse Schone (NEC Nijmegen)
Atacantes: Dennis Rommedahl (Brondby), Nicklas Bendtner (Sunderland), Michael Krohn-Dehli (Brondby), Tobias Mikkelsen (Nordsjaelland), Nicklas Pedersen (Groningen)
Leonardo Bertozzi: "Se analisarmos os valores individuais, a Dinamarca fica abaixo das três adversárias no grupo B da Euro 2012: Holanda, Alemanha e Portugal. Mas engana-se quem acredita que a equipe já entra em campo eliminada. É um erro que muitos cometeram há vinte anos, quando os dinamarqueses entraram de última hora, após a suspensão da Iugoslávia, e saíram com o título continental" - Clique aqui para ler a análise completa
O grupo C traz um grande clássico logo na primeira rodada da Eurocopa. No domingo, às 13h, comtransmissão ao vivo da rádio Estadão ESPN, a atual vencedora da Euro-2008 e da Copa-2010 enfrenta a tetracampeã do mundo Itália. Na sequência, às 15h45, jogam Irlanda e Croácia.
Para os comentaristas dos canais ESPN, a Espanha segue como favorita ao título, mas com menos força do que dois anos atrás, quando venceu o Mundial na África do Sul. Paulo Vinicius Coelho alerta para as derrotas nos principais amistosos; Paulo Calçade lembra que a seleção não conseguiu manter o nível de rendimento de 2010; e Mauro Cezar Pereira destaca ainda as dúvidas no ataque, com a ausência de David Villa e a queda de produção de Torres.
Do lado italiano, há o atual escândalo de combinação de resultados que resultou até em corte no elenco da equipe. A Irlanda, ressaltam os especialistas, pode fazer um bom papel na chave, com a Croácia correndo por fora. Veja a análise do grupo C da Euro:
Para os comentaristas dos canais ESPN, a Espanha segue como favorita ao título, mas com menos força do que dois anos atrás, quando venceu o Mundial na África do Sul. Paulo Vinicius Coelho alerta para as derrotas nos principais amistosos; Paulo Calçade lembra que a seleção não conseguiu manter o nível de rendimento de 2010; e Mauro Cezar Pereira destaca ainda as dúvidas no ataque, com a ausência de David Villa e a queda de produção de Torres.
Do lado italiano, há o atual escândalo de combinação de resultados que resultou até em corte no elenco da equipe. A Irlanda, ressaltam os especialistas, pode fazer um bom papel na chave, com a Croácia correndo por fora. Veja a análise do grupo C da Euro:
Clique no player e veja a análise!
Tabela de jogos:
10/6 - domingo
13h - Espanha x Itália
15h45 - Irlanda x Croácia
14/6 - quarta-feira13h - Itália x Croácia
15h45 - Espanha x Irlanda
18/6 - segunda-feira
15h45 - Croácia x Espanha
15h45 - Itáia x Irlanda
Últimos amistosos:Espanha 2 x 0 Sérvia
Espanha 4 x 1 Coreia do Sul
Espanha 1 x 0 China
Goleiros: Iker Casillas (Real Madrid), José Manuel Reina (Liverpool) e Victor Valdés (Barcelona)
Defensores: Álvaro Arbeloa, Sergio Ramos e Raúl Albiol (Real Madrid), Jordi Alba (Valencia), Juanfran Torres (Atlético de Madri) e Gerard Piqué (Barcelona)
Meio-campistas: Javí Martinez (Athletic Bilbao), Xabi Alonso (Real Madrid), Santiago Cazorla (Málaga), Xavi, Fabregas, Busquets e Iniesta (Barcelona), Juan Mata (Chelsea), Jesus Navas (Sevilla) e David Silva (Manchester City)
Atacantes: Álvaro Negredo (Sevilla), Fernando Llorente (Athletic Bilbao), Pedro (Barcelona) e Fernando Torres (Chelsea)
Leonardo Bertozzi: "Atual campeã mundial e europeia, a Espanha viveu a transição da sina de fracassos para o status de favorita em todas as competições. Estar à vontade com essa condição é fundamental para as chances da Furia, que pode ser a primeira seleção a conquistar duas edições consecutivas da Eurocopa." Clique aqui para ler a análise completa
Últimos amistosos:Itália 0 x 3 Rússia
Goleiros: Gianluigi Buffon (Juventus), Morgan De Sanctis (Napoli) e Salvatore Sirigu (Paris Saint-Germain)
Defensores: Ignazio Abate (Milan), Federico Balzaretti (Palermo), Andrea Barzagli, Leonardo Bonucci e Giorgio Chiellini (Juventus), Christian Maggio (Napoli) e Angelo Obinze Ogbonna (Torino);
Meio-campistas: Daniele De Rossi (Roma), Alessandro Diamanti (Bolonha), Emanuele Giaccherini, Claudio Marchisio e Andrea Pirlo (Juventus), Riccardo Montolivo (Fiorentina), Thiago Motta (Paris Saint-Germain) e Antonio Nocerino (Milan);
Atacantes: Mario Balotelli (Manchester City), Fabio Borini (Roma), Antonio Cassano (Milan), Antonio Di
Natale (Udinese) e Sebastian Giovinco (Parma).
