Não é desta vez que o São Paulo irá conquistar o único título importante que não possui. Nesta quarta-feira, o time paulista caiu diante do Coritiba, no estádio Couto Pereira, por 2 a 0 no jogo de volta da semifinal e foi eliminado da competição nacional. Émerson, aos 28 do primeiro tempo, e Everton Ribeiro, aos 16 do segundo, fizeram os gols da classificação dos paranaenses.
Com este resultado, o São Paulo segue sem disputar uma final desde a Recopa Sul-Americana de 2006, quando perdeu para o Boca Juniors. De lá para cá, o time tricolor conseguiu apenas títulos em pontos corridos nos Campeonatos Brasileiros de 2006, 2007 e 2008.
A eliminação na Copa do Brasil deve aumentar as especulações sobre a saída do técnico Émerson Leão do clube do Morumbi, que já não vence um título há 4 anos. Desde que foi contratado, Leão fracassou em três objetivos do time: vaga na Libertadores de 2012, título Paulista e da Copa do Brasil.
Já o Coritiba busca se recuperar do vice-campeonato da Copa do Brasil de 2011, quando perdeu para o Vasco. Na sua segunda decisão seguida na competição, o time paranaense irá enfrentar o vencedor do duelo entre Palmeiras e Grêmio, que jogam nesta quinta. Os paulistas triunfaram na ida, no Rio Grande do Sul, por 2 a 0.
O jogo – As duas equipes entraram em campo com novidades. Pelo time da casa, o zagueiro Periera e o meia Rafinha reapareceram no time titular. Pelo lado do Tricolor, Leão optou pela entrada de Rodrigo Caio pela lateral. Com a bola rolando, o São Paulo iniciou tomando a iniciativa. Porém, com o apoio do torcedor, o Alviverde rapidamente equilibrou as ações. Aos quatro minutos, Ayrton pegou rebote, fora da área, e arrematou por cima da meta.
A marcação era forte no meio campo, inclusive com algumas pegadas mais fortes. Éverton Costa foi acionado em lançamento aos sete minutos e Dênis deixou bem o gol para ficar com a bola. Aos pouco o Coxa assumia uma postura mais agressiva, com os paulistas esperando para contra-atacar. Aos 11 minutos, Jadson arriscou da entrada da área e a defesa afastou para escanteio.
Coritiba volta à final da Copa do Brasil Crédito da imagem: Agência Estado |
O Coriba voltou a insistir com determinação e, aos 28 minutos, cobrança de escanteio para o meio da área e Émerson, o zagueiro com maior numero de gols da história do Alviverde, subiu no meio da defesa para testar para o fundo das redes. Se contar mais com a vantagem do primeiro jogo, o São Paulo foi para o ataque. Aos 34 minutos, Edson Silva recebeu cruzamento na medida e tocou de cabeça, meio sem jeito, pela linha de fundo. A zaga coxa-branca vacilou aos 38 minutos, Luis Fabiano dominou, chutou em cima da defesa e, no rebote, Lucas mandou o petardo para fora.
Depois do intervalo, as equipe voltaram sem modificações. Aos três minutos, Roberto invadiu a área, tentou o cruzamento, que bateu nas pernas de Cortez e quase matou Dênis, que se recuperou para defender. O resultado mantinha o clima de tensão no ar, já que um gol de qualquer lado poderia definir a vaga. Aos 12 minutos, Periera subiu na área pra testar, mas fez falta de ataque.
O ritmo caiu muito, com o Coxa sabendo administrar bem a posse de bola, esperando a hora certa para atacar. Com isso o Tricolor atacava mais. Aos 14 minutos, Jadson mandou a bola para a área e Vanderlei espalmou pela linha de fundo. Porém, a resposta alviverde foi fatal. Aos 16 minutos, Éverton Ribeiro subiu na área e com um leve desviou de cabeça estufou as redes para fazer o segundo.
Com o gol a possibilidade de pênalti foi descartada e o técnico Leão colocou em campo Fernandinho e Maicon. Os contra-ataques mudaram de dono e ficaram nos pés do Coxa. Aos 26 minutos, cobrança perfeita de falta de Luis Fabiano e Vanderlei foi buscar no ângulo para salvar. Lucas partiu para acima da defesa, aos 29 minutos, abriu espaço e fuzilou para outra ótima intervenção do arqueiro alviverde.
O Coritiba tinha espaço para matar a partida, mas errava no último passe. O torcedor, que estava calado coma tensão, passou a dar força ao time da casa para os minutos finais. Aos 35 minutos Lincoln recebeu passe açucarado na entrada da aérea e bateu por cima do gol. Willian José foi a última alternativa de Leão para tentar mudar o panorama.
Sérgio Manoel fez bom cruzamento, aos 40 minutos e Edson Silva afastou. Luis Fabiano girou o corpo e chutou no cantinho para perder sua principal chance, aos 42 minutos. Aos 46 minutos, Gil chutou cruzado, nas mãos de Dênis. Chegava ao fim o sonho do Tricolor conquistar sua primeira Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 2 X 0 SÃO PAULO
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 20 de junho de 2012, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO)
Cartões amarelos: Lucas Mendes, Sérgio Manoel e Emerson (Coritiba); Rhodolfo, Casemiro, Lucas, Denilson e Fernandinho (São Paulo)
Gols:
CORITIBA: Émerson, aos 28 minutos do primeiro tempo; Éverton Ribeiro, aos 16 minutos do segundo tempo
CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; William, Sergio Manoel, Rafinha (Lincoln) e Everton Ribeiro (Rafael Silva); Roberto (Gil) e Everton Costa
Técnico: Marcelo Oliveira
SÃO PAULO: Denis; Rodrigo Caio, Rhodolfo, Edson Silva e Cortez (Willian José); Denilson, Casemiro (Maicon), Cícero e Jadson (Fernandinho); Lucas e Luis Fabiano
Técnico: Emerson Leão
Fonte: ESPN
Curta Nossa Pagina Fan Page Curta: Reavendo Noicia e Esporte
0 comentários:
Postar um comentário