O uruguaio Luis Suárez acumula, além de gols, muitas polêmicas em sua carreira. O atacante do Liverpool carrega algumas suspensões no seu cúrriculo. Um fato que chama a atenção, entretanto, é Suárez não ter recebido nenhuma punição dentro de campo nesses lances.
Desde 2010, o uruguaio soma 29 partidas de suspensão, todas elas provenientes de julgamentos externos. Ou seja, Suárez agride em campo sorrateiramente, de um modo em que os juízes não conseguem o punir com cartões, ou por não ver, ou por não acharem merecido.
Na lista das polêmicas, três casos diferentes de mordidas e até mesmo um caso de racismo em partida do Campeonato Inglês. Relembre os acontecimentos:
Novembro de 2010: Com apenas 23 anos, jogando pelo Ajax-HOL, Suárez protagonizou seu primeiro caso de mordida. Em clássico contra o PSV, o uruguaio mordeu o adversário Bakkal. O lance passou batido na partida, mas a Federação Holandesa tratou de punir o atacante com 7 partidas, posteriormente a punição abaixou para apenas 2 jogos, a contagem de jogos punidos poderia ser ainda maior.
Outubro de 2011: Já atuando pelo Liverpool, Suárez foi acusado de racismo contra o lateral-esquerdo francês Evra, do Manchester United. O uruguaio negou, mas a comissão disciplinar da Liga Inglesa comprovou que o uruguaio proferiu "palavras insultuosas" em direção a Evra e que estas "continham uma referência à cor da pele". Como punição, Suárez acumulou mais 8 jogos fora, além de uma multa de 40 mil libras.
Abril de 2013: Em sua segunda mordida, Suárez teve como alvo dessa vez o lateral-direito Ivanonic, do Chelsea. mordeu o braço do rival, enquanto os dois aguardavam cobrança de escanteio. A ação não foi vista pelo árbitro, mas a federação decidiu julgá-lo ainda assim, aplicando 10 jogos de suspensão ao uruguaio
Junho de 2014: A mais recente polêmica do uruguaio foi na partida entre Uruguai e Itália na Copa do Mundo de 2014. Em novo lance dentro da área, Suárez partiu para cima do zagueiro Chiellini, que reclamou da suposta mordida. Em campo, nada ocorreu e o juíz ao menos marcou falta. Posteriormente, a agressão foi comprovada pela Fifa, que aplicou punição de 9 jogos, quatro meses fora de qualquer atividade relacionado ao futebol, além de multa de 100 mil francos suíços (R$ 271 mil)
Vale ressaltar que todas os jogoss em questão eram considerados importantes. Ou por serem clássicos contra grandes rivais, ou uma decisiva partida de Copa do Mundo, como foi agora. O que deixa clara a fragilidade emocional do uruguaio em grandes desafios.
Não foram só os casos em que Suárez foi punido que geraram polêmicas. Em 2007 ainda muito jovem, o uruguaio brigou com um companheiro de equipe nos vestiários do Ajax. Em 2011 já pelo Liverpool, Suárez mostrou gestos ofensivos em direção à torcida do Fulham. Um ano mais tarde, Suárez provocou o técnico do Everton após marcar um gol no clássico de Liverpool. Por fim, em 2013 pela seleção uruguaia, o atacante agrediu o defensor chileno Jara com um soco.
Um grande abraço.
Fonte: ESPN
0 comentários:
Postar um comentário