Luiz Felipe Scolari mudou bastante de ideia desde a convocação para seu primeiro amistoso na volta à seleção brasileira, no dia 6 de fevereiro de 2013, para jogo contra a Inglaterra, até a lista do jogo de 5 de março de 2014, contra a África do Sul, último teste antes do anúncio final para a Copa do Mundo.
Do começo do ano passado até aqui, metade dos 20 atletas chamados inicialmente pelo treinador ficaram pelo caminho. Seriam 11 se fosse levada em conta a possível ausência de Fred por nova lesão. Três atletas que jogam em times nacionais ainda serão convocados, e o atacante do Fluminense deve ser lembrado.
Permaneceram Júlio César (Toronto F.C), Daniel Alves (Barcelona), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique), Ramires (Chelsea), Paulinho (Corinthians), Oscar (Chelsea), Neymar (Santos) e Hulk (Zenit).
Os ‘abandonados', a seguir:
Diego Alves (Valencia)
Júlio César se manteve entre os goleiros de Felipão nas convocações seguintes, mas Diego Alves ficou pelo caminho. O jogador do Valencia perdeu o posto de reserva para Jefferson, do Botafogo e não é sequer cotado para ser o terceiro goleiro na Copa. A vaga é disputada por Diego Cavalieri, do Fluminense e Victor, do Atlético-MG.
Felipe Luis (Atlético de Madrid) e Adriano (Barcelona)
Rivais na concorrida briga pelo título espanhol, Felipe Luis e Adriano não foram beneficiados pelo sucesso dos seus clubes no decorrer da temporada, e nenhum dos dois deve ter a honra de representar a seleção no Mundial dentro de casa. Marcelo, do Real Madrid, assumiu a lateral esquerda e Maicon, na Roma, virou reserva de Daniel Alves na direita. Na reserva da esquerda, Maxwell, do Paris Saint-Germain, deve ser o escolhido.
Leandro Castán (Roma) e Miranda (Atlético de Madri)
O bom momento da Roma de Castán e do Atlético de Miranda tampouco sensibilizaram Felipão na escolha dos zagueiros. Thiago Silva, do PSG, é, indiscutivelmente, o companheiro de David Luiz, do Chelsea, na dupla de zaga. Dante, do Bayern de Munique, é o reserva imediato. Marquinhos, do PSG, Réver, do Atlético-MG, Dedé, do Cruzeiro ou até Henrique, agora no Napoli, brigam pela quarta vaga.
Arouca (Santos)
A concorrência no meio-campo é grande, e não há lugar para Arouca. Luiz Gustavo, do Wolfsburg, está garantido como primeiro volante e Paulinho, do Tottenham, como segundo homem. Lucas Leiva, do Liverpool, corre por fora e agora Fernandinho, do Manchester City, convocado na lista para o amistoso com a África do Sul, surge como opção. Ainda há Fernando, do Porto.
Hernanes (Internazionale)
Recém-negociado pela Lazio com a Internazionale, onde começou com pé direito, Hernanes foi lembrado por Felipão ao longo de todo o período pré-Copa e justamente no último teste antes da chamada final para o Mundial ficou de fora. Ramires, do Chelsea, voltou à seleção para ficar depois de entrevero com o treinador brasileiro, e Willian, seu companheiro na Inglaterra, se juntou ao grupo de Scolari no final do ano passado e também parece ter cavado sua vaga.
Ronaldinho Gaúcho (Atlético)
Se Hernanes esteve nos planos até a reta final e agora pode ser descartado, o que dizer de Ronaldinho Gaúcho? O craque teve sua chance de provar de que deveria disputar a terceira Copa da carreira, mas não aproveitou.
Lucas (PSG)
O ex-são-paulino Lucas caiu de produção no Paris Saint-Germain depois de um bom início na Europa, a queda se refletiu na seleção, e a Copa deixou de ser realidade para o garoto de 21 anos. Na sua posição, além de Hulk e Neymar, estará outro jovem de rapidez e agilidade, Bernard, do Shakhtar Donetsk.
Luis Fabiano (São Paulo)
Por mais que esta seja a posição mais carente do time, Luis Fabiano fez um 2013 fraco com o São Paulo e não poderá repetir o bom desempenho da Copa do Mundo de 2010, quando marcou três gols e foi o artilheiro do time de Dunga na campanha até as quartas de final, no Mundial do Brasil. Fred, ausente das últimas partidas da seleção e dúvida nesta - três atletas que jogam em times nacionais ainda serão convocados -, é o preferido de Felipão, e Jô deve ser o reserva, ainda que haja espaço para surpresas.
Veja a lista completa de convocados para o amistoso contra a África do Sul:
|
Um grande abraço.
Fonte: ESPN
0 comentários:
Postar um comentário