Em um jogo paralisado pela chuva de Donetsk, a dona da casa Ucrânia não resistiu à superioridade do adversário e sucumbiu à França, por 2 a 0, com gols de Ménez e Cabaye.
Foi a primeira vitória francesa em um torneio de grande porte desde a semifinal da Copa do Mundo de 2006. Naquela ocasião, os Azuis bateram Portugal por 1 a 0, com gol de Zidane.
Aos quatro minutos do primeiro tempo, o campo excessivamente molhado e o excesso de raios fizeram com que o jogo ficasse parado por quase uma hora.
Com o triunfo, os franceses chegam a quatro pontos e são líderes do Grupo D. A Ucrânia fica com três pontos, mas ainda têm chances de se classificar às quartas de final. Basta uma vitória diante da Inglaterra na última rodada da fase de grupos.
Primeiro tempo
O primeiro tempo pode ser dividido entre antes e após a interrupção por conta da chuva de Donetsk. Nos primeiro quatro minutos de jogo, os ucranianos pressionaram a saída de bola e forçaram erros de passe dos franceses em duas ocasiões. Em uma delas, o goleiro Lloris quase cedeu a bola a Voronin.
Temporal interrompeu a partida por 55 minutos
Mas quando a chuva apertou e os raios se multiplicaram, o árbitro Björn Kuipers suspendeu a partida. Quase uma hora depois, os times voltaram a campo, mas o jogo mudou.
Melhor para a França, que se reorganizou no vestiário e voltou mais ofensiva, com Nasri e, principalmente, Ribéry ligados.
Mais uma vez, porém, os azuis abusaram do preciosismo, insistindo nas jogadas de efeito para furar o bloqueio ucraniano. As tabelas saíam com naturalidade, mas na hora do último toque os visitantes davam azar.
Foi assim com Benzema e Ribéry e até quando o ponteiro do Bayern de Munique liberou Ménez para marcar - impedido - o primeiro gol, justamente invalidado pela arbitragem. O próprio Ménez também perdeu gol feito, após jogada do camisa 7 francês.
Do lado ucraniano, Sheva continuava a ser a melhor opção. O atacante do Dínamo de Kiev ficou cara a cara com Lloris, com o arqueiro do Lyon fazendo linda defesa para impedir a abertura do placar no primeiro tempo.
Segundo tempo
Se na primeira parte do jogo os franceses pecaram pelo preciosismo, na etapa complementar eles mostraram que podem se destacar pela objetividade.
Em duas jogadas rápidas, a França abriu e ampliou o placar, aos sete e aos 10 minutos, não sem antes tomar um susto. Shevchenko, sempre caindo pela esquerda, driblou Debuchy e arriscou de fora da área. A bola por pouco não entrou.
Essa seria a única chance de efeito dos ucranianos, pois os franceses passaram a dominar o jogo a partir daí. Aos sete, Ménez recebeu lindo passe de Benzema, limpou Selin e abriu o placar.
Aos 10, nova assistência do atacante do Real Madrid, desta vez para Cabaye, que chutou no contrapé de Pyatov, ampliando o placar e acabando com os espíritos da Ucrânia.
A partir daí, porém, o antigo preciosismo voltou. A França abusou de toques para tentar ampliar o placar. Curiosamente, a impressão é a de que, caso mantivesse a objetividade, os franceses poderiam até golear, tamanha sua superioridade no segundo tempo.
Pois não foi o que aconteceu com o próprio Cabaye carimbando a trave adversária e Ribéry também tendo chance em cobrança de falta.
Os ucranianos até que tentaram diminuir o prejuízo, mas o poder de fogo era baixo e Lloris quase não foi exigido.
FICHA TÉCNICA
UCRÂNIA 0x2 FRANÇA
Local: Donbass Arena, em Donetsk (UCR)
Data-Hora: 15/6/2012 - 13h (de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Cartões amarelos: Ménez, Debuchy, Mexès (FRA); Selin (UCR)
Cartões vermelhos: -
Gols: Ménez 7'/2ºT (0-1), Cabaye 10'/2ºT (0-2)
UCRÂNIA: Pyatov, Gusev, Mikhalik, Khacheridi e Selin; Tymoshchuk, Voronin (Devic - intervalo), Yarmolenko (Aliyev - 22'/2ºT), Konoplyanka e Nazarenko (Milevskiy - 15'/2ºT); Shevchenko. Técnico: Oleg Blokhin.
FRANÇA: Lloris, Debuchy, Rami, Mexès e Clichy; Cabaye (M'Vila - 23'/2ºT), Diarra e Nasri; Ménez (Martin - 27'/2ºT), Ribéry e Benzema (Giroud - 30'/2ºT). Técnico: Laurent Blanc.
Fonte: BAND
Curta Nossa Pagina Fan Page Curta: Reavendo Noicia e Esporte
0 comentários:
Postar um comentário