Depois de liderar as três etapas do treino classificatório, o inglês Lewis Hamilton, da Mclaren, liderou de ponta a ponta o GP da Hungria de Fórmula 1 e venceu uma prova pela segunda vez na temporada. Ele também se recupera depois de resultados ruins nas últimas três provas – ficou fora da zona de pontuação em duas e foi oitavo no Canadá. Em um bom dia também para Lotus, Kimi Raikkonen, em segundo, e Romain Grosjean, em terceiro, completaram o pódio.
Líder do Mundial de Pilotos, o espanhol Fernando Alonso terminou apenas na quinta posição, mas segue em primeiro – ele soma agora 164 pontos. Mark Webber, sétimo na prova, segue na segunda posição no campeonato, com seu companheiro de Red Bull, Sebastian Vettel, logo atrás. Os brasileiros Felipe Massa e Bruno Senna começaram e terminaram a corrida na zona de pontuação. Massa, que largou em sétimo, acabou na nona posição. Já Senna, nono no grid de largada, terminou em sétimo.
Durante a corrida, uma das maiores mudanças aconteceram logo na largada. Webber, a grande decepção no treino classificatório, pulou da 11ª para a 7ª posição. No mesmo momento, a corrida do atual bicampeão Sebastian Vettel se definiu. Ele tentou ultrapassar Grosjean, não conseguiue ainda perdeu a colocação para Jenson Button – que depois udoua estratégia durante a prova e perdeu posições, finalizando a corrida em sexto.
Já Raikkonen, que foi novamente para o pódio, fez a melhor estratégia da corrida. Parando nos boxes sempre depois dos outros, ele foi ganhando tempo na pista e ultrapassando os adversários. No final, pressionou Hamilton, mas não foi bem sucedido nos ataques.
Já os brasileiros permaneceram praticamente na mesma durante a posição durante toda prova. Massa perdeu posições logo na largada – inclusive para Senna – e seguiu assim até o final. Já o piloto da Williams conquistou a sétima colocação no final da prova, após Webber parar nos boxes.
Reuters
A corrida - A largada em Hungaroring foi adiada e os pilotos, com exceção de Michael Schumacher, deram uma volta de apresentação extra. Ao ver que o começo da prova demoraria mais, o piloto da Mercedes desligou o motor de seu carro e foi empurrado até os boxes, de onde largou.
Quando as luzes vermelhas finalmente se apagaram e a corrida foi iniciada, Lewis Hamilton conseguiu manter a primeira colocação sem problemas e Romain Grosjean se defendeu bem dos ataques de Sebastian Vettel, que ainda perdeu a terceira colocação para Jenson Button. Bruno Senna pulou da nona para a oitava colocação, logo à frente de Felipe Massa, que perdeu dois postos.
Como já era esperado, o início de corrida teve poucas brigas por posição. Kimi Raikkonen aos poucos diminuiu sua diferença para Fernando Alonso, mas o espanhol da Ferrari não deixou que a batalha pelo quinto lugar se tornasse efetiva, aumentando seu ritmo para abrir vantagem novamente sobre o finlandês.
O primeiro dos ponteiros a parar nos boxes para a troca de pneus foi o britânico Jenson Button, na 16ª volta, retornando à pista com compostos médios. No giro seguinte, foi a vez de Bruno Senna realizar seu pit-stop, caindo para décimo. A equipe McLaren não realizou bom trabalho na troca de Lewis Hamilton, mas como a Lotus também errou com Romain Grosjean o britânico manteve a liderança.
Com pneus macios após a parada, o francês conseguiu se aproximar do primeiro colocado, que voltou à pista com compostos médios, mas um erro deixou que Hamilton abrisse vantagem novamente.
A segunda rodada de pit-stops foi iniciada na 35ª volta, novamente por Jenson Button, que desta vez colocou pneus macios e voltou à pista logo atrás de Bruno Senna. O britânico teve muitos problemas para realizar a ultrapassagem, conseguindo a posição apenas na 43ª volta, quando o brasileiro parou nos boxes.
O tempo preso atrás de Bruno Senna custou caro a Button, que viu o alemão Sebastian Vettel ganhar a posição no trabalho de boxes. Quando Hamilton e Grosjean pararam, o piloto da McLaren conseguiu se manter à frente sem ser ameaçado.
Até então coadjuvante na prova, o finlandês Kimi Raikkonen pulou para a segunda posição, ao retardar sua parada nos boxes e brigar de forma agressiva com Grosjean logo em seu retorno à pista.
A corrida ganhou em emoção com o finlandês apresentando ritmo forte e se aproximando de Hamilton. Nas voltas finais de corrida, no entanto, o britânico da McLaren conseguiu controlar bem sua pequena vantagem e recebeu a bandeira quadriculada, seguido por Raikkonen e Grosjean.
Veja a classificação da final da prova:
1-) Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes) – 69 voltas
2-) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 1s0
3-) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 10s5
4-) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – a 11s6
5-) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 26s6
6-) Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) – a 30s2
7-) Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 33s8
8-) Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 34s4
9-) Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 38s3
10-) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 51s2
11-) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 57s2
12-) Paul di Resta (GBR/Force India-Mercedes) – a 62s8
13-) Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 63s6
14-) Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 64s4
15-) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) – a 1 volta
16-) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) - a 1 volta
17- ) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
18-) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 2 voltas
19-) Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 2 voltas
20-) Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas
21-) Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 3 voltas
22-) Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 3 voltas
2-) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 1s0
3-) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 10s5
4-) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – a 11s6
5-) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 26s6
6-) Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) – a 30s2
7-) Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 33s8
8-) Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 34s4
9-) Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 38s3
10-) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 51s2
11-) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 57s2
12-) Paul di Resta (GBR/Force India-Mercedes) – a 62s8
13-) Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 63s6
14-) Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 64s4
15-) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) – a 1 volta
16-) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) - a 1 volta
17- ) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
18-) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 2 voltas
19-) Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 2 voltas
20-) Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas
21-) Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 3 voltas
22-) Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 3 voltas
Volta mais rápida: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min24s136 na volta 68
Não completaram:
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 9 voltas
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 11 voltas
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