Leonardo Bertozzi: "Em 2010, o fracasso da Itália na Copa do Mundo já estava anunciado antes de acontecer. Com Marcello Lippi de volta ao cargo, ele preferiu usar o torneio para pagar dívidas de gratidão com jogadores em declínio que estiveram a seu lado na conquista de 2006. Não tinha como dar certo. A eliminação na primeira fase foi surpresa para poucos." - Clique aqui para ler a análise completa
Últimos amistosos:Croácia 3 x 1 Estônia
Croácia 1 x 1 Noruega
Goleiros: Stipe Pletikosa (Rostov), Danijel Subasic (Monaco) e Ivan Kelava (Dinamo Zagreb).
Defensores: Jurica Buljat (Maccabi Haifa), Domagoj Vida (Dinamo Zagreb), Vedran Corluka (Bayer Leverkusen), Josip Simunic (Dinamo Zagreb), Gordon Schildenfeld (Eintracht Frankfurt), Ivan Strinic (Dnipro Dnepropetrovsk) e Danijel Pranjic (Bayern Munique).
Meias: Darijo Srna (Shakhtar Donetsk), Tomislav Dujmovic (Zaragoza), Ognjen Vukojevic (Dinamo Kiev), Ivan Rakitic (Sevilla), Luka Modric (Tottenham), Ivan Perisic (Borussia Dortmund), Niko Kranjcar (Tottenham), Milan Badelj (Dinamo Zagreb) e Sime Vrsaljko (Dínamo Zagreb).
Atacantes: Nikola Kalinic (Dnipro Dnipropetrovsk), Nikica Jelavic (Everton), Mario Mandzukic (Wolfsburgo) e Eduardo da Silva (Shakhtar Donetsk).
Leonardo Bertozzi: "A seleção croata conta com alguns jogadores talentosos em seu elenco, mas nas últimas competições tem frustrado as expectativas. O último grande momento foi em 1998, quando o time alcançou as semifinais da Copa do Mundo com jogadores do nível de Boban, Prosinecki, Suker e o atual técnico Slaven Bilic." - Clique aqui para ler a análise completa
Últimos amistosos:Irlanda 1 x 0 Bósnia
Irlanda 0 x 0 Hungria
Goleiros: Shay Given (Aston Villa/ING), Keiren Westwood (Sunderland/ING) e David Forde (Millwall/ING).
Defensores: John O'Shea (Sunderland/ING), Richard Dunne (Aston Villa/ING), Sean St Ledger (Leicester City/ING), Stephen Ward (Wolverhampton/ING), Kevin Foley (Wolverhampton/ING), Stephen Kelly (Fulham/ING) e Darren O'Dea (Celtic/ESC).
Meio-campistas: Keith Andrews (West Bromwich/ING), Glenn Whelan (Stoke Cit/ING), Darron Gibson (Everton/ING), Damien Duff (Fulham/ING), Aiden McGeady (Spartak Moscou/RUS), Stephen Hunt (Wolverhampton/ING), Paul Green (sem clube) e James McClean (Sunderland/ING).
