A novela que tem como enredo a construção da cobertura do Morumbi pode ter fim nesta semana. Perto de completar dois anos desde o anúncio do projeto, a diretoria do São Paulo espera assinar na quarta-feira os dois contratos que vão selar, enfim, a construção da cobertura do campo, do estacionamento de duas mil vagas e da casa de shows para 25 mil pessoas. A informação obtida peloESPN.com.br foi confirmada pelo assessor da presidência, José Francisco Mansur.
Apesar de ser um passo importante para o clube, não há um prazo para o início das obras, já que há outras etapas a serem cumpridas. Ainda assim, a gestão de Juvenal Juvêncio já decidiu que o estádio ficará fechado por alguns meses durante a reforma, provavelmente no ano que vem. O período será definido quando o processo começar.
Além do clube paulista, o acordo para a modernização do Morumbi conta com outras três partes: a XYZ Live, que vai gerenciar a arena, a Andrade Gutierrez, responsável por todas as obras, e a Lacan, empresa que vai administrar o fundo de investimentos para arrecadar os R$ 408 milhões necessários para as mudanças - o orçamento inicial era de R$ 300 milhões, em janeiro de 2011.
Uma reunião nesta segunda-feira, às 14h, vai finalizar os últimos detalhes dos contratos, segundo a diretoria tricolor. O primeiro acordo vai ser assinado entre o fundo e o clube com a Andrade Gutierrez, para a realização das construções. O segundo, com a XYZ Live, é para a cessão da área de 25 mil lugares atrás do gol por 10 anos (com possibilidade de prorrogação por mais 10) e também sobre como vai ser feita a gestão da casa de shows.
Para o fundo começar a funcionar, é necessário que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprove a sua existência, o que depende da entrega dos papéis assinados. Após a sua criação, começa, então, a fase de captação de recursos - os investidores vão ter participação nos resultados da casa de shows. As obras só terão início, então, quando todo o dinheiro necessário para bancar o projeto tiver sido arrecadado.
A estruturação financeira do negócio ainda é mantida em segredo. O São Paulo busca ter uma porcentagem dos resultados dos eventos no novo espaço do Morumbi. A arrecadação dos dias de jogos do estádio continuará nas mãos do clube, mas cerca de 18 mil lugares serão vendidos com exclusividade para a XYZ, que terá direito de revender com outros serviços para os torcedores.
Um grande abraço.
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