Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores

sexta-feira, 5 de abril de 2013

De novato a dono da zaga: Bayern de Munique vira Dante e mais dez


Dante chegou sem grife ao Bayern de Munique, apenas trazendo nas costas uma grande temporada no comando da zaga do Borussia Mönchengladbach, que foi sensação do Campeonato Alemão 2011/12. Quase um ano depois, o brasileiro não é mais apenas conhecido por seu cabelo black power, que o fez ganhar a simpatia de muitos. Hoje, ele é o líder da zaga do principal clube do país e presença certa nas listas da seleção brasileira.

O zagueiro é nada menos que o jogador que mais atuou pelo Bayern de Munique na temporada. Enquanto Badstuber se recupera de lesão, e Van Buyten e Boateng se revezam, o brasileiro atuou em todos os 90 minutos de 26 das 27 rodadas desta Bundesliga, totalizando 2340 minutos. O feito é igualado por Manuel Neuer, mas que atua como goleiro e, por isso, tem maior facilidade para conseguir a marca.
Getty
Dante jogou em 26 de 27 jogos do Alemão
Dante jogou em 26 de 27 jogos do Alemão

A única partida em que o jogador de 29 anos não esteve em campo foi diante do Fortuna Düsseldorf, quando a zaga sofreu dois gols, mas o Bayern ganhou por 3 a 2, em 9 de março. Dante foi poupado e ficou no banco de reservas todo o confronto.

Se considerado todos os atletas de linha que disputam a competição, Dante é o nono que mais tempo ficou nos gramados, ficando atrás apenas de Gentner (Wolfsburg), van den Bergh (Fortuna Düsseldorf), Kiessling (Bayer Leverkusen), Westermann (Hamburgo), Simmons (Nuremberg), De Bruyne (Werder Bremen) e Meier e Oczipka (ambos do Frankfurt).

A presença do brasileiro refletiu em uma significativa melhora na zaga do Bayern de Munique, que está próximo de um recorde. Com apenas 13 gols sofridos neste Alemão, a equipe bávara poderá superar recorde da competição, que foi conquistado pelo próprio time em 2008, quando foi vazado apenas 21 vezes. Dessa forma, chamou atenção do novo técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, e esteve na lista das duas convocações do treinador – sem contar o amistoso com a Bolívia.

Além disso, se comparada a média de gols das últimas duas temporadas do time no Nacional, percebe-se que o brasileiro influenciou para as redes do Bayern fossem encontradas pelos adversários com menor frequência. Afinal, o time de Jupp Heynckes sofreu, em média, 0,64 gol por jogo na temporada 2011/2012. Na atual, este número caiu para 0,48.

Na Champions League, a presença de Dante também é marcante. Com 756 minutos em campo, o brasileiro é o atleta mais atuou no Bayern e o décimo em toda a competição, na qual o time alemão está nas quartas de final.

Vale lembrar que um dos motivos para o zagueiro jogar com tanta frequência é que ele pouco toma cartões. Em 38 partidas que atuou na temporada (contando Alemão, Champions, Copa e Supercopa da Alemanha), ele não foi expulso e levou sete amarelos. Por conta disso, não precisou ficar suspenso por acúmulo de cartões.

Assim, com boa parcela de contribuição de Dante, o Bayern de Munique pode faturar o título do Campeonato Alemão neste sábado com uma vitória diante do Eintracht Frankfurt, fora de casa, às 10h30 (de Brasília), com transmissão da ESPN Brasil, a partir das 10h. A conquista viria com seis rodadas de antecedência, algo nunca alcançado na história da Bundesliga, atual formato da competição.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Curte Nossa Página no Facebook




Seguidores

Total de visualizações