Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro da história da seleção portuguesa. A partir desta quarta-feira, o torcedor lusitano terá mais um motivo para reverenciar o atual melhor jogador do mundo. Com dois gols do craque do Real Madrid, a equipe de Paulo Bento massacrou Camarões, último rival do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo, pelo placar de 5 a 1, em confronto realizado na cidade de Leiria.
Os dois tentos isolaram Cristiano Ronaldo como o máximo goleador da seleção portuguesa. O atacante chegou aos 49 gols, dois a mais do que o antigo artilheiro, Pauleta. Além da festa pelo craque, a torcida portuguesa comemorou também os gols de Raúl Meireles, Fábio Coentrao e Edinho. Aboubakar descontou.
Enquanto Portugal cumpriu o seu papel, Camarões colheu motivos para se preocupar, Vítima de uma nova marca recorde de Cristiano Ronaldo e de uma expressiva goleada portuguesa, o time camaronês agora terá três meses para se preparar rumo à Copa. O duelo diante do Brasil está marcado para o dia 23 de junho, às 17h (de Brasília), no Estádio Nacional, justamente em Brasília.
O jogo
Fora a promoção de jovens como William, Rafa Silva e Ivan Cavaleiro ao time titular, o compromisso desta quarta-feira gerava a expectativa por Cristiano Ronaldo. No primeiro encontro com a torcida portuguesa após conquistar a Bola de Ouro da Fifa, o craque poderia assumir a artilharia da seleção do país de maneira isolada, superando o centroavante Pauleta.
O melhor jogador do mundo, por sua vez, precisou de apenas 21 minutos para quebrar mais um recorde na carreira. O atacante do Real Madrid enganou a marcação, recebeu bom passe de João Pereira na entrada da área, rolou para a perna direita e disparou um chute certeiro, no canto direito do goleiro Charles Itandje. Pela 48ª vez, Ronaldo faz a festa portuguesa.
Reuters
Apesar do gol e a festa por Cristiano Ronaldo, Portugal pouco convenceu o público em Leiria. A inspiração do melhor do mundo não contagiou a equipe lusitana, que sofreu aos poucos com a força física do ataque camaronês. A partida, embora com caráter amistoso, ganhou novos ares a partir dos 34min, quando Fábio Coentrao e Alex Song, rivais de Real Madrid e Barcelona, se estranharam; o árbitro puniu ambos com o amarelo.
Diante de um adversário pouco inspirado, o time africano cresceu em campo e frustrou a festa da torcida portuguesa no Estádio Dr. Magalhães Pessoa aos 43min de partida. O meio-campista Jean Makoun descolou ótimo passe e achou Vincent Aboubakar. O centroavante do Lorient dominou com categoria e chutou firme para superar Beto e igualar o placar.
O tento no final da etapa inicial acordou Portugal para a volta do intervalo. A equipe de Paulo Bento pressionou Camarões no campo defensivo e rapidamente assumiu o controle da partida. Os donos da casa só não retomaram a liderança no início do tempo final por conta do goleiro Itandje, que parou Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo de maneira espetacular.
Dono de uma grande atuação, o camisa 16 de Camarões acabou ‘traído' por um companheiro, mais precisamente o defensor Aurelien Chedjou. Aos 21min, o atleta do Galatasaray, após receber passe do goleiro, tentou sair jogando e tocou nos pés de Raúl Meireles. O volante do Fenerbahce chutou com o gol todo aberto e recolocou os portugueses na liderança do marcador.
O erro bizarro do zagueiro abalou a seleção camaronesa, e soltou ainda mais o time português. No minuto seguinte, Paulo Bento testemunhou um dos seus ‘testes' brilhar em campo. O jovem atacante Ivan Cavaleiro, atleta de 20 anos do Benfica, descolou um lindo passe para Fábio Coentrao, que invadiu a área e tocou com categoria na saída do goleiro adversário.
Além de Cavaleiro, outro ‘novo' nome também apareceu para os torcedores portugueses: Edinho. O atacante de 31 anos do Kayseri Erciyesspor, vice-lanterna do Campeonato Turco, aproveitou rebote do goleiro, após chute de Cristiano Ronaldo, e balançou as redes.
O melhor do mundo, frustrado no lance do quarto gol, fechou a festa no último teste de Portugal antes da convocação final para o Mundial no Brasil. Já aos 38min, Cristiano Ronaldo arrematou de dentro da área e venceu o goleiro Assembé e sacramentou a goleada que transmite uma mensagem ao Brasil: Camarões tem tudo para ser uma 'presa fácil' para o time de Felipão.
Um grande abraço.
Fonte: ESPN
0 comentários:
Postar um comentário