Atacantes: Robbie Keane (Los Angeles Galaxy/EUA), Kevin Doyle (Wolverhampton/ING), Simon Cox (West Bromwich/ING), Jonathan Walters (Stoke City/ING) e Shane Long (West Bromwich/ING).
Veja a análise de Leonardo Bertozzi: "A classificação para a Euro 2012 lavou a alma dos irlandeses após a frustração de ver a "mãozinha" de Thierry Henry ajudar a eliminar a seleção na repescagem para a Copa do Mundo de 2010. A primeira participação em uma Eurocopa desde 1988 tem a assinatura do italiano Giovanni Trapattoni, um dos técnicos mais experientes e vitoriosos do futebol mundial." - Clique aqui para ler a análise completa
Na Eurocopa de 1992, França, Inglaterra e Suécia também estiveram na mesma chave da competição. Na época, tiveram a companhia da Dinamarca, convidada que acabou vencendo a competição; nesta edição, a Ucrânia, dona da casa, completa a chave que tem os primeiros jogos marcados para segunda-feira, 11, com transmissão ao vivo dos canais ESPN.
Há 20 anos, a Suécia se classificou em primeira, mas os comentaristas dos canais ESPN acreditam que a França, também favorita em 1992, confirme a boa fase e vença a chave.
Paulo Calçade destaca ainda que a Inglaterra faz da liga local uma das melhores do mundo, mas não consegue refletir tal força na seleção nacional. Mauro Cezar vê a Suécia, na dependência de Ibrahimovic, como concorrente dos ingleses pela segunda vaga. Veja a análise do grupo D!
Clique no player e veja a análise!
Tabela de jogos:11/6, segunda-feira13h - França x Inglaterra
15h34 - Ucrânia x Suécia
15/6, sexta-feira13h - Ucrânia x França
15h45 - Suécia x Inglaterra
19/6, terça-feira15h45 - Suécia x França
15h45 - Inglaterra x Ucrânia
Últimos amistosos:Ucrânia 4 x 0 Estônia
Áustria 3 x 2 Ucrãnia
Turquia 2 x 0 Ucrânia
Goleiros: Andrei Pyatov (Shakhtar Donetsk), Alexander Goryainov (Metalist Kharkiv), Maxim Koval (Dínamo Kiev)
Defensores: Taras Mykhalik, Yevgeny Khacheridi (ambos do Dínamo Kiev), Yaroslav Rakytsky, Alexander Kucher, Vyacheslav Shevchuk (do Shakhtar Donetsk), Yevgeny Selin (Vorskla Poltava), Bogdan Butko (Mariupol)
Meio-campistas: Anatoly Tymoshchuk (Bayern de Munique/ALE), Oleg Gusev, Denis Garmash, Alexander Aliev, Andrei Yarmolenko (todos do Dínamo Kiev), Ruslan Rotan, Yevgeny Konoplyanka (ambos no Dnepropetrovsk), Sergei Nazarenko (Tavria Simferopol)
Atacantes: Andrei Shevchenko, Artem Milevsky (do Dínamo Kiev), Andrei Voronin (Dínamo Moscou/RUS), Yevgeny Seleznov, Marko Devic (ambos no Shakhtar Donetsk)
Leonardo Bertozzi: "Preparação tumultuada, uma geração pouco brilhante e a volta de um antigo ídolo nas vestes de salvador da pátria. A campanha da Ucrânia em sua primeira Eurocopa parece rumar para um desastre, mesmo jogando em casa." - Clique aqui para ler a análise completa
Últimos amistosos:Noruega 0 x 1 Inglaterra
Inglaterra 1 x 0 Bélgica
Goleiros: Joe Hart (Manchester City), Robert Green (West Ham), Jack Butland (Birmingham City).
Defensores: Leighton Baines (Everton), Martin Kelly (Liverpool), Ashley Cole (Chelsea), Glen Johnson (Liverpool), Phil Jones (Manchester United), Joleon Lescott (Manchester City), John Terry (Chelsea), Phil Jagielka (Everton).
