Depois de nove clássicos sem saber o que era vencer o maior rival, o Bahia pôde sentir esse gosto de forma inédita após a reinauguração da Arena Fonte Nova. Nesta quarta-feira, sob muita chuva em Salvador, a equipe tricolor bateu o Vitória por 2 a 0, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O triunfo foi construído com apenas 26 minutos de bola rolando. Rafael Miranda abriu o placar aos 17 após completar de cabeça cobrança de escanteio. Nove minutos mais tarde, Fernandão aproveitou rebote na área e concluiu para o fundo do alvo.
O encerramento do jejum ainda tem um sabor mais especial para o Bahia neste ano, já que no começo da temporada, a equipe fora goleada duas vezes - por 7 a 3 e 5 a 1, ambas como mandante. O segundo revés, inclusive, gerou uma verdadeira crise, sendo que o então técnico Joel Santana deixou o cargo e torcedores invadiram o clube.
A última vez que o time tricolor havia vencido o Ba-Vi fora em 1º de maio de 2011, quando fizera 3 a 2, fora de casa, pelo Baiano. Desde então, ocorreram cinco empates e quatro triunfos do time rubro-negro. Na Fonte Nova, o Bahia não vencia o adversário desde 2004.
Com o resultado, o Bahia chega a 36 pontos, sobe para parte intermediária da tabela e se afasta da zona de rebaixamento. Já o Vitória estaciona nos 37 pontos e perde a chance de encostar na zona da Libertadores.
Pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia visitará o Goiás no Serra Dourada, no domingo, às 18h30 (de Brasília). Um dia antes, o Vitória receberá o Coritiba no Barradão, às 18h30.
O jogo
O jogo
Devido ao mau tempo e ao trânsito de Salvador, o Vitória chegou à Arena Fonte Nova apenas às 20h35. O pouco tempo de preparação, no entanto, não desmotivou o time rubro-negro no início do clássico baiano. Logo nos primeiros minutos, o time pressionou o Bahia no campo de ataque, mas teve dificuldades para chegar com clareza ao gol adversário.
Os mandantes, por sua vez, preferiram apostar nos contra-ataques, explorando a velocidade de William Barbio, que ganhava espaço nas costas da marcação de Juan. Mesmo sem ficar mais tempo no ataque, foi o Bahia que teve a estratégia mais bem sucedida e quase abriu o placar com Fernandão, de cabeça, após um bom cruzamento para a área.
Aos 17 minutos do primeiro tempo, no entanto, o time tricolor inaugurou o marcador. Wallyson cobrou o escanteio com perfeição para a pequena área, Rafael Miranda apareceu entre os zagueiros do Vitória e desviou de cabeça, sem dar chances ao goleiro Wilson. Era a festa do torcedor tricolor, que, como mandante, era maioria no estádio.
Com a desvantagem no marcador, o Vitória ensaiou uma reação, voltou a ficar no campo de ataque, priorizando o toque de bola, mas a objetividade do Bahia, mais uma vez, deu resultado. Sem consistência defensiva, a equipe rubro-negra seguiu dando muitos espaços para as rápidas descidas do rival e viu o time tricolor fazer o segundo sem dificuldades.
Depois de roubar a bola na defesa, aos 26 minutos, Wallyson deu lindo passe para William Barbio na ponta direita. O atacante chegou batendo cruzado, e o goleiro Wilson espalmou para o meia. No rebote, Fernandão apareceu livre na área, emendou o chute de esquerda e ampliou a vantagem do Bahia na Fonte Nova.
Na volta do intervalo, o treinador Ney Franco mexeu na sua equipe, tentando deixar o Vitória mais ofensivo com o atacante Alemão, mas a postura do time rubro-negro mostrava que seria difícil diminuir a vantagem. Sem organização, os visitantes até esboçaram uma pressão, mas logo viram o Bahia tomar as rédeas da partida com tranquilidade.
Dessa forma, a única chance efetiva do Vitória que levou perigo ao gol de Marcelo Lomba foi em uma jogada individual de Alemão. O atacante limpou dois zagueiros e carimbou a trave do goleiro baiano. Apesar deste susto, o Bahia trocou passes com calma ao longo da segunda etapa e administrou o resultado para garantir a vitória no clássico estadual.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 2 X 0 VITÓRIA
FICHA TÉCNICA
BAHIA 2 X 0 VITÓRIA
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 9 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Fabio Pereira (TO)
Cartões Amarelos: Marcelo Lomba, Demerson, Madson (BAHIA), Kadu, Victor Ramos, Alemão, Marquinhos e Luiz Gustavo (VITÓRIA)
Gols: BAHIA: Rafael Miranda, aos 16, e Fernandão, aos 25 minutos do primeiro tempo
Data: 9 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Fabio Pereira (TO)
Cartões Amarelos: Marcelo Lomba, Demerson, Madson (BAHIA), Kadu, Victor Ramos, Alemão, Marquinhos e Luiz Gustavo (VITÓRIA)
Gols: BAHIA: Rafael Miranda, aos 16, e Fernandão, aos 25 minutos do primeiro tempo
BAHIA: Marcelo Lomba; Madson (Fabrício Lusa), Lucas Fonseca, Demerson e Raul; Feijão, Rafael Miranda e Hélder; Wallyson (Marquinhos Gabriel), William Barbio e Fernandão (Obina)
Técnico: Cristóvão Borges
Técnico: Cristóvão Borges
VITÓRIA: Wilson; Luiz Gustavo, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel (Felipe), Cáceres, e Renato Cajá (William Henrique); Leílson (Alemão) Marquinhos e Dinei
Técnico: Ney Franco
Técnico: Ney Franco
Um grande abraço.
0 comentários:
Postar um comentário