Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores

sexta-feira, 8 de março de 2013

Schalke 04 x Dortmund: Quando a violência preocupa o futebol alemão


Conhecido pela organização e pela paixão das torcidas de seus clubes, o Campeonato Alemão ganhou um motivo para se preocupar nesta temporada. Afinal, o clássico mais popular do país, ou “o principal jogo do ano”, rendeu um problema extracampo, que tenta ser erradicado antes que manche a imagem que a competição adquiriu nos últimos tempos. 

Schalke 04 e Borussia Dortmund se enfrentarão neste sábado, pelo Campeonato Alemão, às 11h30 (de Brasília), com transmissão, ao vivo, da ESPN. A jornada começará a partir das 11h.
Getty
Policiais jogam jatos d'água contra torcedores antes do clássico
Policiais jogam jatos d'água contra torcedores antes do clássico

Nem Borussia Dortmund e nem Schalke 04 são o principal time germânico, porém, protagonizam o jogo mais esperado na Bundesliga: o duelo do Vale do Ruhr. 

De cidades vizinhas, os dois times estão separados por apenas 27km e são conhecidos por terem as duas torcidas mais apaixonadas da Alemanha, que amam seus clubes incondicionalmente e lotam os estádios em dias de jogo. Porém, a paixão rendeu motivos de preocupação recentemente.

No duelo do primeiro turno entre ambos, o Schalke 04 foi ao Signal Iduna Park e venceu o maior rival por 2 a 1, em 20 de outubro, pela oitava rodada, e encerrou um jejum de cinco jogos sem derrotar o adversário. Porém, o ocorrido em campo perdeu o destaque por conta de um episódio triste. Uma briga entre torcedores antes do clássico rendeu a prisão de 178 pessoas. Além disso, 172 torcedores do Dortmund foram banidos, assim como 156 do dos Azuis Reais.

Na ocasião, um restaurante foi destruído e paralelepípedos quebrados foram usados como armas improvisadas. A polícia, então, usou gás lacrimogênio e jatos d’água para acabar com o problema. O conflito foi considerado como o pior dos últimos anos. O contingente policial para o duelo foi de mil profissionais, o que representa o dobro do utilizado em qualquer outra partida da competição nacional. A medida será repetida para o clássico deste sábado.

O acontecido causou espanto por ser em um país no qual a violência no futebol costuma passar longe de ser um problema, até por conta das rigorosas punições que são aplicadas. No entanto, a confusão pode não ter sido algo tão isolado como pareceu.
Getty
Policiais tentam acabar com o conflito entre os torcedores
Policiais tentam acabar com o conflito entre os torcedores
Na última quarta-feira, torcedores do Vardjar Skopje, da Macedônia, se encontraram com fãs do Schalke 04 em um aeroporto de Dortmund, o que originou um conflito entre 120 pessoas. Ninguém se machucou ou foi preso, mas a polícia apreendeu bastões de beisebol, facas, entre outros objetos usados como armas.

Além disso, um relatório anual da polícia divulgado no final de 2012 informou que houve um crescimento na violência no futebol. A pesquisa traz que o número de processos penais, de horas trabalhadas por policiais e de pessoas feridas por conta do futebol aumentaram em 70, 40 e 120% por cento em relação aos últimos 12 anos.

Por conta do ocorrido no último dérbi e do cenário atual, o técnico do Borussia Dortmund, Jürgen Klopp, que falou que o duelo é o principal da temporada, tratou de pedir aos torcedores que mantenham um clima de paz no sábado. “Eu entendo que as pessoas amem Schalke 04 e Borussia Dortmund. Eu também entendo a frustração após a derrota em um clássico. Mas eu não entendo a raiva e a violência. Eu desprezo a violência no futebol”, afirmou.

Assim, a expectativa, é que dessa vez, diferentemente do triste dia 20 de outubro, o duelo Schalke 04 x Dortmund ganhe repercussão por conta do que ocorrerá dentro de campo.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Curte Nossa Página no Facebook




Seguidores

Total de visualizações