Meio-campistas: Stewart Downing (Liverpool), Steven Gerrard (Liverpool), Jordan Henderson (Liverpool), James Milner (Manchester City), Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal), Scott Parker (Tottenham), Theo Walcott (Arsenal), Ashley Young (Manchester United).
Atacantes: Andy Carroll (Liverpool), Jermain Defoe (Tottenham), Wayne Rooney (Manchester United), Danny Welbeck (Manchester United).
Leonardo Bertozzi: "Entre as seleções europeias que já conquistaram a Copa do Mundo, a Inglaterra é a única a não ter um título de Eurocopa no currículo. Depois do vexame de não se classificar para a edição de 2008, pelo menos a equipe conquistou a vaga desta vez. Mas, a julgar pelos rumos da preparação, as esperanças de um título inédito são diminutas. E os torcedores, que normalmente exageram nas expectativas, desta vez não se iludem sobre as chances." - Clique aqui para ler a análise completa
Últimos amistosos:Suécia 3 x 2 Islândia
Suécia 2 x 1 Sérvia
Goleiros: Andreas Isaksson (PSV Eindhoven), Johan Wiland, (Copenhagen), Pär Hansson (Helsingborg)
Defensores: Mikael Lustig (Celtic), Olof Mellberg (Olympiakos), Andreas Granqvist (Genoa), Martin Olsson, (Blackburn Rovers),Jonas Olsson (West Bromwich), Behrang Safari (Anderlecht), Mikael Antonsson (Bologna)
Meio-campistas: Rasmus Elm (AZ Alkmaar), Sebastian Larsson (Sunderland), Kim Kallstrom (Lyon), Anders Svensson(Elfsborg), Pontus Wernbloom (CSKA Moscou), Samuel Holmen (Istanbul BB), Emir Bajrami (Twente), Christian Wilhelmsson (Al-Hilal)
Atacantes: Zlatan Ibrahimovic (Milan), Johan Elmander (Galatasaray), Tobias Hysen (IFK Gotemburgo), Ola Toivonen (PSV Eindhoven), Marcus Rosenberg (Werder Bremen)
Leonardo Bertozzi: "Contar com um dos atacantes mais temidos da Europa é necessariamente uma solução ou pode ser um problema? No jogo em que garantiu sua classificação, vencendo a Holanda por 3 a 2, a Suécia teve uma de suas melhores atuações com o técnico Erik Hamren - mesmo sem contar com Zlatan Ibrahimovic." - Clique aqui para ler a análise completa
Últimos amistosos:
França 4 x 0 Estônia
Goleiros: Cedric Carrasso (Bordeaux), Hugo Lloris (Lyon), Steve Mandanda (Olympique de Marselha);
Defensores: Gael Clichy (Manchester City), Mathieu Debuchy (Lille), Patrice Evra (Manchester United), Laurent Koscielny (Arsenal), Philippe Mexes (Milan), Adil Rami (Valencia) e Anthony Reveillere (Lyon);
Meio-campistas: Yohan Cabaye e Hatem Ben Arfa (Newcastle), Alou Diarra (Olympique de Marselha), Florent Malouda (Chelsea), Marvin Martin (Sochaux), Blaise Matuidi (Paris Saint-Germain), Yann M'vila (Rennes), Samir Nasri (Manchester City);
Atacantes: Karim Benzema (Real Madrid), Olivier Giroud (Montpellier), Jeremy Menez (Paris Saint-Germain), Franck Ribéry (Bayern de Munique) e Mathieu Valbuena (Olympique de Marselha).
Leonardo Bertozzi: "A Copa do Mundo de 2010 foi uma página negra na história do futebol francês. Não apenas pela vexatória eliminação na fase de grupos, mas pelo caos que se instalou na equipe com a rebelião dos jogadores contra o técnico Raymond Domenech." - Clique aqui para a análise completa
Curta Nossa Pagina Fan Page Curta: Reavendo Noicia e Esporte
0 comentários:
Postar um comentário