Medida deve reduzir o número de bandeiras amarelas durante uma corrida
Fonte-Band.com.br
Todos os 26 pilotos inscritos no Grande Prêmio de St. Petesburg, etapa de abertura da temporada 2012 da Fórmula Indy, terão a possibilidade de utilizar um sistema que impede que o motor apague em caso de rodada. A tecnologia foi desenvolvida pela McLaren Eletronics em conjunto com a AP Racing.
Conhecido no automobilismo como "Anti-Stall", o sistema automaticamente aciona a embreagem para manter o motor funcionando. No novo carro da categoria, fabricado pela italiana Dallara, a embreagem fica localizada atrás do volante, junto das borboletas de acionamento das marchas.
A medida deve reduzir o número de bandeiras amarelas causadas por carros que escapam ou rodam na pista e ficam parados inertes, sem poder acionar o motor para voltar ao traçado.
Cada fabricante de motor - Chevrolet, Honda e Lotus - deve ajustar o sistema de acordo com suas características e necessidades. Piloto e dono de equipe, Ed Carpenter afirma que o sistema funcionou sem qualquer tipo de falha com o V6 biturbo de 2,2 litros no traçado de Barber, que recebe a segunda etapa da temporada, no dia 1º de abril.
"É muito bacana. Sempre que você recebe um novo sistema, isso leva algum tempo para nos acostumarmos, mas é uma tecnologia excelente e acho que isso tudo vai ser muito bom para as corridas. Teremos mais ação na pista para os fãs e menos bandeiras amarelas", afirmou o norte-americano.
Conhecido no automobilismo como "Anti-Stall", o sistema automaticamente aciona a embreagem para manter o motor funcionando. No novo carro da categoria, fabricado pela italiana Dallara, a embreagem fica localizada atrás do volante, junto das borboletas de acionamento das marchas.
A medida deve reduzir o número de bandeiras amarelas causadas por carros que escapam ou rodam na pista e ficam parados inertes, sem poder acionar o motor para voltar ao traçado.
Cada fabricante de motor - Chevrolet, Honda e Lotus - deve ajustar o sistema de acordo com suas características e necessidades. Piloto e dono de equipe, Ed Carpenter afirma que o sistema funcionou sem qualquer tipo de falha com o V6 biturbo de 2,2 litros no traçado de Barber, que recebe a segunda etapa da temporada, no dia 1º de abril.
"É muito bacana. Sempre que você recebe um novo sistema, isso leva algum tempo para nos acostumarmos, mas é uma tecnologia excelente e acho que isso tudo vai ser muito bom para as corridas. Teremos mais ação na pista para os fãs e menos bandeiras amarelas", afirmou o norte-americano.
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